Falta de conduta

snedcor

New member
Hoje assisti a uma cena degradante daquilo que é a conduta da nossa autoridade.
Uma zona onde normalmente as pessoas estacionam mal porque não há espaço para estacionar, dicidiram multar toda a gente (caça à multa, mas legitima).
Uma pessoa conhecida foi multada, nem lhe falaram e viraram-lhe as costas. A mesma pessoa pediu a identificação dos guardas e ambos recusaram, para além de ameaçarem de a levar para a esquadra. Multaram um carro que lá estava novinho em folha que estava mal estacionado porque a roda ainda tocava na linha amarela (ridiculo), puseram a papelada deles em cima do carro e escreveram também em cima do carro[8b].
Passou um individuo de carro e perguntou educadamente a um dos agentes onde havia um parque para estacionar o carro e o agente respondeu: "olhe, vá estacionar em benfica e venha de autocarro!":sh)
Eu próprio fui ao local, pedi a identificação aos agentes porque achei a conduta deles incorrecta e claro, também não me quiseram dar (porque achei a actuação deles inaceitável).

Numa situação destas em que várias pessoas assistiram a esta atitude da policia, a quem nos podemos queixar desta falta de respeito pelas pessoas? É ficar de braços cruzados e deixar que gente desta mediocre tenha o poder que tem?

Os carros estavam mal estacionados, foram multados...nada contra e acho muito bem.

Os polícias supostamente não se identificaram...acho mal.

Vá á esquadra responsável pela zona pedir informações. Há registos das multas passadas, por isso é ver multas passadas nesse dia e nesse local e já se sabe quem passou, penso eu de que... Agora é ver se na esquadra também se recusam a identificar os agentes... :sh)

Hoje assisti a uma cena degradante daquilo que é a conduta da nossa autoridade.
Uma zona onde normalmente as pessoas estacionam mal porque não há espaço para estacionar, dicidiram multar toda a gente (caça à multa, mas legitima).
Uma pessoa conhecida foi multada, nem lhe falaram e viraram-lhe as costas. A mesma pessoa pediu a identificação dos guardas e ambos recusaram, para além de ameaçarem de a levar para a esquadra. Multaram um carro que lá estava novinho em folha que estava mal estacionado porque a roda ainda tocava na linha amarela (ridiculo), puseram a papelada deles em cima do carro e escreveram também em cima do carro[8b].
Passou um individuo de carro e perguntou educadamente a um dos agentes onde havia um parque para estacionar o carro e o agente respondeu: "olhe, vá estacionar em benfica e venha de autocarro!":sh)
Eu próprio fui ao local, pedi a identificação aos agentes porque achei a conduta deles incorrecta e claro, também não me quiseram dar (porque achei a actuação deles inaceitável).

Numa situação destas em que várias pessoas assistiram a esta atitude da policia, a quem nos podemos queixar desta falta de respeito pelas pessoas? É ficar de braços cruzados e deixar que gente desta mediocre tenha o poder que tem?

Os carros mal estacionados, multa em cima, não vejo onde está o problema e o porquê de lhes pedirem a identificação. Eles escusavam era de responder da maneira que responderam, se é que responderam assim.
Não vejo o porquê de tanto alarido por eles estarem a multar os carros mal estacionados. Se não há espaço para estacionar, vão tentar em outro sitio. Agora estacionar mal só porque não há lugares, é ridiculo.

Só não entendo o porquê de quem solicitou a identificação da autoridade não ter insistido com esse facto.

Não tenho de cabeça o DL/Regulamento, mas julgo constituir obrigatoriedade por parte do agente da autoridade policial a sua identificação aquando da solicitação. Aliás, não faz sentido que assim não seja.

Agora..poderão estar em falta alguns elementos, nomeadamente, a forma como estes elementos foram solicitados.

Até hoje, nunca nenhum agente da autoridade se escusou a dar-me a sua identificação. :)

Cpts.,

Só não entendo o porquê de quem solicitou a identificação da autoridade não ter insistido com esse facto.

Não tenho de cabeça o DL/Regulamento, mas julgo constituir obrigatoriedade por parte do agente da autoridade policial a sua identificação aquando da solicitação. Aliás, não faz sentido que assim não seja.

Agora..poderão estar em falta alguns elementos, nomeadamente, a forma como estes elementos foram solicitados.

Até hoje, nunca nenhum agente da autoridade se escusou a dar-me a sua identificação. :)

Cpts.,

Aliás, eu duvido que se tenham recusado a mostrar a sua identificação, até porque eles próprios sabem que não o podem fazer. Há aqui qualquer coisa que me está a escapar.

Quanto ao facto de estarem mal estacionados, é uma prática comum, porque não há sitios para estacionar num espaço de vários quilómetros porque esta zona foi mal planeada. A policia normalmente quando vem aqui dá essa tolerância e só multa os que realmente atrapalham o transito, mas não é isso que está em questão.
Quem pediu a identificação foi uma pessoa que foi multada e foram muito mal educados com a pessoa em causa (eu bem vi como falaram com ela e lhe viraram as costas)! Não mostraram idenficação nenhuma e ainda por cima comentaram alto que ainda a iam levar à esquadra (por pedir identificação). Escrevem em cima de um carro os autos e outras papeladas papeladas e chamei a atenção que não achava correcto fazerem isso (educadamente), mandaram-me calar e novamente disseram que não tinham que mostrar identificação.
Para além disso, responderam mal a uma pessoa que apenas pediu uma informação que nada tinha a haver com o assunto como referi anteriormente. Um deles tinha mesmo ar de "desleixado", a fumar e a deitar as beatas para o chão.

