F1 - 2014

Fechar os cockpits não tem nada a ver com por término à negligência na segurança. Tem mais a ver com excesso de zelo numa categoria que sempre teve inerente o risco, que diminuiu bastante ao longo dos anos, mas que nunca será possível eliminar por completo..

.. sob pena de desvirtuar completamente essa mesma categoria, e nem percebo como é que isso é tema de discussão. É a mesma coisa que o futebol passasse agora a ser jogado com uma bola de râguebi.

Fechar os cockpits não tem nada a ver com por término à negligência na segurança. Tem mais a ver com excesso de zelo numa categoria que sempre teve inerente o risco, que diminuiu bastante ao longo dos anos, mas que nunca será possível eliminar por completo..

.. sob pena de desvirtuar completamente essa mesma categoria, e nem percebo como é que isso é tema de discussão. É a mesma coisa que o futebol passasse agora a ser jogado com uma bola de râguebi.

Que exagero!!!
A formula 1 sempre mudou ao longo dos tempos e sempre irá mudar, onde é que uma redoma no cockpit disvirtuava um desporto? Hoje em dia aquilo já é mais fechado que outra coisa, a redoma usando os materiais certos e sendo bem desenvolvida era só a cereja em cima do bolo no que toca a segurança dos pilotos...

Há uns anos atrás cada vez que um gajo se espetava eu via rodas a saltar para todo o lado e hoje não....
Também via jerricans de plastico sem qualquer tipo de isolamento e válvulas de segurança a servirem de células de combustivel nos carros e era um regalo ver aquilo tudo a arder tipo churrasco quando o estalo era grande.....
Não havia cá mariquices de capacetes e luvas e outras tretas para o pessoal das boxes, caso houvesse azar, azareco......

Nos primórdios o Fangio andava de touca, óculos e luvas a açapar no meio do monte, nem sei porque meteram capacetes,circuitos fechados com protecções, escapatórias e afins, afinal tudo isto disvirtua o desporto!!!!! Ou então não [:D]

No fundo continuou a ser a classe principal do desporto motorizado [:D]

Última edição:
Se reparares bem a única coisa que se manteve comum ao fim destes anos todos foi o monolugar de cockpit aberto. Se até nisso vão mexer, acho que não vai sobrar nada da F1 original.

Se reparares bem a única coisa que se manteve comum ao fim destes anos todos foi o monolugar de cockpit aberto. Se até nisso vão mexer, acho que não vai sobrar nada da F1 original.

Eu percebo o "romantismo" e percebo o argumento de ser um desporto de monolugares de cockpit aberto, é verdade, sempre foi, mas já vi tanta coisa a mudar na formula 1 ao longo dos anos que em nada me chocava fecharem os cockpits.....

E ia continuar a gostar do desporto na mesma...

Mas para se tomar tal decisão tinham obviamente chegar à conclusão que era o melhor a fazer para melhorar a segurança dos pilotos, fazer por fazer, obviamente que também não.

Última edição:
O cockpit aberto faz parte do risco e da emoção, quem não quer, não corra, acho que já existem protecções/ajudas artificiais a mais nos carros, mas pronto, qualquer dia os jogadores de futebol vão passar a usar capacete, joelheiras, cotovoleiras e, porque não, um colete à prova de bala [:D] [:p]

O cockpit aberto faz parte da tradição do desporto e das regras, nada tem a ver com risco, emoção ou afinidade ao piloto....

Calhou ser cockpit aberto porque nos primórdios do desporto automóvel todos os carros desportivos ou de competição eram abertos e assim foi ficando.

Em Le Mans também se começaram com carros de cockpit aberto e já há muitos anos que a classe rainha tem cockpit fechado.......

Última edição:
O cockpit aberto faz parte da tradição do desporto e das regras, nada tem a ver com risco, emoção ou afinidade ao piloto....

Calhou ser cockpit aberto porque nos primórdios do desporto automóvel todos os carros desportivos ou de competição eram roadsters e assim foi ficando.

