Filtro de Ar desportivo

Eu tenho um corolla 2.0D4D e também tive interessado num filtro de caixa mas comecei a pensar e não me meti nisso. Primeiro o preço, 65€ + 15€ pelo kit de limpeza, ora isto dá 80€, na marca cada filtro de origem Denso, que por acaso até são bastante bons, ficam no máximo por 25€ e duram 30 a 45 mil quilómetros, o recomendado pela Toyota é trocar a cada 45 000km, fazendo as contas só a partir dos ~150 mil km é que poderia ter algum retorno mas depois fiquei a saber que a manutenção dos KN costuma ser feita de 15 mil em 15 mil quilómetros e o kit de limpeza tem um limite de aplicações mas pensei, se baixar-me o consumo e me dêr algo que o filtro de origem não dá até pode ser interessante. Falei com pessoas que têm filtro KN, a conclusão a que cheguei é que estes filtros KN não são melhores que os filtros de origem seja a que nivel for, tanto podem dar algo mais numa faixa de rotação como te tiram noutra faixa, depende do motor em questão e nem sempre baixam o consumo, tanto pode baixar como aumentar, não é certo. Quanto à fiabilidade e manutenção os filtros KN são muitos porosos e por isso usam o óleo para tentar reter mais impurezas, isto gera dois problemas, se tem muito óleo a MAF pode não gostar, se tem óleo a menos passam muitas impurezas o que a longo prazo tem o efeito de lixa nos segmentos, camisas e pistões e leva ao desgaste prematuro de componentes essenciais. Resumindo, para mim este risco não compensa agora cada um faz o que bem entender.

boas,
ando para meter um filtro de ar , desportivo, no meu toyota corolla 2.0 d4d , sera que ganho alguma coisa com isso?

Filtro de Ar num diesel não rende, os filtros de ar desportivos foram feitos para os atmosféricos para melhorar o fluxo de ar ("air flow") e para fazer um ronco fixe, ja tive um otto atmosferico com um filtro cónico colocado mesmo na borboleta de admissão, notava melhoria em baixas, perdia em altas, mas o melhor de tudo era o som, era lindo!

Num diesel (=turbinado), não trás rendimento, pode ser prejudicial para o turbo e para o medidor de massa de ar, este ultimo é muito, muito sensivel!

Não se esqueçam dos cv psicológicos [:)]

Na minha opinião (que já tive disso) não ganhas nada alem de uma carteira mais leve...
Não senti nada de melhor no carro, e a piorar aumentou o consumo em quase mais um litro... Andou lá uns 2000kms e levou com o de origem de novo... É verdade que é reutilizável, mas como os filtros descartáveis rondavam os €6 foi mau investimento [8b]

Eu tive um filtro cónico no meu ex-carro dos 8.000kms aos 40.000kms, consumos sempre foram os mesmos, sempre foi lavado por mim e nunca teve problemas.

Bem, respondendo com a experiência dos meus dois carros - um ibiza 1.9d e um passat TDI 110cv - cujos filtros de ar descartáveis, fora da marca, nunca ficam a menos de 15 - 18€ e comparando com um filtro lavável, de caixa, que já com o óleo e o detergente - este último facilmente substituível por qualquer outro* - que fica no máximo por 60 - 70€, está mais que visto que em 4 a 5 mudas de filtro já reaveste o investimento.

Daí ter dito que é preciso fazer continhas.

Os "ganhos" de potência e o som, para mim não interessam rigorosamente nada. Não foi isso que me motivou.

Pó, não passa nenhum para dentro: o tubo de admissão a jusante do filtro não apresenta qualquer sujidade, sinal de que o filtro filtra.

*Pela minha experiência, e dado que o principal componente filtrante é uma matriz de algodão, qualquer detergente para roupa, ou mesmo para louça - tipo Sonasol - cumpre bem com a função de retirar os resíduos de óleo e de porcaria nele retida. O resto são partículas que, com imersão em água quente e um bom jacto de chuveiro, saiem facilmente. Com isto poupam 7 - 8€ no detergente, que eu até nem acho nada eficaz.

