F1 - 2015

Oh SEMILHA, tens dúvidas que há pilotos que nunca foram campeões do mundo melhores do que alguns que foram??

Actualmente qual dos pilotos não arriscava ser campeão com um Mercedes?

Hulkenberg será pior que um Kimi mesmo sem ser campeão?

Massa será pior que um Kimi??

Se Rosberg for campeão, passa a ser dos melhores de sempre? Mesmo que tenha um carro inalcansavel?
Eu apenas parto do principio que se um piloto é campeão, é porque nesse ano, ele foi constante e suficientemente rápido para amealhar pontos para atingir o título.

Não quer dizer que seja melhor que este ou aquele...mas naquele ano foi o piloto que mais pontos conseguiu.

Especular? Sim...o Senna dizia (se fosse só ele) que o monolugar do Schumi estava irregular (e não foi apenas nessa época).... o Button tb foi campeão....e nem de longe era melhor que outros do plantel daquele ano.

Apenas acho (e não sou um defensor do Kimi) que se ele tem um título, isso tem valor....se os que não têm são melhores, se existem pilotos que nunca ganharam uma corrida e têm talento para ser campeões mundiais? Claro...mas e então?

Como medimos as coisas? Pelos números não dá... então é pelo vento da telha de cada um?

Infelizmente tudo na vida são números... notas da escola...dinheiro ganho no fim do mes....etc etc etc...

Quem me diz que um aluno de 20 valores é mais inteligente que um que chumba? Existiram génios na história que foram flops na escola.

E sim é uma divagação mas a unica coisa que é um dado adquirido é o título mundial... se mereceu, se não mereceu..se foi sorte...olha...vejam o Hamilton e o Massa....o Hamilton foi campeão na ultima curva e por curva do Glock...isso prova o que?

Voltando ao meu raciocínio... todo campeão mundial tem mérito! E o Kimi é um campeão mundial.

Faltou só acrescentar que quando foi anunciado o regresso do Kimi à Ferrari houve aqui uma onda de júbilo porque finalmente alguém ia mostrar que o Alonso era um sobrevalorizado...pois, os ódios de estimação toldam a mente.

Realmente... quando não vão à bola contigo, e à falta de argumentos, a tua falta de nível vem rapidamente ao de cima. Repara que és reincidente e terminas sempre com o famoso smile [;)] Que é para ver se a tua falta de respeito passa pelas "malhas" da moderação.

Penso sinceramente que deverias repensar a tua conduta, especialmente neste tópico, e estar mais aberto a debater ideias, ao invés de tentares impor a tua linha de pensamento.

PS: quando à pole do Kimi em 2005, é mesmo esse o melhor momento que tens a destacar dele? Ele teve momentos bem melhores... De qualquer das formas penso que nos tempos da Mclaren teve um carro a condizer com ele, "ou era tudo ou nada", não havia meio termo, e, para mim, antes de ganhar uma corrida à que acabá-la. É por isso que não o considero um bom piloto, mas teve os seus momentos de facto.

Sem dúvida.

Pelo menos o do costume, até largava foguetes!! A festa durou um Inverno...

Mas agora, a aposta é toda no Vettel!!

Ele tantas asneiras diz, que um dia talvez acerte.

Primeiro, assentou-te a carapuça. Segundo, a tua resposta foi completamente ao lado...como normal. [;)]

Notável o espírito de entreajuda... [;)]

Mas a minha opinião não anda ao sabor do que outros possam pensar ou dizer. Portanto comecem a pensar seriamente em: " respeitar aqui e ir ouvindo as opiniões de cada um e se não concordar, é rebater sempre dentro de um discurso aceitável.", como muito bem disseram.

Que biolência que vai para aqui! Mentalizem-se que cada um tem a sua opinião, e não a vai alterar porque um user num forum tem uma opinião divergente.

Mas como gosto das comparações entre pilotos e carros e da sua relevância para a conquista de títulos, vou fazer uma análise também.

O Schumacher, quando pilotou o Mercedes estava equilibrado em termos pontuais com o Rosberg. Será que se tivesse continuado teria sido campeão em 2014? :confused:

E admitindo que um piloto com 41 anos já terá perdido algumas qualidades, estaremos em posição de afirmar que o Schumacher no seu prime, em condições iguais daria uma "cábázáda" ao Hamilton?

Já que também tenho direito a opinião! [:p]

Na época moderna da F1, (últimos 20 anos) maior parte dos campeões foram-no por terem um carro superior e não por serem melhores pilotos que os seu rivais.

O Senna também só foi campeão mundial quando tinha o melhor carro......[:D]
Quando ficou sem o melhor carro estava a rezar aos santos todos para o Prost se reformar e poder ir a correr para a Williams.....[:D]

Qualquer piloto precisa de um bom carro para ser campeão mundial, sem carro competitivo, nem o Senna, o Shumacher ou o Fangio ganharam campeonatos.......

Última edição:
O Senna também só foi campeão mundial quando tinha o melhor carro......[:D]
Quando ficou sem o melhor carro estava a rezar aos santos todos para o Prost se reformar e poder ir a correr para a Williams.....[:D]

Qualquer piloto precisa de um bom carro para ser campeão mundial, sem carro competitivo, nem o Senna, o Shumacher ou o Fangio ganharam campeonatos.......

Para mim o Senna era um caso à parte. Fez coisas com chassos que nunca vi ninguém fazer.

