Filtros de partículas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos uturn
  • Data de início Data de início
U

uturn

Guest
Boas!
Têm tido alguns problemas relacionados com os filtros de partículas? Pois bem, nao percam a próxima edição do Autohoje. A partir de amanhã (dia 10) nas bancas!

Filtro de partículas para carros VW/VAG – Como manter o carro saudável

Por que as diversas marcas têm particularidades específicas, achei por bem juntar este post.

Tenho um carro, Golf VI 2.0 TDI, que possui o famigerado filtro de partículas (FAP), o monstro caprichoso que nos obriga a dar uma voltinha (grande) a mais para não haver problemas.

O meu carro é novo e não tenho experiência no tipo de problemas e como o manual, só por si, não nos transmite experiência, gostaria de aprender convosco como lidar com o FAP, com quem já tem o carro há tempo suficiente para dar umas dicas.

As questões que ponho são:

1. Regeneração ou queima das partículas presas no filtro. De quantos em quantos quilómetros se processa a regeneração ou limpeza do filtro?
  2. Em que condições é que o filtro entope e pode causar um monte de problemas. Como evitá-los?
  3. De que maneira é que o óleo do motor é contaminado pelo gasóleo que é injectado em excesso para aquecer o filtro. Decerto, este óleo vai-se degradando. Há algum aviso para substituição atempada do óleo do motor?
  4. Quando é que sabemos que o carro entra em regeneração?

Obrigado.

Edit: Não tenho esse nº da AutoHoje.

Última edição:
Voltar
Superior