Bem, conhecer o porto... a minha bela cidade! Vamos ver:
O centro histórico obviamente é obrigatório. Não sei onde vão ficar, mas muitos autocarros vão para a baixa, ou então o metro, que tem várias estações nessa zona.
Mas podem começar pela zona da cordoaria e praça carlos alberto, que são engraçadas, e ir ao Café Progresso, muito bem remodelado, tomar um café de saco e provar os gelados, especialmente de bolacha maria e ovos moles!.
Descendo, passam pelos clérigos, se quiserem subir é engraçado e tem-se uma grande vista da cidade. Se forem para essa zona à noite, há muitos novos bares na moda.
Chegando aos aliados, é um dos cartões de visita da cidade. Digam lá se não está mais "cosmopolita", assim mais amplo!
Podem seguir em direcção à praça d. joão I e depois rua sá da bandeira. Daí, a Rua Santa Catarina é logo ao lado, vejam as lojas, as pessoas, os músicos itinerantes...
Se quiserem almoçar, podem ir ao shopping via catarina, mas eu recomendo a Confeitaria Império, que tem uns pratos do dia e snacks porreiros.
Virando à direita (quem vem de baixo), passam a FNAC e chegam à Praça da Batalha, onde fica o antigo cinema e o Teatro S. João.
Podem então voltar para trás e descer tudo de novo. Passem a Estação de S. Bento e sigam até à Ribeira. Aí podem dar umas voltitas nas ruas estreitas (mas cuidado com os gunas!) e tomar qualquer coisa à beira-rio. Se quiserem andar um bocadinho vão até à alfândega, do lado oposto fica miragaia, uma das zonas mais pitorescas da cidade. Mesmo aí há um sítio com francesinhas boas, tem um letreiro cor de laranja.
Já que estou a fazer uma espécie de itinerário, o ideal seria apanhar um autocarro (ou o eléctrico![kiss] ) e ir até à foz. É uma das minhas zonas preferidas da cidade. Passear ao longo da costa é fantástico, sentar naqueles banquinhos... embora neste momento esteja um bocado em mau estado, até já começaram as obras.
Eu costumo dispensar as esplanadas, que são caras e más, cheias de gente a mostrar-se, afinal há muito sítio para nos sentarmos! Para lanchar, há a Doce Mar, mesmo a meio da Av. Brasil, que tem uns Croissants MÍTICOS [br

]. Também pode ser na Tavi, ainda na zona velha, onde há umas coisas muito boas mas carotas e outras mais fraquinhas. O sítio está giro e a esplanada é mais retirada mas muito agradável! Para algo mais caseiro, na rua imediatamente por trás há a Minhotinha, uma espécie de supermercado tradicional, que tem bolos e salgados caseiros muito bons! É só subir na esquina da sapataria Haity.
Estando na Foz, podem andar mais um bocado até ao término do Parque da Cidade, provavelmente a melhor coisa que já aconteceu ao Porto. Logo a seguir começa Matosinhos e podem dar mais uma volta no chamado "calçadão", embora não tenha o charme da foz.
Se isto fosse mesmo uma visita a começar de manhã, já estaríamos a chegar ao fim da tarde. Toca a subir a Av. Boavista. Podem fazer um desvio na Marechal Gomes da Costa e ir até serralves, mas mais vale esperar por domingo de manhã, em que se entra de graça. Sempre se poupam 4€x2.
Mesmo a chegar ao cimo da avenida da boavista, vão deparar-se com algo estranho. Será um calhau, será uma nave, será um edifício inacabado? Não, é a Casa da Música, e é fantástica! Vale a pena passar pelos jovens a andar de skate no mármore da jordânia, subir as escadas com gente lá sentada e apreciar o foyer daquela coisa, tão estranha mas fantástica! Se houver espectáculo nessa noite, podem sempre comprar bilhete!
Estando na Boavista, chegam facilmente à Rua do Campo Alegre, onde há vários sítios para jantar e comer a tal francesinha. Para mim, o Capa Negra está demasiado industrial. Mais perto da Praça da Galiza fica, lá está, a Cervejaria Galiza. Foi aí que comi a melhor francesinha de sempre! Embora seja carota comparada com alguns snack-bars, vale a pena porque os ingredientes são todos bons! Mas escolham com bife, que aqui existe sem! Mas há muitos outros pratos, especialmente carne e marisco.
Acho que o essencial está visto. Vale a pena passar a manhã de domingo em serralves. Mesmo que as exposições não sejam nada de especial, os jardins são muito bonitos e o edifício é espectacular!
Se forem apreciadores de futebol, podem dar um salto às antas e ver aquela maravilha que é o Estádio do Dragão! Perto da baixa, também é engraçado ve os jardins do palácio de cristal e, já que se está aí, dar um salto à Rua Miguel Bombarda, forrada a galerias de arte e lojas de tudo o que seja muito à frente, desde roupa, móveis, objectos de design, etc.
Para restaurantes deixo alguns nomes, vão pesquisar:
- Al forno - italiano pequenino muito bom na foz velha
- Terra e Cafeína - dos mais famosos da cidade. Diz que são muito bons mas preço a condizer.
- Adega S. Nicolau - no Bonfim, o Porto profundo. Do mais tradicional que há, bons filetes de polvo.
Etc, Etc, Etc. Não é difícil comer bem!
Boa viagem e espero que o testamento seja útil!