Firewall... como fazer???

L0stS0ul

New member
boas..
alg sabe qual a forma mais rapida e facil de fazer uma firewall???
os meus conhecimentos de informatica sao pc extensos, dai que se alg m pudesse explicar ficava agradecido..
desde ja mt obrigado...
cumps..[;)]

expliquei mal...
uma firewall para a internet... para proteger o sinal wireless...
tenho um pc ligado a net com o cabo e outro atraves do wireless e queria saber como fazer uma firewall para nao m "comerem" o sinal...
cumps..[;)]

eu ja me lembrei foi de mandar com um tijolo no raio do router..[:D] [:D]
pa e que podem estar a roubarem me sinal e eu nao sei... dai que queira configurar isso, mas nao sei e como..
se alg m souber explicar agradeço..
cumps..[;)]

O que tu queres não é uma firewall. Queres é activar protecção WEP, WPA, WPA2 ou por MAC adress para que 3os não acedam à tua ligação à net. É isso?

Basicamente não é bem uma firewall que queres. Mas sim algo que proteja o sinal de wifi que o teu router emite.

Tem tens três hipóteses:

- Ou forras a casa a um qualquer material que isole o sinal e não o deixe sair (de certeza que no ebay deve haver algo do género) Mas deves ficar com tudo cheio de papel de alumínio. [:D]

- Ou desligas o router e pronto, problema resolvido.

- Ou a maneira mais normal é encriptares a rede e desligares o broadcast do sinal. Já ficas minimamente protegido.

Última edição:
A ideia e ter uma protecçao pra ninguem m comer o sinnal... eu qd ligo o pc aparede"ligado a linksys unsecured"... qd vou as opçoes diz rede sem fios sem protecçao..
eu queria era proteger a ligaçao para ninguem nao autorizado aceder ao meu sinal...
se m puderem ajudar agradeço..
cumps..

A ideia e ter uma protecçao pra ninguem m comer o sinnal... eu qd ligo o pc aparede"ligado a linksys unsecured"... qd vou as opçoes diz rede sem fios sem protecçao..
eu queria era proteger a ligaçao para ninguem nao autorizado aceder ao meu sinal...
se m puderem ajudar agradeço..
cumps..
QUal é o modelo do router? wag200g?

o modelo e linksys WRK54G...
o problema e que eu nao sei como fazer para colocar a password para condicionar o acesso ao sinal...
alg pode ajudar??
desde ja obrigado...
cumps..[;)]

hum.. vais a:

192.168.1.1

o user e pass devem de ser admin

depois wireless

wireless security

metes wep

128bits

depois metes 1 frase do tipo:

o pai natal comeu a cabeça da galinha do rei de espanha

ele gera-te 1 chave e metes essa chave no portatil (se tiveres portatil)

essa pass tá sempre vísivel para ti e só para ti!

pois mas eu tenho o portatil por wireless e o outro pc de casa esta ligado a net por cabo...
assim como dizes nao iria criar conflito com o outro pc?
da forma como dizes quem quiser aceder ao meu sinal tem de saber a pass certo??
cumps..[;)]

desactivar broadcast do SSID

wpa-mixed

restringir endereços mac aceites

(podes ver em "status", "wireless", "wireless clientes connected" o endereço mac da placa de rede do portátil.)

Mas o melhor seria fazer uma coisa de cada vez, e por esta ordem.
  • restringir os endereços mac
  • testar
  • adicionar modo de segurança wpa (se não suportar wpa-mixed escolhe wpa-psk, wep só mesmo em último recurso)
  • testar
  • desactivar broadcast do SSID
  • testar
E pronto, tens a ligação protegida dos vizinhos :)

Próximos passos são desactivar o dhcp e atribuir endereços ip fixos a cada máquina para configurar o port forwarding.

Última edição:
pessoal já agora, nas configurações de segurança da minha rede wifi pus:

autenticação da rede: WPA-Pessoal
criptografia de dados: TKIP

Desta forma estou mais ou menos protegido? LOL confesso que não percebo nada de redes. :sh)

desactivar broadcast do SSID

wpa-mixed

restringir endereços mac aceites

(podes ver em "status", "wireless", "wireless clientes connected" o endereço mac da placa de rede do portátil.)

Mas o melhor seria fazer uma coisa de cada vez, e por esta ordem.
  • restringir os endereços mac
  • testar
  • adicionar modo de segurança wpa (se não suportar wpa-mixed escolhe wpa-psk, wep só mesmo em último recurso)
  • testar
  • desactivar broadcast do SSID
  • testar
E pronto, tens a ligação protegida dos vizinhos :)

Próximos passos são desactivar o dhcp e atribuir endereços ip fixos a cada máquina para configurar o port forwarding.

para que serve isto:

Voltar
Superior