F1 - 2013

Lindo ouvir o Mark dizer que agora vai descansar para a Austrália, passar algum tempo na sua prancha ([:D][:D]) e que esse é bom remédio para resolver as coisas. Que depois verá se esse remédio é suficiente (para bom entendedor, meia palavra basta).

O menino do deu vir pedir desculpa agora, não adianta e não muda (perante mim) o que penso dele. Se fosse sempre assim na vida, estávamos mal uns com os outros, baseando tudo no fazer o que se quer para depois "limpar" tudo com desculpas. Não funciona assim. Pelo menos para os adultos.

Muito bom ouvir o menino do dedo dizer que ... "não sabia" das ordens e que ficou "espantado / chocado" quando lhe disseram que tinha desrespeitado as mesmas. Pois, o rádio só deve ter funcionado até à parte em que ele se queixava do andamento (mais rápido!) do colega de equipa. Ou então distraiu-se nessa parte do briefing para a corrida. Enfim, um puto com imenso talento mas que de homem não tem nada.

Mas a impressão que deu é que o Rosberg teria conseguido passar o Hamilton sem dificuldade, na recta por exemplo.

Eu compreendo esse argumento no caso da Red Bull que por pouco não acabou mal, no caso da Mercedes foi muito injusto, o Hamilton ia em modo "eco" e o Rosberg apenas ali, a fazer de conta.

Eu até acho que eles podiam ter deixado o Nico passar. Não acho que desse para haver muita luta, pois o Nico estava mesmo mais rápido que o Ham. O risco aqui eram menor do que na Red Bull.

Dito isto, foi a confirmação de quem é o primeiro piloto dentro da equipa. O bom da coisa é que o Nico, não sendo tão "naturalmente" bom / rápido quanto o Ham, deve estar agora hiper motivado para mostrar que tem tanto valor como o colega de equipa.

não, mas a chamada 2 voltas depois do Webber á boxe é astuta por parte da equipa, que tentou que vettel passasse logo nesse momento para resolver o assunto.

Essa teoria é muito original. Principalmente porque desde o início da corrida que todas as indicações dadas ao Vettel foi para ter calma, que a corrida era longa. E que a estratégia seguida relativamente aos pneus foi assumidamente diferente desde o primeiro pit.

283435_505747299483560_657147471_n.jpg

Oh hey guys good to see you again, what are you doing here?.... OH CRAP!
Este momento foi hilariante e deu para perceber que o cérebro é um orgão tramado[:D] . Tantos anos a parar naquelas cores, que desta feita ele entrou em piloto automático[:D]. Deve ter pregado um susto a alguns mas ainda deu para dar um "olá" a rapaziada [:D]

Foi uma corrida interessante!

Bom arranque do Alonso, que passou o Massa e depois cometeu um erro que não comete muitas vezes, e com isso danificou a asa da frente, o que estragou a sua corrida. Penso que, não fosse isso, e o Alonso poderia perfeitamente ter lutado pela vitória hoje. A Ferrari arriscou ao tentar manter o carro em pista até trocar os pneus, e deu-se mal com isso.

Quanto ao Massa, pois bem, arranca em segundo e acaba em quinto, nunca conseguiu dar luta aos RedBull nem sequer aos Mercedes. E ainda há quem ache que fez uma grande corrida [:)]. A corrida do Massa foi mediocre, a verdade é essa! Sinceramente o Massa não me convence, é capaz do melhor e do pior. Já provou que consegue ser extremamente rápido, mas numa corrida inteira nunca consegue ser consistente. E a F1 vive de consistência.

O Vettel teve uma postura pouco respeitadora para com o Webber, principalmente na forma agressiva com que forçou a ultrapassagem. Mais grave ainda se tivermos em conta que o Webber, segundo ele, levantou um pouco o pé no final da corrida porque a equipa lhe disse que esta estava "acabada". E também foi engraçado o "tirem-mo da frente" do Vettel, ao qual a equipa responde com um "tem calma, ainda falta muito", que pode ser interpretado de variadas formas, tendo em conta o que depois se passou na última paragem do Webber, que me parece ter sido um pouco mais lenta que o normal, isto sem ter a certeza, só analisando os tempos.