Isso não é nada aconselhavel ...

eu mudei de ideias antes de comprar e montar. o gajo disse que ia ter uns 10% de ganho, isto num pug205GR, era a loucura[:D] investiguei mais um pouco, e esse aumento de POTÊNCIA LOUCA era acompanhado por um aumento de consumo.

fixe, a andar, poupa é o guito! nada de roncos nem de loucuras em cavalagem, que o feno tá caro.

em que carro instalaste essa coisa?
Ah, não chegaste a colocar, percebi mal [:D]

Instalei no meu ex-carro, Mazda MX-5 1.6 115cv, e esqueci-me de dizer, era de caixa e não cónico [;)]

Eu tive um filtro cónico no meu ex-carro dos 8.000kms aos 40.000kms, consumos sempre foram os mesmos, sempre foi lavado por mim e nunca teve problemas.
Olha se os consumos fossem os mesmo não o tirava, mas o meu era de caixa (K&N) não sei se isso terá influência...

Olha se os consumos fossem os mesmo não o tirava, mas o meu era de caixa (K&N) não sei se isso terá influência...

Eu tinha um cónico da Jackson Racing, só consumia mais porque o barulho era viciante mas quando queria fazer um consumo economico conseguia.

Eu tinha um cónico da Jackson Racing, só consumia mais porque o barulho era viciante mas quando queria fazer um consumo economico conseguia.

Eu mantive o estilo de condução, semi-económico e não conseguia fazer os mesmos consumos, alem de que o filtro não dava mais ronco (chamados cvs psicológicos [:)])

Podem dizer o que quiserem mas as MAF vão à vida! Expriencia propria!
Tambem eu tenho experiencia propria de ver umas quantas MAF's a irem à vida, tanto em carros de amigos como de clientes.
depende do tipo de MAF e da localização e da frequencia com que o filtro é tratado.

mas se a ideia é a essa, digam o que quiserem, as MAF's nos TDI's vão semrpe à vida.
um amigo meu acabou de comprar um A4 TDI, fez QUATRO kilometros e o carro parou. MAF!
yep, o carro fez 4km desde a fabrica..
bora generalizar? lol

Elise, tu que tens formação na área, o que achas deste teste:

Air Filtration Test

Será que as aquelas partículas que os filtros laváveis deixam passar a mais podem afectar o motor?
RPM, sim, claro que podem afectar o motor tal como as particulas que os filtros normais deixam passar...
o que interessa é que essas particulas nunca chegam a ter dimensões suficientes para serem uma verdadeira ameaça à saude do motor, mas ha-de haver 1 caso em 10milhoes em que entrou qualquer coisa que estragou o motor! a questão ai é...será que o filtro normal teria filtrado essa poeira em particular?:P

eu tenho filtro de caixa K&N, meti-o no carro com 83mil kms, exactamente 5mil kms depois de o ter comprado.

passaram 2 anos e 3 meses, vai com 155mil e os consumos para alem de nunca terem subido, teem até vindo a baixar!

pela mesma forma de pensar, não devia concluir que o filtro de ar faz diminuir os consumos lololol
até sei porque é que os consumos baixaram, porque me dei ao trabalho de pensar nisso, mas com um pouco de vontade pra desconversar, podia já publicitar à grande que o filtro faz baixar os consumos e até arranjava graficos e dados para comprovar!!!

o gajo disse que ia ter uns 10% de ganho,
eu nem respondia a essa pra não me chatear, apenas saia da loja.

pela mesma forma de pensar, não devia concluir que o filtro de ar faz diminuir os consumos lololol
até sei porque é que os consumos baixaram, porque me dei ao trabalho de pensar nisso, mas com um pouco de vontade pra desconversar, podia já publicitar à grande que o filtro faz baixar os consumos e até arranjava graficos e dados para comprovar!!!

Não precisas de arranjar gráficos pra comprovar, tenho amigos meus que dizem o mesmo e não tenho razões nenhumas pra duvidar deles, mas outros (não tantos) tal como eu viram os consumos aumentar, com o mesmo combustivel, mesmo trajecto e mesmo estilo de condução... Tambem pode ter a haver com o carro em si:confused:

Voltar
Superior