Filtro de partículas

Quando estive na oficina o eletricista tentou várias vezes apagar o erro do óleo e voltava sempre. Ele "enganava" o sistema e dizia que tinha acabado de mudar o óleo e o erro persistia sempre.
O aviso entretanto mudou para Perigo de Gripagem do Motor.
Em casa andei a fazer umas pesquisas e descobri um comentário algures em que alguém dizia que depois de uma ou mais regenerações o nível do óleo subia. Fui verificar a vareta e não é que tinha mais do que o limite? O óleo tinha sido mudado na marca em maio deste ano.
Fui a uma oficina e pedi para me retiraram um bocado do óleo por cima, sem mexer no bujão.

Alguém dá um palpite do que aconteceu a seguir...?

Quando estive na oficina o eletricista tentou várias vezes apagar o erro do óleo e voltava sempre. Ele "enganava" o sistema e dizia que tinha acabado de mudar o óleo e o erro persistia sempre.
O aviso entretanto mudou para Perigo de Gripagem do Motor.
Em casa andei a fazer umas pesquisas e descobri um comentário algures em que alguém dizia que depois de uma ou mais regenerações o nível do óleo subia. Fui verificar a vareta e não é que tinha mais do que o limite? O óleo tinha sido mudado na marca em maio deste ano.
Fui a uma oficina e pedi para me retiraram um bocado do óleo por cima, sem mexer no bujão.

Alguém dá um palpite do que aconteceu a seguir...?

Desapareceu o aviso.

Nós avisámos-te que isso não era motivo para já se pensar em FAP e afins.

Mas btw, conselho pessoal. Se o nível do óleo subiu (que desconhecia nos 1.5 dCi), significa que está contaminado com gasóleo.

Pondera trocar isso, mesmo fora da marca. Pagas 60-70€ e ficas tranquilo.

Voltou ao normal como se nada fosse.

então muito provávelmente o filtro está bom, nestes carros é muito importante alguem que saiba fazer o diagnóstico correto, esse erro nos meganes podem significar muita coisa, até um simples tubo roto pode fazer aparecer essa mensagem no cb

Nós avisámos-te que isso não era motivo para já se pensar em FAP e afins.

Mas btw, conselho pessoal. Se o nível do óleo subiu (que desconhecia nos 1.5 dCi), significa que está contaminado com gasóleo.

Pondera trocar isso, mesmo fora da marca. Pagas 60-70€ e ficas tranquilo.

Por acaso isso foi outra coisa que li na tal publicação e realmente o óleo cheira a gasóleo. Vou tratar disso, obrigado.

UPDATE:

Hoje, finalmente o carro deu entrada na oficina. Depois de semanas com a irritante luz de avaria permanentemente acesa e de várias tentativas de arranjar uma FAP de empréstimo, optou-se por lavar este e efetuar mais uma revisão.
A ideia era enviar este para limpeza/reconstrução mas ao que parece, filtros deste modelo em específico, são mais raros em Portugal que não sei o quê.

UPDATE:

Hoje, finalmente o carro deu entrada na oficina. Depois de semanas com a irritante luz de avaria permanentemente acesa e de várias tentativas de arranjar uma FAP de empréstimo, optou-se por lavar este e efetuar mais uma revisão.
A ideia era enviar este para limpeza/reconstrução mas ao que parece, filtros deste modelo em específico, são mais raros em Portugal que não sei o quê.

Nenhum dos mecânicos te propôs eliminar o FAP e egr?

Não espero que seja uma solução para muito tempo, mas por hora foi a solução encontrada. Como referi, não há FAP's em stock recondicionadas. Comprar nova, mesmo que compatível não é muito viável nesta altura.
Resta-me aguardar que fique melhor do que estava. Irritam tanto luzinhas vermelhas no painel...

Prepara 4 injectores.

A solução para o teu problema já te foi apontada pelo eblase, se o problema for nos injetores, por muitas limpezas e trocas de FAP que faças, não vais apagar as luzinhas, porque simplesmente o veículo não consegue regenerar, meia dúzia de km feitos e a árvore de natal regressa.

Vim a saber que o FAP é uma peça inteira do sistema de escape. Para sair tem de ser cortado o tubo antes e depois do filtro.
É só aldrabões chiça...

Voltar
Superior