Fim-de-semana no Porto

PinkStar

New member
Ola a todos.

Em Setembro vou passar um fim de semana ao Porto, e gostava que me dessem algumas sugestões.

Nao conheço a cidade por isso gostava que me dissessem sitios que nao posso perder de visitar e tambem sitios onde almoçar e jantar. Um fim de semana é pouco, mas dentro do possivel gostava de aproveitar ao máximo aquilo que o Porto tiver para me mostrar eheh

obrigada [:cool:]

O Palácio da Bolsa, a Avenida dos Aliados, a Rua de St. Catarina e redondezas, o funicular, as caves de vinho do Porto, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello...

No que toca alimentação digo-lhe desde já é obrigatório comer uma francesinha... [:D]

Muito bom por sinal, podes tratar por tu.

E um sitio que se façam boas francesinhas, uma vez comi francesinha num sitio no porto que o molho sabia muito a caril :s

Esse sitio q é na av. dos aliados, num centro comercial acho, numa cave, comia-se muito bem ai, mas agr é nova gerência e pelo que notei, piorou imenso!

Agora gostava de saber onde se comem boas francesinhas

Obrigado desde já

Muito bom por sinal, podes tratar por tu.

E um sitio que se façam boas francesinhas, uma vez comi francesinha num sitio no porto que o molho sabia muito a caril :s

Esse sitio q é na av. dos aliados, num centro comercial acho, numa cave, comia-se muito bem ai, mas agr é nova gerência e pelo que notei, piorou imenso!

Agora gostava de saber onde se comem boas francesinhas

Obrigado desde já

O molho de Francesinha leva caril???? :confused:

Quanto a um bom restaurante, normalmente como-as em Paços de Ferreira, no Gusto, por isso fica um bocadinho longe...

Perde o amor a 2,5 euros e vai tomar um café ao ao bar do Hotel D. Anrique, à noite... Para mim, a melhor vista do Porto.

Fica logo no início da Rua do Bolhão.

Restaurantes que gosto de comer francesinha são, Cufra, Madureira, existe outro em leça que agora não me recordo nome mas é muito bom, e comi uma vez em gondomar no Tropical uma francesinha bem grande e muito boa!

Bem, conhecer o porto... a minha bela cidade! Vamos ver:

O centro histórico obviamente é obrigatório. Não sei onde vão ficar, mas muitos autocarros vão para a baixa, ou então o metro, que tem várias estações nessa zona.
Mas podem começar pela zona da cordoaria e praça carlos alberto, que são engraçadas, e ir ao Café Progresso, muito bem remodelado, tomar um café de saco e provar os gelados, especialmente de bolacha maria e ovos moles!.
Descendo, passam pelos clérigos, se quiserem subir é engraçado e tem-se uma grande vista da cidade. Se forem para essa zona à noite, há muitos novos bares na moda.
Chegando aos aliados, é um dos cartões de visita da cidade. Digam lá se não está mais "cosmopolita", assim mais amplo!
Podem seguir em direcção à praça d. joão I e depois rua sá da bandeira. Daí, a Rua Santa Catarina é logo ao lado, vejam as lojas, as pessoas, os músicos itinerantes...
Se quiserem almoçar, podem ir ao shopping via catarina, mas eu recomendo a Confeitaria Império, que tem uns pratos do dia e snacks porreiros.
Virando à direita (quem vem de baixo), passam a FNAC e chegam à Praça da Batalha, onde fica o antigo cinema e o Teatro S. João.
Podem então voltar para trás e descer tudo de novo. Passem a Estação de S. Bento e sigam até à Ribeira. Aí podem dar umas voltitas nas ruas estreitas (mas cuidado com os gunas!) e tomar qualquer coisa à beira-rio. Se quiserem andar um bocadinho vão até à alfândega, do lado oposto fica miragaia, uma das zonas mais pitorescas da cidade. Mesmo aí há um sítio com francesinhas boas, tem um letreiro cor de laranja.
Já que estou a fazer uma espécie de itinerário, o ideal seria apanhar um autocarro (ou o eléctrico![kiss] ) e ir até à foz. É uma das minhas zonas preferidas da cidade. Passear ao longo da costa é fantástico, sentar naqueles banquinhos... embora neste momento esteja um bocado em mau estado, até já começaram as obras.
Eu costumo dispensar as esplanadas, que são caras e más, cheias de gente a mostrar-se, afinal há muito sítio para nos sentarmos! Para lanchar, há a Doce Mar, mesmo a meio da Av. Brasil, que tem uns Croissants MÍTICOS [br:)]. Também pode ser na Tavi, ainda na zona velha, onde há umas coisas muito boas mas carotas e outras mais fraquinhas. O sítio está giro e a esplanada é mais retirada mas muito agradável! Para algo mais caseiro, na rua imediatamente por trás há a Minhotinha, uma espécie de supermercado tradicional, que tem bolos e salgados caseiros muito bons! É só subir na esquina da sapataria Haity.
Estando na Foz, podem andar mais um bocado até ao término do Parque da Cidade, provavelmente a melhor coisa que já aconteceu ao Porto. Logo a seguir começa Matosinhos e podem dar mais uma volta no chamado "calçadão", embora não tenha o charme da foz.
Se isto fosse mesmo uma visita a começar de manhã, já estaríamos a chegar ao fim da tarde. Toca a subir a Av. Boavista. Podem fazer um desvio na Marechal Gomes da Costa e ir até serralves, mas mais vale esperar por domingo de manhã, em que se entra de graça. Sempre se poupam 4€x2.
Mesmo a chegar ao cimo da avenida da boavista, vão deparar-se com algo estranho. Será um calhau, será uma nave, será um edifício inacabado? Não, é a Casa da Música, e é fantástica! Vale a pena passar pelos jovens a andar de skate no mármore da jordânia, subir as escadas com gente lá sentada e apreciar o foyer daquela coisa, tão estranha mas fantástica! Se houver espectáculo nessa noite, podem sempre comprar bilhete!
Estando na Boavista, chegam facilmente à Rua do Campo Alegre, onde há vários sítios para jantar e comer a tal francesinha. Para mim, o Capa Negra está demasiado industrial. Mais perto da Praça da Galiza fica, lá está, a Cervejaria Galiza. Foi aí que comi a melhor francesinha de sempre! Embora seja carota comparada com alguns snack-bars, vale a pena porque os ingredientes são todos bons! Mas escolham com bife, que aqui existe sem! Mas há muitos outros pratos, especialmente carne e marisco.