Eu estava completamente estupefacto com o que se estava a passar ali.

Acho inadmissivel a policia comportar-se desta maneira! Damos poder a pessoas mediocres.

Como diz o ditado: "Queres ver o vilão, mete-lhe uma vara na mão"

Última edição:
Há bons e maus profissionais em todas as profissões, a policia não é excepção.

Se fosse comigo talvez tivesse pegado no tlm e fazia um filmezito... assim era mais fácil de os identificar na esquadra, mas penso que não há necessidade disso, carros mal estacionados estão sempre sujeitos a serem multados. Quem me dera que na minha zona fossem assim tão zelosos!

Sinceramente não me admiro nada em que isso se estivesse passado, pois a policia já não tem mão em meio mundo ao menos tem mão nos carros.
A falta de educação e falta de honestidade hoje em dia é cada vez maior, mas o mundo precisa disso para viver, é disso que se alimenta ele.

Falta de conduta, terá sido dos condutores que desrespeitaram a sinalização existente.
Apesar de não concordar com a parte da recusa dos agentes em não se identificarem, penso que esteja a faltar qualquer coisa nesta história [;)]
p.s. Lamenta-se que não existam mais agentes a tomar este tipo de iniciativa (autuarem veículos mal estacionados).

Falta de conduta, terá sido dos condutores que desrespeitaram a sinalização existente.
Apesar de não concordar com a parte da recusa dos agentes em não se identificarem, penso que esteja a faltar qualquer coisa nesta história [;)]
p.s. Lamenta-se que não existam mais agentes a tomar este tipo de iniciativa (autuarem veículos mal estacionados).

Foi assim tal e qual.

Eu não acho mal andarem a multar as pessoas que estacionam mal. Neste caso, trata-se de um sitio que a própria PSP da zona sabe que não há mais lado algum que se consiga estacionar num raio de KM's e por isso dão alguma tolerância (só multam quem atrapalha o transito). Naquele dia, dois policias vão lá, começam a multar toda a gente (até um carro que ainda tinha uma roda a tocar na linha amarela) com um comportamento deplorável que foi já referido.

Têm toda a ligitimidade para multar as pessoas neste caso (ligitimidade legal... moral neste caso deixa algo a desejar...), mas isso não impede que sejam educados, se apresentem decentemente, se identifiquem e ajudem cidadãos que precisam de ajuda de um policia!

Resumindo o que se passou ficaram todos lixados porque a policia passou multa aos senhores doctores que se acham acima da lei e o resto e conversa para dizer mal da policia..multas todas elas bem passadas pena e eles nao passarem ainda mais..

Resumindo o que se passou ficaram todos lixados porque a policia passou multa aos senhores doctores que se acham acima da lei e o resto e conversa para dizer mal da policia..multas todas elas bem passadas pena e eles nao passarem ainda mais..

Se deitar beatas para o chão, virar as costas às pessoas, não se quererem identificar e ainda por cima uma pessoa passa de carro e pergunta onde se pode estacionar naquela zona, mandar a pessoa "ir para casa" e vir de autocarro é uma atitude correcta...:confused: se achamos que se deve tolerar este tipo de comportamento... vamos bem.[s)]

Não eram só "doutores", também haviam "operários" a serem multados (se vamos por esse tipo de discurso).
Estamos a falar da vida de pessoas onde uma multa destas é uma machada no rendimento mensal só porque 2 policias acordaram mal dispostos e decidiram ir ali (porque já sabiam, ou deviam saber que ali poucos conseguem estacionar porque a câmara deu licença para escritórios serem feitos num local residencial!)
Mas volto a dizer... o que aqui está em causa não é se a policia fez bem ou mal multar (na minha opinião achei ridículo) mas sim a postura e educação que um agente da PSP deveria ter!!!! Estão a lidar com pessoas, que indirectamente pagam o ordenado deles e que não lhes fizeram mal nenhum para faltarem ao respeito.

Não fui multado, não estacionei mal, mas achei a atitude degradante!

Quanto à mentalidade: "está na lei..." "todos devem ser multados independentemente da situação..." e "deviam ser multados ainda mais pessoas..." sem haver um princípio de bom senso é um sintoma de uma sociedade estupidamente burocrática que se rege apenas pelo que está escrito. É por isso que vivemos num país onde cada vez menos existe auto-iniciativa e inovação (este exemplo da policia infelizmente é um pequeno entre muitos outros).

Um policia cuja função é passar multas fica "estúpido". É como colocar duas palas nos olhos como fazem aos burros. Infelizmente é o que tentam fazer connosco todos os dias... não só com a policia. O pior é que ainda por cima aceitamos que nos façam isso (às vezes é confortável e conveniente não ter que tomar decisões e basear-se no que está escrito, ou não ter que ter problemas com algo que embora achemos mal, implica confusão e/ou trabalho).

Última edição:
Voltar
Superior