Ola a todos, boa noite!
Eu tenho um Seat Ibiza 1.9D de 64Cv (o motor mais fraquinho, eu sei [s)] ) e como neste momento não estamos para trocar de carro, gostava que me aconselhassem alguma coisa para lhe dar mais uns Cavalinhos[

]
Já pensei num filtro de ar de competição ou num escape de competição, mas não sei até que ponto resulta ou se altera muito os consumos
Digam de vossa justiça e façam chegar a vossa opinião
Obrigado [

]
Seat Ibiza 1.9 D 64Cv de 1993
Ora viva.
Tenho um ibiza igualzinho ao teu, só que de 94. Já conta com 280000km.
A única alteração que lhe fiz foi equipá-lo com um filtro KingDragon. Sabes porquê? Porque é lavável e reutilizável, já que um de papel chega aos 15€.
Sinceramente não percebo porque queres mais potência, e não me leves a mal. Acho que o carro anda suficientemente bem para o chassis que tem e para o peso. Tubo bem, é um diesel atmosférico, de injecção mecânica. A frio abana um bocado mas depois de aquecer é simplesmente um mimo.
É extremamente fiável e económico, tanto nos custos de combustível como de manutenção.
Consegues equipá-lo com pneus bons sem ter de gastar fortunas. Idem para travões e amortecedores. O meu está equipado com pneus 185/60R14. Nesta medida já encontras Bridgestone ER300, Pirelli p6 ou Nokian H, por exemplo.
O único senão que o meu tem é alguma corrosão, que tenho consertado com bricolage caseira - nem se nota[

]! Mas também fica na rua e perto do mar, por isso não há milagres.
Queres um conselho? Investe na segurança - pneus, amortecedores - e esquece a melhoria de performance. Dar-te-á muito mais gozo saber que poderás travar muito melhor e de forma controlada e segura do que acelerar para ganhar um pico com um xuning num semáforo[

]!
Poderias eventualmente obter ganhos notórios se alterasses o débito da bomba injectora, mas, e há sempre o "mas", os consumos iriam aumentar e, pior que isso, a poluição também para não mencionar a possibilidade de chumbo no IPO.
Espero que leves a sério estes conselhos e que mantenhas o carro por mais uns anos. É uma máquina durável.