Filtros de Competição

12011991

New member
Ola a todos, boa noite!
Eu tenho um Seat Ibiza 1.9D de 64Cv (o motor mais fraquinho, eu sei [s)] ) e como neste momento não estamos para trocar de carro, gostava que me aconselhassem alguma coisa para lhe dar mais uns Cavalinhos[:D]

Já pensei num filtro de ar de competição ou num escape de competição, mas não sei até que ponto resulta ou se altera muito os consumos :confused:

Digam de vossa justiça e façam chegar a vossa opinião
Obrigado [;)]

Seat Ibiza 1.9 D 64Cv de 1993

sendo atmosférico e com essa idade a melhor forma de o modificares é trocares por outra coisa...

o filtro pouco ou nada vai fazer e um escape completo para alem de nao fazer muito é muito caro.

no limite tentava encontrar um 1.9 TDi numa sucata [;)]

Na minha opinião, acho que filtro ou escape dão cavalos, mas psicológicos...

O melhor, como já foi dito, é ou arranjares um TDI de 90Cv p.e ou trocar de carro. Mas como já disseste que não é para trocar de carro... É investir num motor.

Cumprimentos

Claro que essas modificações não são apenas psicológicas... Mas é um tema um bocado complexo para quem não entende nada de upgrades mecânicos.

A primeira coisa a fazer é uma boa revisão, ver o estado do óleo, velas e filtros. Umas velas em mau estado é meio caminho andado para o carro não puxar tão bem e para consumir mais.

Ao fazer a bela da revisão, há que mudar o filtro de ar. Um bom filtro de ar ajuda o carro a respirar melhor, faz com que haja menos restrição à entrada de ar na admissão, e por norma também melhora os consumos. Aliás, um bom filtro de ar (aftermarket) é uma das coisas que aconselho a qualquer pessoa que tenha que mudar esse filtro. Em certos carros não é muito mais caro que o original, dura milhares e milhares de km porque são laváveis (grande maioria), e faz diferença a puxar.

Não são diferenças milagrosas mas nota-se ao ponto de ficar satisfeito.

Um sistema de escape... O escape começa nos colectores, passa pela linha intermédia e acaba na panela final. Um bom colector de escape + uma linha de escape com as medidas certas para um bom fluxo de gases + uma boa panela, fazem diferenças. Por exemplo, um Civic Type-R EP3, tem uma linha SUPER restrita, e ao mudar para uma linha mais larga, é quase como que um milagre...

Depois tens a questão que uma panela de escape por norma aumenta o ruído de escape, sendo que pode ser abafado (em parte) com uma panela ressonadora na linha intermédia. Há panelas universais que não fazem nada ao andamento do carro apenas o ruído, e há outras (caras) que devido ao seu interior, back pressure, etc etc, notas algo. E há outras que são mais silenciosas que as restantes...

Outra coisa que faz de rolha é o catalisador, e troca-lo por um supressor de catalisador é uma modificação barata e com diferenças notáveis!

Notas mais diferenças a meter tudo do que uma coisinha de cada vez, por isso caso penses mesmo em ir em frente com as modificações, ou compra o sistema de escape completo, ao vai comprando aos poucos mas monta ao mesmo tempo para teres outro feeling das diferenças.

Depois tens aquela parte da legalidade da coisa... Se tiveres um setup soft que não dê muito nas vistas, caso sejas mandado parar, podes ter sorte e não ser chamativo ao ponto de seres multado, mas se for uma coisa tipo cagaçal, já estão à tua espera a 1 km de distancia para te passar a bela da multa.

E depois também a Inspecção... Ou montas tudo de novo como muitos fazem para lá ir e passar, ou tens contactos e pagas uns belos €uros para te darem o selo verde.

Mas muito sinceramente, no teu caso, acho que fica mais barato arranjar um motor mais potente compativel com essa carroçaria e andar do que meter um sistema de escape.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Claro que essas modificações não são apenas psicológicas... Mas é um tema um bocado complexo para quem não entende nada de upgrades mecânicos.