Acho que o essencial está visto. Vale a pena passar a manhã de domingo em serralves. Mesmo que as exposições não sejam nada de especial, os jardins são muito bonitos e o edifício é espectacular!
Se forem apreciadores de futebol, podem dar um salto às antas e ver aquela maravilha que é o Estádio do Dragão! Perto da baixa, também é engraçado ve os jardins do palácio de cristal e, já que se está aí, dar um salto à Rua Miguel Bombarda, forrada a galerias de arte e lojas de tudo o que seja muito à frente, desde roupa, móveis, objectos de design, etc.

Para restaurantes deixo alguns nomes, vão pesquisar:
- Al forno - italiano pequenino muito bom na foz velha
- Terra e Cafeína - dos mais famosos da cidade. Diz que são muito bons mas preço a condizer.
- Adega S. Nicolau - no Bonfim, o Porto profundo. Do mais tradicional que há, bons filetes de polvo.
Etc, Etc, Etc. Não é difícil comer bem!

Boa viagem e espero que o testamento seja útil!

Última edição:
Bem, conhecer o porto... a minha bela cidade! Vamos ver:

O centro histórico obviamente é obrigatório. Não sei onde vão ficar, mas muitos autocarros vão para a baixa, ou então o metro, que tem várias estações nessa zona.
Mas podem começar pela zona da cordoaria e praça carlos alberto, que são engraçadas, e ir ao Café Progresso, muito bem remodelado, tomar um café de saco e provar os gelados, especialmente de bolacha maria e ovos moles!.
Descendo, passam pelos clérigos, se quiserem subir é engraçado e tem-se uma grande vista da cidade. Se forem para essa zona à noite, há muitos novos bares na moda.
Chegando aos aliados, é um dos cartões de visita da cidade. Digam lá se não está mais "cosmopolita", assim mais amplo!
Podem seguir em direcção à praça d. joão I e depois rua sá da bandeira. Daí, a Rua Santa Catarina é logo ao lado, vejam as lojas, as pessoas, os músicos itinerantes...
Se quiserem almoçar, podem ir ao shopping via catarina, mas eu recomendo a Confeitaria Império, que tem uns pratos do dia e snacks porreiros.
Virando à direita (quem vem de baixo), passam a FNAC e chegam à Praça da Batalha, onde fica o antigo cinema e o Teatro S. João.
Podem então voltar para trás e descer tudo de novo. Passem a Estação de S. Bento e sigam até à Ribeira. Aí podem dar umas voltitas nas ruas estreitas (mas cuidado com os gunas!) e tomar qualquer coisa à beira-rio. Se quiserem andar um bocadinho vão até à alfândega, do lado oposto fica miragaia, uma das zonas mais pitorescas da cidade. Mesmo aí há um sítio com francesinhas boas, tem um letreiro cor de laranja.
Já que estou a fazer uma espécie de itinerário, o ideal seria apanhar um autocarro (ou o eléctrico![kiss] ) e ir até à foz. É quase de certeza a minha zona preferida da cidade. Passear ao longo da costa é fantástico, sentar naqueles banquinhos... embora neste momento esteja um bocado em mau estado, até já começaram as obras.