Para mim o Senna era um caso à parte. Fez coisas com chassos que nunca vi ninguém fazer.

Na minha opinião fez o mesmo que outros tantos pilotos na história da F1 fizeram com carros menos competitivos, até recentemente tivemos um exemplo parecido......

A realidade é que nem os nomes miticos da F1 mais recente como Prost, Senna, Mansell, Shumacher ou Alonso foram campeões com os piores carros......

Pergunta de quem infelizmente não teve o prazer de ver Senna a correr pela minha tenra idade: O que fez ele com carros menos competitivos? (a pergunta é sincera)

E deixando a minha opinião quanto à pergunta do Alive: Não, não acho que o Schumacher fosse campeão em 2014. Mas não por faltar superioridade ao volante em relação ao Rosberg. Simplesmente porque acho que o físico com a idade dele já não aguentaria o ritmo de corridas de 2 horas ou 2 horas e meia (mesmo tendo em conta que os formula 1 que em que ele correu eram bem mais agressivos que os atuais).

E sim, na minha opinião o Hamilton levaria cabazada do Schumi em condições iguais. Simplesmente porque nunca vi o alemão a cometer tanto erro como o rapper. E para além disso não consigo comparar níveis de agressividade (positiva) entre os dois. Se em termos de rapidez penso que a diferença não é assim tão notória, no campo da agressividade o Ham leva 7-0.

Quanto ao nunca ser campeão com um carro pior... Aconteceu com o Kimi [:D], mas sim, também sou da opinião que foi mais consistência e aproveitar o erro alheio, do que talento. Mas entre Ferrari e Williams nos anos do Schumi, será que o Ferrari era mesmo superior?...

Pergunta de quem infelizmente não teve o prazer de ver Senna a correr pela minha tenra idade: O que fez ele com carros menos competitivos? (a pergunta é sincera)

Diz-se muitas vezes que um piloto com talento se mostra à chuva, mesmo com um carro inferior.
O Senna tinha essa capacidade e demonstrou-o com um Toleman Hart no Mónado ou com um McLaren Ford (motor de cliente) em Donington, só para dar exemplos.
Nesse mesmo ano de 1993, com um carro inferior, ainda conseguiu ganhar umas provas e terminar o campeonato em segundo.
Em 1994, o Williams sem as ajudas electrónicas, era um carro claramente inferior ao Benneton, pelo menos mais instável quando guiado no limite, mas mesmo assim conseguiu obter as três poles da temporada, antes do trágico acidente.

Última edição:

E deixando a minha opinião quanto à pergunta do Alive: Não, não acho que o Schumacher fosse campeão em 2014. Mas não por faltar superioridade ao volante em relação ao Rosberg. Simplesmente porque acho que o físico com a idade dele já não aguentaria o ritmo de corridas de 2 horas ou 2 horas e meia (mesmo tendo em conta que os formula 1 que em que ele correu eram bem mais agressivos que os atuais).

E sim, na minha opinião o Hamilton levaria cabazada do Schumi em condições iguais. Simplesmente porque nunca vi o alemão a cometer tanto erro como o rapper. E para além disso não consigo comparar níveis de agressividade (positiva) entre os dois. Se em termos de rapidez penso que a diferença não é assim tão notória, no campo da agressividade o Ham leva 7-0.

Quanto ao nunca ser campeão com um carro pior... Aconteceu com o Kimi [:D], mas sim, também sou da opinião que foi mais consistência e aproveitar o erro alheio, do que talento. Mas entre Ferrari e Williams nos anos do Schumi, será que o Ferrari era mesmo superior?...

O Ferrari de 2007 não era pior que o Mclaren desse mesmo ano, pelo menos eram mto parecidos em performance pura, para mim Ham e Alonso eram e são melhores pilotos que Massa e Kimi.....
Em conjunto Massa e Kimi fizeram mais voltas rápidas, mais Poles, e mais vitórias que os pilotos da Mclaren .....
Não me parece de todo que Kimi tenha sido campeão com o pior carro......Eram sim carros mto idênticos em performance, imagine-se pq [:D][:)]

Última edição:
Diz-se muitas vezes que um piloto com talento se mostra à chuva, mesmo com um carro inferior.
O Senna tinha essa capacidade e demonstrou-o com um Toleman Hart no Mónado ou com um McLaren Ford (motor de cliente) em Donington, só para dar exemplos.

A chuva é um factor que retira 80% da vantagem que um carro superior poderá trazer: reduz o grip mecânico, tracção, travagem, e grip aerodinamico.
Basicamente transforma um F1 num gp3 com esteróides!

Agora, na chuva não é só o factor kit de unhas que conta (embora conte muito): A sorte de não apanhar uma poça quando se sai da linha para ultrapassar, a sorte se não haver mais água numa curva que fizemos a fundo na volta anterior e queremos ainda ir mais além...

E depois o factor balls/risco que um piloto está disposto a correr, (kobayashi ou maldonado, muitas balls ou/muita propensão para correr riscos e "poucas" unhacas) até porque se nos anos 80 bater com um f1 era relativamente normal, hoje em dia é o carro para o lixo, menos um motor para o ano, investigação pelos stewards, fama de crasher, pressão para ser substituído...

Às vezes corre bem, às vezes corre mal. Um piloto que anda no limite vai ter acidentes, é um facto.

E as consequências (profissionais) de bater são hoje muito menos tolerantes do que as dos anos 80/90

11148415_10152898211042411_3775055808527923060_o.jpg

Voltar
Superior