Guest3
Banido
Eu tenho um corolla 2.0D4D e também tive interessado num filtro de caixa mas comecei a pensar e não me meti nisso. Primeiro o preço, 65€ + 15€ pelo kit de limpeza, ora isto dá 80€, na marca cada filtro de origem Denso, que por acaso até são bastante bons, ficam no máximo por 25€ e duram 30 a 45 mil quilómetros, o recomendado pela Toyota é trocar a cada 45 000km, fazendo as contas só a partir dos ~150 mil km é que poderia ter algum retorno mas depois fiquei a saber que a manutenção dos KN costuma ser feita de 15 mil em 15 mil quilómetros e o kit de limpeza tem um limite de aplicações mas pensei, se baixar-me o consumo e me dêr algo que o filtro de origem não dá até pode ser interessante. Falei com pessoas que têm filtro KN, a conclusão a que cheguei é que estes filtros KN não são melhores que os filtros de origem seja a que nivel for, tanto podem dar algo mais numa faixa de rotação como te tiram noutra faixa, depende do motor em questão e nem sempre baixam o consumo, tanto pode baixar como aumentar, não é certo. Quanto à fiabilidade e manutenção os filtros KN são muitos porosos e por isso usam o óleo para tentar reter mais impurezas, isto gera dois problemas, se tem muito óleo a MAF pode não gostar, se tem óleo a menos passam muitas impurezas o que a longo prazo tem o efeito de lixa nos segmentos, camisas e pistões e leva ao desgaste prematuro de componentes essenciais. Resumindo, para mim este risco não compensa agora cada um faz o que bem entender.