Na hora da vitória é fácil ser magnânimo, mas os adeptos do Benfica aparentemente tiveram um
excelente perder e por isso os meus parabéns.
Mas o campeonato não está decidido, antes tivesse.
Admito, por muito êxtase que o golo do FCP me tenha gerado, que o passar do jogo e a falta de soluções para chover no ataque e o atraso de alterações na equipa me angustiaram.
Vitor Pereira pode, e em principio deve, sair.
Leva a minha total gratidão por 1 campeonato consumado e outro em que na ultima jornada depende de si mesmo para consumar.
Tenho muita pena por toda a má imprensa que teve, mas desde cedo foi um treinador que por ser a escolha "surpresa" que foi, na ressaca da mega-época do AVB, sempre teve sob a mira violenta da massa adepta, dos adversários e da imprensa e respondeu com uma atitude extremamente defensiva. Ainda hoje na CI deu um exemplo disso.
Mas é um resistente.
Já agora, alguém conhece quem criou o site que tinha um countdown para saber se o VP ainda é treinador do FCP? Espero que o bacano tenha usado Adsense para rentabilizar o investimento no domínio. Saiu completamente furado.
É uma aposta ganha por parte de PC. Sem deslumbrar consistentemente, manteve consistentemente uma cultura de vitórias, numa fase de mega-crescimento do rival, e contribuiu para aleijar esse mesmo crescimento.
Mas é preciso alguém novo por duas razões:
1) Levar a equipa a um nível extra. O campeonato é sempre o desiderato principal de uma temporada. Mas há uma série de extras que enriquecem a mesma, de que o FCP também vive. Champions Leagues mais ousadas (e lucrativas) e taças.
2) O desgaste deste protagonista torná-lo-á imensamente vulnerável a deslizes (reais), o que poderá comprometer futuras temporadas.
Espero que saia pela porta grande e espero que vá para um bom clube. Quem sabe se um dia volta a trabalhar no Dragão.
O que me leva ao ponto seguinte. Jorge Jesus.
Este homem quase sozinho voltou a colocar o Benfica como maior ameaça à hegemonia do FCP. Sem ser um colosso, é uma equipa forte e ofensiva, que em dias bons deslumbra. Isto tem sido uma constante ao longo de 4 anos.
Se excluirmos toda a emotividade do futebol, o folclore e a rivalidade, para mim foi triste ver o homem cair de joelhos. O futebol é jogado até que o árbitro apite, mas estar a 120 segundos de depender de si para ser campeão em casa contra o Moreirense, numa altura em que já se jogava mais com o coração do que com a cabeça, é certamente devastador.
E destrói trabalhos de épocas inteiras, destrói projectos. Este título, se for para o Porto e se custar a renovação do Jesus, vai ser uma dupla vitória para o FCP.
Não me importava de o ver por cá.
James Rodriguez. Como é que é moço? Este puto é um grande ídolo mas tive vergonha de pelo menos duas grandes simulações, numa delas podia perfeitamente ter seguido com a bola e criado uma jogada perigosa! O falhanço ao cair do pano, não obstante o fora-de-jogo, podia ser a morte do artista e a derrota no campeonato após ter sido o herói do anterior!
Mas, quando uns heróis se afundam, outros surgem. E é o caso do nosso Oob.
Também conhecido por Kelvin.
Este miúdo não tem tido o melhor comportamento mas tem muito futebol nos pés, e já o demonstra há umas 2 pré-épocas. Este ano foi o herói contra Braga e Benfica. Para o ano, percebendo que não há vedetas, poderá subir ao desafio de substituir peças-chave que o FCP pode perder no próximo defeso. Haja juízo.
Agora é validar na Mata Real mais uma belíssima história e página do nosso FCP!