Então um filtro de ar dá mais cavalos ao carro? Querem ver que estive enganado este tempo todo...

Permite que o carro respire melhor e possa ter melhores acelerações e resposta em regimes mais baixos. Mas daí a dar 4, 5cv p.e num carro...

O user tem um carro diesel atmosférico, penso que o investimento que venha a fazer para lhe render alguns cavalos é dinheiro desperdiçado. A não ser que não se importe de gastar claro :)

Isto digo eu, que nem sou mecânico nem nada.

Pelos vistos tiveste sim.

Um modificação a um carro pode não dar cavalos absolutamente nenhuns. Podes ir ao banco de ensaio e não acusar nada a mais que o normal. Mas o desenvolvimento do carro em estrada é completamente diferente do que marcam os papeis. Por isso é que por norma uma afinação de centralina é sempre bem feita quando feita em banco e em estrada, mas isso são outros 500 paus... Uma modificação não tem propriamente que "adicionar cavalos", e um filtro mesmo que não acuse (o que é raro acontecer, muda sempre algo em banco) o andamento não está dependente do que diz o papel.

Não quero estar a por em causa a tua profissão, mas se estavas a ser irónico e és mesmo mecanico... Devias de saber que um filtro de ar afecta sempre o andamento do carro para melhor.

Última edição:
Pelos vistos tiveste sim.

Um modificação a um carro pode não dar cavalos absolutamente nenhuns. Podes ir ao banco de ensaio e não acusar nada a mais que o normal. Mas o desenvolvimento do carro em estrada é completamente diferente do que marcam os papeis. Por isso é que por norma uma afinação de centralina é sempre bem feita quando feita em banco e em estrada, mas isso são outros 500 paus... Uma modificação não tem propriamente que "adicionar cavalos", e um filtro mesmo que não acuse (o que é raro acontecer, muda sempre algo em banco) o andamento não está dependente do que diz o papel.

Não quero estar a por em causa a tua profissão, mas se estavas a ser irónico e és mesmo mecanico... Devias de saber que um filtro de ar afecta sempre o andamento do carro para melhor.

Claro, o que tentei dizer é que pode afectar o andamento do carro, mas não dá cavalos extra.

Agora, mesmo sendo atmosférico e mexer na centralina já contas de outro rosário... [;)]

O utilizador falou em filtro de ar e escape para dar alguns cavalos, na minha opinião acho que não é viável no motor em questão.

[;)]

Quanto ao user 12011991, aconselho vivamente a comprar um filtro de ar K&N especifico para o seu carro. É um filtro para custar 60€, mas que compensa o preço, pois pelo que eles dizem dura 1 milhão de km... O motivo por durar tanto é que o filtro é lavavel e é de boa qualidade. Ao comprar um destes não só deixa de ter que gastar mais dinheiro em Filtros de Ar nas revisões, como o carro fica mais solto e em 90% dos casos fica a consumir um pouco menos.

Concordo também que o dinheiro que irá gastar a meter um escape completo não compensará o dinheiro gasto visto que não é um motor que renderá muito. Pensa em trocar o motor, há motores em bom estado e baratos por aí fora...

Abraço.

A primeira coisa a fazer é uma boa revisão, ver o estado do óleo, velas e filtros. Umas velas em mau estado é meio caminho andado para o carro não puxar tão bem e para consumir mais.

No caso, estamos a falar de um carro a diesel e assim sendo, as velas são de incandescência. [;)]

Isto é, as velas só lá estão para aquecer no momento de colocar o motor a trabalhar. Depois disso, as velas não fazem mais nada.

[;)]

Quanto ao user 12011991, aconselho vivamente a comprar um filtro de ar K&N especifico para o seu carro. É um filtro para custar 60€, mas que compensa o preço, pois pelo que eles dizem dura 1 milhão de km... O motivo por durar tanto é que o filtro é lavavel e é de boa qualidade. Ao comprar um destes não só deixa de ter que gastar mais dinheiro em Filtros de Ar nas revisões, como o carro fica mais solto e em 90% dos casos fica a consumir um pouco menos.

