Filmes caseiros e Blu-Ray

Creio que dependerá mais das capacidades do leitor que outra coisa. Se o leitor tiver progressive scan, pode ser que te safes.[;)]

Quanto ao resto, há ainda a indefinição sobre qual o formato HD que terá futuro.

Desculpa lá, mas é impossível um leitor de DVD ler conteúdos em alta definição. Quando muito pode ler conteúdos em resolução DVD e fazer upscaling para resolução de alta definição, mas isso é um processo que nunca atinge a qualidade de um resolução nativa de origem.

A norma DVD tem a resolução de 720x576 (PAL) e daí não passa.

Desculpa lá, mas é impossível um leitor de DVD ler conteúdos em alta definição. Quando muito pode ler conteúdos em resolução DVD e fazer upscaling para resolução de alta definição, mas isso é um processo que nunca atinge a qualidade de um resolução nativa de origem.

A norma DVD tem a resolução de 720x576 (PAL) e daí não passa.

Eu sei o que a "norma" diz. [:p]

A questão é que muitos dos leitores vendidos hoje em dia vão bastante além da "norma", pelo que pode acontecer que em certos casos, consigam reproduzir MPEG2@1080p[;)]

Mesmo que não seja o caso, recodificar por recodificar, mais vale converter para xvid/divx em 1080p (hoje em dia, a maioria dos leitores de DVD lêem esses formatos).

Não me tinha lembrado do Divx. Por acaso tenho um leitor/gravador de mesa Pioneer com saída HDMI e que lê Divx. Será que consegue ler resoluções de alta definição? Boa questão, tenho de experimentar.

Sugestões de software de conversão mpg2 - Divx com qualidade máxima e output 1080p?

Não me tinha lembrado do Divx. Por acaso tenho um leitor/gravador de mesa Pioneer com saída HDMI e que lê Divx. Será que consegue ler resoluções de alta definição? Boa questão, tenho de experimentar.

Sugestões de software de conversão mpg2 - Divx com qualidade máxima e output 1080p?

Para DivX é o próprio... DivX![;)]

Já agora acrescento que tenho alguns filmes em Divx em CD cuja reprodução na minha TV (LCD de 40 polegas full HD) a partir do leitor Pioneer tem uma qualidade tão boa, senão melhor, que um DVD normal. Quando vi o primeiro fiquei abismado, como é possível meter quase 2 horas de filme num CD com aquela qualidade!

Pode estar aqui a solução da crise se de facto for possível preservar em Divx resoluções de 1080i/p. nem me tinha lembrado desta...

Já agora acrescento que tenho alguns filmes em Divx em CD cuja reprodução na minha TV (LCD de 40 polegas full HD) a partir do leitor Pioneer tem uma qualidade tão boa, senão melhor, que um DVD normal. Quando vi o primeiro fiquei abismado, como é possível meter quase 2 horas de filme num CD com aquela qualidade!

Pode estar aqui a solução da crise se de facto for possível preservar em Divx resoluções de 1080i/p. nem me tinha lembrado desta...

O Divx, Xvid, bem como a generalidade dos codecs baseados em MPEG4 são bem mais eficientes que o MPEG2. Temos uma percepção deturpada da sua real capacidade, porque a a generalidade dos conteúdos disponíveis são recodificações de DVDs (MPEG2), com a agravante de se sacrificar a qualidade para caber no CD. Mas uma conversão directa para os formatos em causa já dá outro tipo de resultados.[;)]

Vou experimentar a ver se consigo a partir da captura digital da câmara de video produzir um Divx em formato de alta definição, e depois comparar o resultado lido num leitor Pionner via HDMI (que lê Divx) com o original enviado directamente pela câmara de video, também em HDMI.

Depois digo aqui alguma coisa sobre o resultado. Se funcionar bem poderá ser uma excelente alternativa a investir neste momento em material blu-ray ou HD-DVD.

Consegui transferir um pedaço de filme da câmara para o PC para testes, com um software da Sony que veio com a câmara. Fica um ficheiro com a extensão m2t, o qual me ocupou 200 Mb por 1 minuto de filme, o que dará 12 Gb por hora. A resolução é de 1440x1080.

De seguida consegui com o AutoGK produzir testes em Divx e Xvid em alta resolução (1920x1080 e 1440x1080). No PC lê bem mas após gravar em CD/DVD o leitor Pionner dá erro e não consegue reproduzir. Só consegui com um teste em resolução normal de DVD (720x576).

Vou fazer mais uns testes mas parece-me que este leitor/gravador Pioneer é capz de não conseguir deglutir Divx de resolução HD.

Li qualquer coisa que ia sair um leitor de xvid e matroska que consegue reproduzir fullHD (1080) já com HDMI...Não me lembro é da marca

Nem sei qual será...

Os dvd's não estão pensados para trabalhar acima disso...

Sim, mas quando se grava um ficheiro avi codificado em Divx para um DVD, grava-se como DVD de dados e não como DVD-Video. Por isso não tem nada a ver com o standard DVD em termos de resolução, não me parece que tenha de ficar limitado a 720x576.

Deve ter mais a ver é com a capacidade de descodificação Dvix do leitor. Se calhar os fabricantes limitam a resolução do Divx para poderem depois vender leitores e gravadores HD, evitando que se consiga trabalhar com resoluções HD recorrendo a gravadores DVD de pc e a leitores de DVD normais com leitura Divx - se isto fosse possível não nos conseguiam vender mais nada...

Já agora, dos testes preliminares que fiz penso que consegue meter facilmente mais de 1 hora de video Divx em 1440x1080 sem perda de qualidade evidente num DVD normal de uma única camada.

Pois é, depois de mais umas quantas pesquisas a conclusão é que de facto existem alguns leitores/gravadores de DVD de mesa no mercado com capacidade para lidar com Divx-HD, designadamente da marca Kiss, mas a generalidade dos modelos que suportam leitura de Divx apenas conseguem ler até ao limite de 720x576; é esse o caso do meu Pioneer DVR-545HX-S.

Assim tenho duas hipóteses:

a) Sem investimento adicional, aproveitar o facto de ter um portátil HP comprado recentemente com tomada HDMI, meter os filmes em Divx-HD com o AutoGK e utilizar o portátil para debitar directamente para a TV;

b) Explorar a possibilidade de converter os filmes para AVC-HD (H.264) e comprar um leitor de mesa de DVD capaz de ler o formato - o caso mais óbvio é a Playstation 3.

c) Investir num leitor/gravador de PC Blu-Ray e num leitor de mesa, tipo PS3. Aos preços actuais, de facto é uma solução viável mas carota. Ainda me resta a dúvida do que li, isto é se não haverá problemas de reprodução na PS3 devido a mecanismos de protecção anti-cópia.

Uma vez que já tenho tudo o necessário para a alínea a) e a c) não se justifica para já, vou ver se consigo explorar a alternativa b).

Para já tenho de começar pela conversão, vou procurar software m2t -> H.264.

Voltar
Superior