Feriados a mais?

Ilyushin

Banido
Eu não estou de nenhum dos lados da polémica, porque trabalho por conta própria e não me faz a mínima diferença se há 5 feriados ou 50 num ano, pois se tiver de trabalhar aos feriados, trabalho na mesma. Mas eu acho que a maior parte dos feriados é completamente inútil.

Eu consigo perceber que quem trabalha gosta de ter mais um dia de folga, mas que sentido faz ter dias livres em que ninguém comemora nada? Na minha opinião pessoal, só deveriam ser feriados os dias em uma boa percentagem da população efectivamente celebra qualquer coisa e não uma data só para dizer que sim. Mesmo o 25 de Abril e o 10 de Junho, quem é que na prática comemora estas datas? 1% da população? talvez menos? Mesmo os feriados religiosos, hoje em dia a percentagem de pessoas que realmente precisa do dia é ridícula.

Eu acho que só faria sentido serem feriados o dia de Natal e Ano Novo (e talvez vésperas também), a Páscoa e o Carnaval (que nesta altura nem sequer é). O dia de finados também faria algum sentido, já que nessa data muita gente de facto precisa do dia. De resto, quem é que comemora o 1º de Maio? Ou o 25 de Abril? Ou a Assunção da Nossa Senhora?

Podem achar que a minha visão está errada, mas é apenas uma opinião. E vocês o que acham?

para mim a conversa dos feriados e das horas de trabalho por dia é uma não questão. Há pessoas que em 2 horas fazem tarefas que outras demoram 2 dias a fazer.

o trabalho deveria ser organizado por metas e objectivos num espaço de tempo médio (um mês). Depois tinham metas intermédias semanais e tarefas diárias.

a partir daí responsabilizava-se o funcionário para gerir o seu tempo de modo a atingir estas metas, trabalhava as horas que quisesse, no escritório, a partir de casa - o que funcionasse melhor para ele.

claro que para isto também são precisos gestores e líderes de equipa competentes e experientes para traçar metas ambiciosas, mas realistas e atingíveis.

o importante aqui é a produtividade, só que em Portugal confunde-se muito trabalhar com horas passadas no emprego.

lá está, se fores alguém que trabalha aos fins de semana ou mesmo só aos sábados, faz todo o sentido haver folgas de vez em quando. Mas quando é alguém que trabalha de segunda a sexta, faz sentido passar 40% do ano sem trabalhar?

Sim, são 104 dias de fim de semana, 30 de férias, 10 ou mais de feriados... em cada 10 dias, uma pessoa trabalha 6..

Eu se calhar penso isto por estar mal habituado a trabalhar muito mais do que isso, mas como eu disse antes, é só uma opiniao.

para mim a conversa dos feriados e das horas de trabalho por dia é uma não questão. Há pessoas que em 2 horas fazem tarefas que outras demoram 2 dias a fazer.

o trabalho deveria ser organizado por metas e objectivos num espaço de tempo médio (um mês). Depois tinham metas intermédias semanais e tarefas diárias.

a partir daí responsabilizava-se o funcionário para gerir o seu tempo de modo a atingir estas metas, trabalhava as horas que quisesse, no escritório, a partir de casa - o que funcionasse melhor para ele.

claro que para isto também são precisos gestores e líderes de equipa competentes e experientes para traçar metas ambiciosas, mas realistas e atingíveis.

o importante aqui é a produtividade, só que em Portugal confunde-se muito trabalhar com horas passadas no emprego.

correcto, mas não para todos os ramos de negócio. Depende do contexto. Há certas actividades em que a produtividade é uma função direta do tempo que se trabalha. Há certas indústrias em que 20% do tempo sem trabalhar representa exactamente uma quebra de 20% na produtividade.

Feriados permitem ao comum cidadão ser um percussor do consumismo positivo. A economia precisa de rolar, precisa de movimento. Os dias livres serão os de maior negócio para muitas lojas e globalmente isso acaba por ser positivo.

Esta questão sai um pouco do âmbito do tópico, mas acho é que os feriados deviam ser "deslocados" para segunda ou sexta, independentemente do dia em que calhassem.

Esta questão sai um pouco do âmbito do tópico, mas acho é que os feriados deviam ser "deslocados" para segunda ou sexta, independentemente do dia em que calhassem.

isso seria ainda mais ridículo. Assumia-se de vez que os feriados não são um dia de celebração, mas sim apenas um pretexto para não trabalhar.