Concordo também que o dinheiro que irá gastar a meter um escape completo não compensará o dinheiro gasto visto que não é um motor que renderá muito. Pensa em trocar o motor, há motores em bom estado e baratos por aí fora...

Abraço.

Sim, esses filtros são excelentes, especialmente para derreter MAF's...experiência própria, num ano derreti 3 MAF's, a 120 eur cada uma, fixe!!

Obrigado a todos :D
Estive e ponderar e se calhar é um pouco deitar dinheiro fora e por isso andei a ver uns negocios porreiros e encontrei isto:

Troca directa do meu ibiza por um BMW 318i de 1992 de 90cv a gasolina, que dizem ?
Tenho que instalar GPL no BMW.

Obrigado a todos :D
Estive e ponderar e se calhar é um pouco deitar dinheiro fora e por isso andei a ver uns negocios porreiros e encontrei isto:

Troca directa do meu ibiza por um BMW 318i de 1992 de 90cv a gasolina, que dizem ?
Tenho que instalar GPL no BMW.

Sendo de 1992, já se trata de um E36.

Olha que o 318i montado no E36, tinha 116cv.

Para instalar a GPL, conta ainda com uns 1500€.

Última edição:
Ola a todos, boa noite!
Eu tenho um Seat Ibiza 1.9D de 64Cv (o motor mais fraquinho, eu sei [s)] ) e como neste momento não estamos para trocar de carro, gostava que me aconselhassem alguma coisa para lhe dar mais uns Cavalinhos[:D]

Já pensei num filtro de ar de competição ou num escape de competição, mas não sei até que ponto resulta ou se altera muito os consumos :confused:

Digam de vossa justiça e façam chegar a vossa opinião
Obrigado [;)]

Seat Ibiza 1.9 D 64Cv de 1993

Ora viva.

Tenho um ibiza igualzinho ao teu, só que de 94. Já conta com 280000km.

A única alteração que lhe fiz foi equipá-lo com um filtro KingDragon. Sabes porquê? Porque é lavável e reutilizável, já que um de papel chega aos 15€.

Sinceramente não percebo porque queres mais potência, e não me leves a mal. Acho que o carro anda suficientemente bem para o chassis que tem e para o peso. Tubo bem, é um diesel atmosférico, de injecção mecânica. A frio abana um bocado mas depois de aquecer é simplesmente um mimo.
É extremamente fiável e económico, tanto nos custos de combustível como de manutenção.
Consegues equipá-lo com pneus bons sem ter de gastar fortunas. Idem para travões e amortecedores. O meu está equipado com pneus 185/60R14. Nesta medida já encontras Bridgestone ER300, Pirelli p6 ou Nokian H, por exemplo.
O único senão que o meu tem é alguma corrosão, que tenho consertado com bricolage caseira - nem se nota[:D]! Mas também fica na rua e perto do mar, por isso não há milagres.

Queres um conselho? Investe na segurança - pneus, amortecedores - e esquece a melhoria de performance. Dar-te-á muito mais gozo saber que poderás travar muito melhor e de forma controlada e segura do que acelerar para ganhar um pico com um xuning num semáforo[:D]!
Poderias eventualmente obter ganhos notórios se alterasses o débito da bomba injectora, mas, e há sempre o "mas", os consumos iriam aumentar e, pior que isso, a poluição também para não mencionar a possibilidade de chumbo no IPO.

Espero que leves a sério estes conselhos e que mantenhas o carro por mais uns anos. É uma máquina durável.

[;)]

Abraço.

Comprem antes lá fora que fica a 40€.

pensa em aplicar um turbo de geometria fixa, é um trabalho que se faz bem nesse motor sem grandes complicações, feito por quem sabe claro.

Um GT1544S era o ideal, 90 ou 100 cavalitos já ficava bastante engraçado

PS: este turbo novo anda á volta de 300€

Última edição:
Voltar
Superior