Em Le Mans também se começaram com carros de cockpit aberto e já há muitos anos que a classe rainha tem cockpit fechado.......

Lendo as regras é claro que os carros com cockpit fechado têm mais vantagens, apenas e só por isso é que se vêm mais cockpits fechados.

Em caso de incêndio (muito mais comum que acidentes graves na zona da cabeça) parece-me que o cockpit fechado poderá ser pior a emenda que o soneto...

Os carros que têm cockpits fechados têm todos uma coisa que os F1 não têm... portas.

Pronto, além de desvirtuar completamente a modalidade ainda se coloca a questão se seria efectivamente mais seguro, ou em vez disso prejudicial em alguns casos, como este que foi referido acima.

Por mim, era idéia completamente arrumada.

Eu dei o exemplo de Le Mans para se perceber que não foi pelo facto de começarem a serem permitidas abordagens distintas ao "espirito" dos carros que o desporto perdeu interesse ou ficou desvirtuado.....
Na formula 1 já vi carros com 6 rodas, outros com estendais e outras aberrações de design que uma célula de segurança no cockpit parece-me ser uma questão redundante.
Os designers e engenheiros até agradeciam a pica que iria dar desenharem e desenvolverem novos carros com este desafio[:D]

E em caso de incêndio o tempo que perdes a tirar cintos, proteções e volante já é mau, mas facilmente se desenharia um mecanismo que permitisse que a célula se soltasse com um simples toque ou muito facilmente, tanto por fora como por dentro, resistindo inclusive a deformações, mas pronto tudo isto é especulativo, mas não seriam só os incêndios a impedir tal abordagem, se ficasse provado que é mais seguro e se quisessem avançar facilmente se ultrupassava essa questão dos incêndios.

Última edição:
Eu dei o exemplo de Le Mans para se perceber que não foi pelo facto de começarem a serem permitidas abordagens distintas ao design dos carros que o desporto perdeu interesse.....
Na formula já vi carros com 6 rodas, outros com estendais e outras aberrações de design que uma célula de segurança no cockpit parece-me ser uma questão redundante.
Os designers e engenheiros até agradeciam a pica que iria dar desenharem e desenvolverem novos carros com este desafio[:D]

E em caso de incêndio o tempo que perdes a tirar cintos, proteções e volante já é mau, mas facilmente se desenharia um mecanismo que permitisse que a célula se soltasse com um simples toque ou muito facilmente, tanto por fora como por dentro, resistindo inclusive a deformações, mas pronto tudo isto é especulativo, mas não seriam só os incêndios a impedir tal abordagem, se ficasse provado que é mais seguro e se quisessem avançar facilmente se ultrupassava essa questão dos incêndios.

E como é que o cockpit se solta se o carro estiver capotado? [;)]

Irony:
Olhem uma coisa, e se os monolugares começassem a ter guarda lamas para não levantar tanta agua como aconteceu no Japão?
É mais comum haver chuva com consequências de vários acidentes possivelmente graves, do que acidentes em que uma protecção da cabeça do condutor.
Daqui a pouco temos LMP1

E como é que o cockpit se solta se o carro estiver capotado? [;)]

Também não seria impeditivo, bastaria um mecanismo que permitisse uma saida lateral do piloto [;)]
Com vontade não são peaners que impedem o engenho[:D]
Os guarda lamas não são precisos para nada, se a visibilidade é altamente reduzida ao ponto de impedir uma corrida a mesma pode ser sempre cancelada e adiada....Peaners[:D]

Desde que a formula 1 começou a ficar mais preocupada com a segurança que o calcanhar de aquiles é a cabeça dos pilotos, vide Massa, vide Bianchi, vide Espanhola com olho à Camões.
O próprio Deus brasileiro que tantos idolatram ou idolatravam foi pela cabeça que morreu....

Parece-me legitimo pensar-se numa solução. Nada Mais!

Última edição:
Voltar
Superior