Podes continuar a discussão aqui neste tópico, que é sobre o mesmo tema:
http://forum.autohoje.com/off-topic/104279-sondagem-quais-os-feriados-dispensaveis.html

Mas já agora, porque é que dizes (para o autor do tópico) que o Natal, Ano novo, Carnaval (a sério!?) fazem sentido e depois os outros não fazem sentido?

"O dia de finados também faria algum sentido, já que nessa data muita gente de facto precisa do dia." Precisam do dia? Como? Porquê?
E depois queixas-te dos dias de fim-de-semana?

Estás a perceber a tua incoerência? Ou qual é a justificação para uns serem e outros não? É o teu gosto/necessidade pessoal?

Para mim, Feriados, Fins de Semana e afins, foi coisa que já há muito deixou de existir. Passam-me completamente ao lado. Acabam por ser como outro dia qualquer.

O problema é que existem espaços abertos ao público que se aproveitam desses dias para tirar não só o próprio dia como o dia antes, o dia depois e por aí fora. Isso sim, irrita-me profundamente.

Não vejo qualquer problema nos feriados. Falando pelo menos de Portugal, as pessoas trabalham 8h e recebem pouco, pelo que os feriados fazem bem, fazem as pessoas descansar , andar mais felizes, aproveitar para passear, viver, e isso tambem ajuda a economia.

Também sou adepto de pontes, é bom para as pessoas e para a economia, hotéis, etc. Não percebo estas modernas teorias de feriados a mais.....a qualidade de via tem de melhorar com a evolução, hoje em dia vive-se mais mas parece que muitos querem a sociedade em modo robot.....querem que os putos entrem de manhã na escola e só saiam ao final da tarde....brincar e viver tá quieto.....querem adultos com menos feriados, a trabalhar até aos 70 anos, etc......

E se as pessoas não celebrarem o dia mas sim aproveitarem o facto de não trabalharem ? qual é mesmo o problema ? faz assim tanta confusão? Há tanta, mas tanta coisa realmente preocupante, agora isto........

Sinceramente, não concordo com essa visão.

A meu ver, os feriados não existem para ser "comemorados" (seja lá o que isso for e de que forma for) mas sim para fazer, por si só, uma homenagem a algum dia/evento marcante na nossa História.

Aliás, eu sou um crítico da retirada de alguns feriados do calendário, nomeadamente o 5 de Outubro e, sobretudo, o 1 de Dezembro.

Ainda por cima o argumento base para a retirada dos feriados - se bem me lembro - a falta de produtividade durante esses dias é absolutamente ridículo. Não é por mais 2 ou 3 dias num total de 365 que a produtividade se modifica de forma relevante.

Claro que não concordo em tornar como feriado o dia 14 de fevereiro, mas acho que os que existiam, deviam ser para manter [;)]

Última edição:
Aleluia vejo alguns posts de acordo com a minha opinião, já estava a ficar preocupado. A pergunta que deixo é:

Mas vocês trabalham para viver ou vivem para trabalhar?!

Concordo por exemplo, que os feriados passassem para dias de férias, e cada um geria como quisesse.

Mas já agora, porque é que dizes (para o autor do tópico) que o Natal, Ano novo, Carnaval (a sério!?) fazem sentido e depois os outros não fazem sentido?

"O dia de finados também faria algum sentido, já que nessa data muita gente de facto precisa do dia." Precisam do dia? Como? Porquê?
E depois queixas-te dos dias de fim-de-semana?

Estás a perceber a tua incoerência? Ou qual é a justificação para uns serem e outros não? É o teu gosto/necessidade pessoal?

Não, tem apenas a ver com a percentagem da população que realmente comemora essa data (no caso do dia de finados não é bem comemorar, mas há uma grande quantidade de gente que de facto precisa do dia porque vai ao cemitério).

Os outros feriados todos, fora estes que eu mencionei, são um dia como outro qualquer para 99% das pessoas.

Mas vocês trabalham para viver ou vivem para trabalhar?!

Não acho que este seja um argumento válido para a discussão, porque com esse argumento podias condiserar que uma pessoa tem de tirar pelo menos 200 dias de folga por ano.
Eu não vivo para trabalhar, muito pelo contrário, até acho que se deve aproveitar ao máximo a vida, mas uma coisa nada tem a ver com a outra.

Voltar
Superior