Falha do Quadrante

LagunaBeach

New member
Os meus cumprimentos ao Fórum

Agradeço desde já a Vossa preciosa ajuda para este caso, de todo Bizarro...!
Em dias de muito calor, especialmente quando deixo o carro estacionado ao sol, (Laguna1 Ph1 1.8 RXE de 1997) o quadrante deixa de funcionar, isto é:
Luz do quadrante - Normal
Indicadores de piscas, Médios e Máximos - Normal
Conta Rotações - Não funciona
Conta Quilómetros - Não funciona
Indicador de Combustível - Não Funciona
Indicador de Temperatura - Não funciona
Computador de Bordo - Não funciona
Síntese de Voz - Não funciona

Desligo a Bateria e volto a ligar, e tudo volta ao Normal.
Acontece que nestes últimos dias, voltei a fazer o mesmo, desligar e ligar a bateria e de facto voltou ao normal, mas agora aconteceu que a informação de voz para a Reserva de combustível, após a primeira informação e passados alguns minutos volta a activar. (Mesmo com o carro desligado e sem Chave na ignição). Bizarro!!!
angry.gif
angry.gif
angry.gif

Que fazer? Porque é que isto acontece?
Porque é que o quadrante sofre com este problema do calor?
Alguém me saberá explicar como resolver este assunto?
Como é possível a informação de voz se activar com o carro desligado e sem chave?
Problema de relé?

Fico desde já agradecido pela Vossa Ajuda

o problema acontece quanto tens o carro exposto a altas temperaturas, então o problema é maus contactos no quadrante, ou seja nas soldaduras dos componentes a placa, logo a única maneira de resolver isso é desmontar o quadrante e levar a um técnico da especialidade e rectificar e reforçar todos os pontos soldados e deve voltar tudo a normalidade...

Bom Dia carbook
Obrigado pela sua opinião.
Não me parece que seja o caso, uma vez que desligando e voltando a ligar a bateria, normalmente resolve o caso!
Penso no entanto, que poderá ser de uma qualquer relé, ou outra situação não muito difícil,mas que para mim está a ser difícil de resolver, pois não tenho o esquema de relés do carro, para verificar os mesmos.
Depois, a informação de voz repete-se, mesmo com o carro desligado e sem chave.....logo não me parece que seja do quadrante, mas sim de qualquer outro componente eléctrico.
O quadrante funciona perfeitamente, se desligar a bateria e voltar a ligar.

se tiveres problemas de soldas quebradas, e com o carro todo fechado é mais certo que seja esse o problema que te referi, pois ao abrires o carro a temperatura desce, e como desligas a bateria por uns instantes normaliza, não tem nada haver com relés, pois o quadrante está conectado por vários pontos na parte eléctrica e não num só ponto em comum...

faz como te digo leva a isso a uma oficina de electricidade auto, os renault dessas épocas já era conhecidos pelos problemas eléctricos, e o teu com a idade que tem, só agora começou a mostrar sintomas já não é mau...

teras de rectificar o PCB desse quadrante de ponta a ponta, altas temperaturas e sinal de solda de ma qualidade, muda pra uma solda com maior percentagem de chumbo

tens em leixoes um sr que repara oquadrantes pode ser que te rectifique esse

Obrigado pela colaboração, zdejota e carbookk
Definitivamente, voltei a desligar e ligar a bateria, e voltou tudo ao normal.......apr:)
Tudo a funcionar em pleno!
Agora já a informação de voz está correcta, o que me leva a concluir que deverá ser qualquer outra coisa, tipo relé ou assim que provoca este distúrbio.
A informação de voz, NÃO está ligada ao quadrante, por isso depreendo que deverá ser outra coisa...e não o quadrante em si.
Tenho de procurar um electricista independente, que tenha conhecimentos de Lagunas, aqui na minha área, mas está difícil de arranjar.
Amanha volto a testar.

Voltar
Superior