Farois Xenon

"European vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems and automatic beam levelling control. Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users."

Regulamentação ECE 48 e países aderentes:

http://en.wikipedia.org/wiki/World_Forum_for_Harmonization_of_Vehicle_Regulations

Portugal é um dos aderentes, por isso é que todos os veículos legalizados aqui em Portugal têm o necessário.
Ou seja, a homolgação com HID passa por ter estes sistemas (óptica diferente, lava faróis e nivelamento automático).
Ao meter xénon "aftermarket", considera-se uma alteração das caracterísitcas do veículo.

Já agora fiqui curioso com a tua citação. :) Então porquê esse "truque"? Eu comprei um Kit de 5000Kv, e na Inspezalves disseram-me que desde que o espectro de luz não fuja das normais, não há problema algum.

Cumprimentos,

Como já referiram é para os Inspectores nao verem o Xenon a arrancar ( tipo luz da cozinha) e tb porque ele só fica na sua maxima performance após alguns segundos de estar ligado.

Aconselha-se sempre comprar os de 6000k que sao os que vemos normalmente em carros que os trazem de origem ...aquele branco ligeiramente azulado ao longe ... abaixo ou acima geralmente dá barraca , para alem de ficar azeiteiro.

Um exemplo, o meu primo tem um Range Rover Classic de 96 com lava-faróis mas sem nivelador automático e passa na inspecção. É uma questão de sorte! [;)]

Quanto à legislação aqui vai uma imagem:

anivapwm2gy2.jpg

Uma dúvida OFF TOPIC, qual é o nome especifico para aquelas tampinhas metálicas que estão nas luzes, exemplo nas luzes do anterior laguna que têm xenon.

Última edição:
Bem lá fui tirar uma foto ao faról de nevoeiro da 407SW, uma imagem mais especifica do que quero saber:

optica407nevoeiro2fk3.jpg

Qual é o nome especifico para este género de "capa" da lâmpada ?

Abraço,
AFCA

Última edição:
Isso é normal nas lâmpadas de halógeneo. A tal tampa metálica (reflector) são das lâmpadas D2R que devem ser usadas em ópticas sem projector (olho de boi). A malta esquece-se disto e depois anda a encadear quem vem de frente e a espalhar luz por todo o lado...

Isso é normal nas lâmpadas de halógeneo. A tal tampa metálica (reflector) são das lâmpadas D2R que devem ser usadas em ópticas sem projector (olho de boi). A malta esquece-se disto e depois anda a encadear quem vem de frente e a espalhar luz por todo o lado...

Exacto corta a luz, mas para ter isso é necessário uma fita reflectora no faról ou não ? :confused:

Abraço
AFCA

Sinceramente.... algumas cenas não concordo... como a de dizerem que nos fazem sinais de luzes...

Andei num que foi adaptado, além de dar muito mais distância de visibilidade, não incandeia pois já passei várias vezes de frente com esse colega e nunca reparei nisso sequer.. aliás ao passar nem se distingue se é de origem ou não. São às vezes piores aqueles que não tão regulados... [8b]

Como em tudo, existem vários tipos de xenon sem ser de origem. Uns devem ser melhores que outros..

como em tudo, existem as coisas conforme as normas de segurança (legais) e as ilegais. tu "achares" que encandeiam ou não é irrelevante, há normas que é preciso cumprir.

Sempre ouvi dizer que só chumbavam na inspecção porque não têm lava faróis... e não pela intensidade da luz ou pela cor ou pela altura...

Também é ilegal ter medidas maiores nos pneus, e/ ou jantes maiores o que não significa que não dê mais segurança ao carro, tal e qual como ter rebaixado...

É ilegal, mas quase que aposto que mais tarde ou mais cedo vai deixar de ser...
Porque nem prejudica o utilizador nem os outros.

Também é ilegal ter medidas maiores nos pneus, e/ ou jantes maiores o que não significa que não dê mais segurança ao carro, tal e qual como ter rebaixado...

É ilegal, mas quase que aposto que mais tarde ou mais cedo vai deixar de ser...
Porque nem prejudica o utilizador nem os outros.

ó amigo, isso é tudo legal, desde que devidamente homologado.
rebaixar o carro, por si só, não dá segurança nenhuma ao carro. sabes se foi bem feito pelo zé da esquina? quem dá garantias disso? tem de haver controlo na maneira como as coisas são feitas, daí a necessidade de legalizar as alterações.
não é porque tu "achas" que é seguro, que realmente o é.

estás a dizer que se eu for à inspecção com os farois a apontar para o céu, ele passa? belas inspecções.

Tu às vezes consegues ser completamente irreal... impressionante... :sh)

És daquelas pessoas que ou está tudo muito bem explicadinho ou pegas em qualquer coisa para embirrar. Se houver possibilidade de dar a volta ao que se diz estás logo lá...

Obviamente que não...

[:D]
ó amigo, isso é tudo legal, desde que devidamente homologado.
rebaixar o carro, por si só, não dá segurança nenhuma ao carro. sabes se foi bem feito pelo zé da esquina? quem dá garantias disso? tem de haver controlo na maneira como as coisas são feitas, daí a necessidade de legalizar as alterações.
não é porque tu "achas" que é seguro, que realmente o é.

[:)] [:D]

Não sou nenhum expert.. mas diz-me lá... Percebes alguma coisa mínima de carros ???

Voltar
Superior