Basicamente é isto!!
Alem disso, o facto do tráfego estar associado ao plano de dados TMN, faz toda a diferença!!
Nao consigo comparar o Spotify com o Music Box, a nivel de quantidade de musicas o Music Box perde de longe, ja tentei importar as musicas que tenho no Spotify para o Music Box e a maioria, este ultimo, nao tem as musicas.
Quanto ao trafego, nao acho que seja uma limitaçao, o Spotify da para descarregar as musicas para o telemovel, em formato de cache para diminuir o impacto na memoria, e ouvir em offline, o Music Box faz o mesmo para quem nao é da TMN e nao tem acesso ao ''desculpar'' o trafego do serviço.
O problema do Spotify é nao publicitar, porque nao duvido que vinga-se mais que o Music box:
- Melhor biblioteca de musica.
- Mesmo preço, da tambem para descarregar as apps para smartphone (nao sei se da para descarregar musicas, mas da para ouvir as playlist em offline).
- Os clientes, seja para PC e Smartphone, do Spotify, sao incomparavelmente melhores que o Music Box (eu desisti de usar o serviço quando renovaram os clientes e deixou de ser usavel em qualquer PC porque so crashava (e no meu Android a coisa nao era melhor), simplesmente horrivel, e ainda nao esta melhor).
O Spotify é definitivamente o sistema de stream mais "justo" para o artista, se bem que, segundo o que ouvi recentemente, o valor dos direitos autorais pago chega a ser ridículo de tão pequeno que é. Mas nunca entendi muito bem a euforia à volta dele na perspectiva do ouvinte (que é o que eu sou), quando há um Soundcloud que faz o mesmo serviço de borla.
Ha varios serviços de borla, o SoundCloud nao conheço muito pelo que nao posso falar, mas ha o Grooveshark que ja usei. O problema das soluçoes free sao varias:
- Nao tem a mesma biblioteca de musicas do Spotify.
- Muitos nem tem clientes proprietarios como o Grooveshark, seja para PC (usa-se o browser o que nao é a mesma coisa) ou Smartphone.
- A qualidade da musica nao é a mesma.
- A questao do pagamento dos direitos de autor, ou a legalidade das musicas, sao algo duvidosas.
Tenho de explorar melhor o SoundCloud, o que conheço dessa plataforma sao de conhecidos DJ que postam la musicas, nem sabia que dava para fazer o mesmo que no Spotify, o Cliente para Android do SoundCloud é muito boa.