Eu costumo dispensar as esplanadas, que são caras e más, cheias de gente a mostrar-se, afinal há muito sítio para nos sentarmos! Para lanchar, há a Doce Mar, mesmo a meio da Av. Brasil, que tem uns Croissants MÍTICOS [br:)]. Também pode ser na Tavi, ainda na zona velha, onde há umas coisas muito boas mas carotas e outras mais fraquinhas. O sítio está giro e a esplanada é mais retirada mas muito agradável! Para algo mais caseiro, na rua imediatamente por trás há a Minhotinha, uma espécie de supermercado tradicional, que tem bolos e salgados caseiros muito bons! É só subir na esquina da sapataria Haity.

To be continued...

Muito bons conselhos. Não sou do Porto mas com a namorada lá a estudar tornei-me um amante desta cidade!!

Bom se é um fim-de-semana aqui vai uma proposta:

Sábado de manhã chegada. Cafézinho na ribeira passeata pela zona, Igerja de S. Francisco, Palácio da Bolsa etc. almoço no local com umas iscaszinhas (Pataniscas como se diz em Lisboa) na Ribeira no tasco ao lado de D. Tonho.

Tarde, digestão pelos jardins de Serralves e de certeza que tem lá uma esposiçãozinha de qualquer coisa.

Banhoca de preparação para o Jantar para o qual dou três sugestões:
- Cafeína
- Foz Velha
- Shis
Para qualquer um dos três é melhor fazer reserva na 2ª ou na 3ª anterior.

A sugestão do café no Hotel D. Henrique é boa.

Noite: Passo estou fora de circulação à 10 anos.:sh)

Domingo: como a manhã é para dormir (supondo que houve noitada) passo directamente para a imprescindível Francesinha no Capa Negra ou se quiseres um ambiente um bocado mais calmo tens 100 metros abaixo o Gambamar (que apenas tem o defeito de não ter Super Bock). Não esquecer que francesinha não tem batata frita nem ovo nem americanisses do género.

Domingo de tarde é melhor fugir que a cidade é invadida por toda a espécie de grunhos e domingueiros.

Domingo de tarde é melhor fugir que a cidade é invadida por toda a espécie de grunhos e domingueiros.

Aí tens toda a razão! E fugir especialmente de centros comerciais ao fim de semana!

Mais vale dar uma volta até Vila do Conde, que é uma terra muito engraçada, com um centro e uma marginal muito agradáveis. Não tenho ideia é se também é invadida por parolada... se calhar o melhor mesmo é debandar!

Aí tens toda a razão! E fugir especialmente de centros comerciais ao fim de semana!

Mais vale dar uma volta até Vila do Conde, que é uma terra muito engraçada, com um centro e uma marginal muito agradáveis. Não tenho ideia é se também é invadida por parolada... se calhar o melhor mesmo é debandar!

Eu moro em Vila do Conde e não acho nada de especial, é melhor a marginal de Leça da Palmeira ou até mesmo de Gaia, mas a de Gaia ao domingo andam lá os domingueiros.

O Porto tem a foz que é lindissima, dps tens o cais de Gaia mas aquilo tem muita gente lá.

Se seguires o programa do Chewbacca ficas com vontade de vir outra vez. O Al forno(restaurante) tem umas pizzas, mas que delicia, ainda hoje ao jantar foi uma.

Leça da Palmeira(marginal) é muito fixe, tem umas boas esplanadas e um bom "calçadão".

CuMpZ

Se fores à Ribeira do Porto aconselho a comeres no Vinha D'alhos..[br:)] [br:)]

É o meu restaurante preferido..[;)]

Aproveita e dá uma volta pelo autocarro dos turistas do Porto..dizem que vale a pena..

Voltar
Superior