Filtros de Competição

Filtros do tipo K&N etc.. usam um óleo que é aplicado sempre que se limpa o filtro e é a passagem desse óleo para o sensor do medidor de massa de ar que o estraga [;)]

Ficam aqui as instruções para verem do que falo: K&N Air Filter Cleaning Instructions

ah também esta informação que diz que não há problema nenhum com isso.. mas eu tenho a minha opinião =)

http://www.youtube.com/watch?v=UjwBiPm2W5Q

Última edição:
Não concordo!

Um filtro serve mesmo para o que o nome indica, filtrar o ar. logo terá de haver retenção de poeiras.

Quando ao oleo... Sinceramente dúvido muito. Se aplicado correctamente sem abusar, não terá problema, até porque se tivesse problema, não se vendiam.

Mas agora uma coisa que me ficou na cabeça quanto ao oleo... Sei que em muitos carros (a gasolina pelo menos) há um tubo do motor para a admissão, que o que já me explicaram quando perguntei o porquê do meu ter isso, que era para lubrificar de certa forma a borboleta ou outra coisa que ja nao me lembro... É certo que o oleo não entra aos montes, claro que não, apenas os vapores, mas é o suficiente para caso fizesse os tais danos, estragar componentes!

Por isto pergunto, os a gasoleo também costumam ter isso?

Se sim, então aí é que o oleo dos KN e afins não teem mesmo mal nenhum.

Se não, continuo na minha á mesma, não faz lógica!

Não concordo!

Que eu veja, o meu não tem. Até porque não existe borboleta nos motores a gasóleo.

Nos tubos de admissão de ar existem sempre vapores do motor (óleos; combustível..) principalmente quando esta desligado e pode ser isso que causa as avarias nas MAF'S, pois o sitio onde elas funcionam não é 100% limpo.. nem que se pareça!
Mas, para mim, um filtro embebido num óleo não ajudará ao facto de um sensor desses ser algo sensível portanto mantenho a minha opinião.
Até acredito que um desses filtros possa melhorar a admissão ligeiramente assim como o desempenho.. mas não tendo certezas se afecta o sensor ou não, prefiro ir trocando o filtro de ar todos os anos ou de 2 em 2 do que descobrir por mim próprio se estraga ou não [:D]

Por mais alterações que aí faças nunca vais conseguir grandes incrementos de potencia, contudo um debito na bomba filtros XPTO e linhas de escape podem te satizfazer o desejo[:)]
Na minha opinião deverias preservar o carro que tens, pois apesar de ser um simples ibiza, tem um motor referencia... Estima esse tanque, junta uns cobres e compra um carro que complete as tuas necessidades[;)]

Não concordo!

Um filtro serve mesmo para o que o nome indica, filtrar o ar. logo terá de haver retenção de poeiras.

Quando ao oleo... Sinceramente dúvido muito. Se aplicado correctamente sem abusar, não terá problema, até porque se tivesse problema, não se vendiam.

Mas agora uma coisa que me ficou na cabeça quanto ao oleo... Sei que em muitos carros (a gasolina pelo menos) há um tubo do motor para a admissão, que o que já me explicaram quando perguntei o porquê do meu ter isso, que era para lubrificar de certa forma a borboleta ou outra coisa que ja nao me lembro... É certo que o oleo não entra aos montes, claro que não, apenas os vapores, mas é o suficiente para caso fizesse os tais danos, estragar componentes!

Se sim, então aí é que o oleo dos KN e afins não teem mesmo mal nenhum.

Se não, continuo na minha á mesma, não faz lógica!

Badjo, não assumas por favor essa atitude de gozo e depreciação pelo que te dizem, olha que só perdes...
O que se passa com os K&N é que o pessoal, quando faz a limpeza, abusa na quantidade aplicada de óleo de conservação. Acaba sempre por passar gordura pelo canal de admissão (logo, pela MAF). Gordura essa que ao depositar-se, vai agarrar poeiras e outras impurezas, e é isso que estraga as MAF's.

Ora viva.

Tenho um ibiza igualzinho ao teu, só que de 94. Já conta com 280000km.

A única alteração que lhe fiz foi equipá-lo com um filtro KingDragon. Sabes porquê? Porque é lavável e reutilizável, já que um de papel chega aos 15€.

Sinceramente não percebo porque queres mais potência, e não me leves a mal. Acho que o carro anda suficientemente bem para o chassis que tem e para o peso. Tubo bem, é um diesel atmosférico, de injecção mecânica. A frio abana um bocado mas depois de aquecer é simplesmente um mimo.
É extremamente fiável e económico, tanto nos custos de combustível como de manutenção.
Consegues equipá-lo com pneus bons sem ter de gastar fortunas. Idem para travões e amortecedores. O meu está equipado com pneus 185/60R14. Nesta medida já encontras Bridgestone ER300, Pirelli p6 ou Nokian H, por exemplo.
O único senão que o meu tem é alguma corrosão, que tenho consertado com bricolage caseira - nem se nota[:D]! Mas também fica na rua e perto do mar, por isso não há milagres.

Queres um conselho? Investe na segurança - pneus, amortecedores - e esquece a melhoria de performance. Dar-te-á muito mais gozo saber que poderás travar muito melhor e de forma controlada e segura do que acelerar para ganhar um pico com um xuning num semáforo[:D]!
Poderias eventualmente obter ganhos notórios se alterasses o débito da bomba injectora, mas, e há sempre o "mas", os consumos iriam aumentar e, pior que isso, a poluição também para não mencionar a possibilidade de chumbo no IPO.

Espero que leves a sério estes conselhos e que mantenhas o carro por mais uns anos. É uma máquina durável.

Acredita que tens razão em tudo o que dizes ;)
Já agora tenho pneus Pirelli P6000 185/60R14 :)

Mas preciso de uma coisa que não encontro em lado nenhum e me deixa a pensar se devo ou não continuar com o carro, preciso de uns Sinoblocos para o eixo de tras e em nenhuma casa encontro !!!

Quanto aos consumos, são realmente favoravéis :D

Obrigado pelas opiniões e se souberem onde posso encontrar uns Sinoblocos para o eixo de tras com 45mm de diametro digam-me por favor :D:D

Prax, a minha atitude nunca foi de gozo. Levo as coisas na boa e na desportiva. Eu sei que ás vezes o que ecrevemos pode não ser interpretado da melhor maneira, mas nunca disse algo para gozar com alguem [;)]

Última edição:
Voltar
Superior