[Desporto] FC Porto 2018/19

Basquetebol
​

Como informei aqui há umas semanas, o FCPorto inscreveu uma equipa sub-20 no Campeonato Nacional de Seniores/Sub-20 (CNB2). Trata-se, agora sem equipa profissional, do expoente máximo da formação e da nova restruturação prometida pelo Clube.

Para já, importa explicar que a CNB2 é disputada em duas fases: a primeira divide um agrupamento da zona norte, um da zona centro e dois da zona sul. No final, as melhores de cada (não sei precisar quantas) disputam a fase final de acesso ao CNB1.

Neste momento, prometo actualizações mais frequentes, já foi disputado um jogo oficial, a 1ª eliminatória da Taça de Portugal (zona norte). Venceram o CD Póvoa por 48-61, equipa que disputa a CNB1. Portanto, um excelente resultado, frente a uma equipa que disputa os lugares cimeiros da CNB1.

Além disso, entre torneios e amigáveis, a equipa Dragon Force conta já com vitórias a equipas da Proliga: Desportivo de Leça por 81-71, Salesianos por 42-69.

Assim, bons resultados de uma equipa que promete apostar na formação. Fica uma foto da equipa:

IMG_7300.JPG

A disputa da CNB2 começara nos dias 27 e 28 deste mês. Nós folgaremos na 1ª jornada, pelo que entramos em acção apenas no dia 10, recebendo o Celestino no Dragão Caixa.

A propósito da extinção da equipa principal, Stempin pôs um ponto final à carreira justificando que não se vê a jogar por outra equipa que não o FCPorto. O capitão Nuno Marçal ingressa no Maia Basket, equipa da Proliga. João Soares mudou-se para o Navarra, que disputa a Adecco Oro. Carlos Andrade foi para o Benfica. E por aí fora...

Última edição:
Eu acho o souza um bom jogador e claramente com nivel para estar no FCP não o acho inferior ao defour... se não houver divergências entre ele e o treinador acho que era um excelente reforço em janeiro, claro que se os zucas pagarem por ele acho que seria bom também e nem precisava de ser 10M... emprestado lá é que acho que já chega..

o Defour nos últimos tempos fez-me engolir um sapo, sempre pensei que nunca ia dar em nada de jeito e nos últimos jogos mostrou bom nível, capaz de substituir o Fernando ou o Moutinho com bom nível.

Não sei bem o que achar do Souza. No 1º ano mostrou aspectos interessantes, jogando a 8: bom transporte de bola, bom passe, bom remate. Mas corria sempre atrás do Guarín, Belluschi e Micael pelo que foi ficando para trás.
Na 2ª época começou a 6. Nunca lhe vi intensidade de jogo e leitura para ser alternativa ao Fernando, mas foi cumprindo o seu papel com afinco e não nos deixou ficar mal. Justiça seja feita, ia convencendo.

Na minha opinião, Souza entraria como 8 na nossa equipa. Mas gostava que tivesse tido mais oportunidades, eu fiquei muito curioso. Voltando arrumava 2 questões de uma vez: alternativa ao Lucho, diferente do Defour/Castro e a questão que paira na cabeça do Danilo, de ter oportunidade no meio campo.

Em certa medida, lembra-me o Ibson: eu gostava do estilo de jogo, achava que podia evoluir mais, ia mostrando-se nas raras ocasiões mas de repente era descartado.

Última edição:
O Souza pelo que tenho visto dele no Grémio é um autêntico Lucho dentro do campo (não na qualidade, mas no tipo de posicionamentos e movimentos).

Seria uma excelente alternativa a El Capitan!

Castro alternativa a Moutinho e Defour alternativa a Fernando.

A verdade é que o Defour sempre que joga a 6 deixa-me impressionado, mas quando joga no lugar do Moutinho ou do Lucho (ainda pior) fico sempre desiludido.

Não sei bem o que achar do Souza. No 1º ano mostrou aspectos interessantes, jogando a 8: bom transporte de bola, bom passe, bom remate. Mas corria sempre atrás do Guarín, Belluschi e Micael pelo que foi ficando para trás.
Na 2ª época começou a 6. Nunca lhe vi intensidade de jogo e leitura para ser alternativa ao Fernando, mas foi cumprindo o seu papel com afinco e não nos deixou ficar mal. Justiça seja feita, ia convencendo.

Na minha opinião, Souza entraria como 8 na nossa equipa. Mas gostava que tivesse tido mais oportunidades, eu fiquei muito curioso. Voltando arrumava 2 questões de uma vez: alternativa ao Lucho, diferente do Defour/Castro e a questão que paira na cabeça do Danilo, de ter oportunidade no meio campo.

Em certa medida, lembra-me o Ibson: eu gostava do estilo de jogo, achava que podia evoluir mais, ia mostrando-se nas raras ocasiões mas de repente era descartado.

Tão mal aproveitado no nosso clube...:(

Eu tenho opinião similar a do Rasec quanto ao Defour. Mas também acho que é influenciada por eu já não ter grandes expectativas.

(o gajo no PES13 até é bem razoável[:D])

Mais um que acha que o Souza tem potencialidades para estar no nosso clube. Não sei quais foram os motivos do seu empréstimo, mas depois da época que vinha fazendo, confesso que fiquei surpreendido. Razões disciplinares? Talvez...

Mas acho-o bom jogador.

Nunca percebi a não aposta nele. Também marcava alguns golos e tinha bons pés.
O JF (acho) gostava muito de o ver a jogar a trinco, e ele dava cada oferta de bradar aos céus... Acho que isso foi queimando a imagem dele e a sua auto-confiança foi-se abaixo.

Além disso, estava cá na altura do melhor Lucho de sempre, o que tornava a sua missão quase impossível. Mas tinha uns pés brutais!
[br:)]

O JF (acho) gostava muito de o ver a jogar a trinco, e ele dava cada oferta de bradar aos céus... Acho que isso foi queimando a imagem dele e a sua auto-confiança foi-se abaixo.

Além disso, estava cá na altura do melhor Lucho de sempre, o que tornava a sua missão quase impossível. Mas tinha uns pés brutais!
[br:)]

O ibson perdeu o lugar para o raul meireles era a essa a posição que ele tentou disputar enquanto esteve no FCP, Assunção sempre foi indiscutível e lucho ainda mais. De resto o ibson depois de uma serie de boas entradas para o lugar do meireles conseguiu a titularidade num jogo contra o maritimo e lesionou-se aos 5 ou 10 min de jogo e penso que depois nunca mais jogou, e uma das razões que levou á saida foi alegadamente o facto de querer ser titular.

Os Pés do ibson eram bons mas tinham um grande problema que era a miopia, ele não metia uma bola a mais de 5 m, no modelo de jogo adoptado na altura era um grande handicap porque o treinador queria que os medios lançassem rapidamente os avançados.

Lembrando esse caso é curioso pensar no que sofreu Meireles, foi assobiadissimo varias vezes no dragão porque muita gente queria o ibson em campo, e pensar que um treinador tanto pode ser acusado de não apostar em Portugueses como do seu contrario [:D]

Voltar
Superior