E depois o Webber no podium a dizer que "O Vettel é protegido...como sempre" foi uma bicada bem forte na equipa. Qualquer pessoa não fanática percebe que o Vettel é o piloto nº1 na RedBull! E o Webber não é nenhum pato, e não gosta que o façam de parvo, o que compreendo.

E é particularmente curioso como um "Felipe, Fernando is faster than you" levantou tanto alarido, e um "Stay behind Hamilton, you are not authorized to pass him" merece tão poucas referências. È do vermelho do carro da Ferrari?

Ainda há algumas pessoas que se convencem e tentam convencer os outros que as regras de equipa (ou jogo sujo, como lhe chamam) são um exclusivo da Ferrari. E atenção, o Massa, mesmo depois da época miserável que fez no ano passado, tem corrido em igualdade de circunstâncias com o Alonso, o que é natural, pois nesta altura nenhum deles está em muita melhor posição que o outro para ganhar o campeonato.

O mesmo para o Vettel e para o Webber. Acho isto perfeitamente normal. O que não quer dizer que lá mais para a frente seja assim...vai depender dos resultados. Que, cheira-me, serão os mesmos que têm sido: Alonso muito melhor que o Massa, Vettel muito melhor que Webber.

Venha a China!

Adoro estes "pit walks" do Ted Kravitz (Sky Sports) após o final das corridas, já com as equipas a desmontar as boxes e os carros. Sempre com o seu caderno de notas e com imensas informações!

Que bela cobertura estes tipos fazem às corridas!!

Ainda relativamente a Austrália, tenho que partilhar este vídeo, espectacular !

[video=youtube;_RafCdZK-mE]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_RafCdZK-mE[/video]

O vídeo final da Sky Sports (resumindo o fim-de-semana deste GP) estava absolutamente magnífico (a música do Maverick Sabre também ajudou)!!!!!apr:)apr:)apr:)apr:).

Se alguém o encontrar no Youtube, que o coloque aqui, pois é excelente!!

Ainda estou a tentar perceber como é que o Alonso não parou para trocar a asa. Não podia não saber e mesmo que não tivessem pneus prontos, era melhor perder algum tempo mas manter-se em prova e amealhar uns pontinhos do que acontecer o que aconteceu, e que até podia ter sido pior. Foi um risco idiota, sem qualquer juízo. Mais umas assim e quero ver como é que a Ferrari justifica o Massa a trabalhar para o Alonso.

Agora os casos quentes: eu gostei imenso de ver a luta da Red Bull. O Vettel pode ter desrespeitado ordens de equipa, arriscado imenso naquela ultrapassagem, quase ter provocado um AVC à equipa, mas foi emocionante ver os dois a lutar. Provocou bons momentos de F1. Se formos a falar de personalidades, tanto critico o Vettel por ser hipócrita, se veio pedir desculpa no fim, como o Webber por se queixar que as ordens que foram dadas não foram cumpridas. Ele deve ter percebido que o Vettel não estava só a ameaçar, queria mesmo ganhar. Defendeu-se como pôde e no fim, perdeu. O Vettel estava mesmo mais rápido, tanto que acabou a alguma distância. O Webber perdeu em pista e agora amuou porque o Vettel passou? Queria escudar-se nas ordens de equipa?

O caso da Mercedes: foi nítido que o Hamilton é o 1.º piloto da equipa. Se a meio da corrida havia a questão de ver qual a melhor estratégia, no fim estava mais que visto que o Rosberg ganharia naturalmente ao Hamilton. O Rosberg teve de engolir e amansar. Deve ser frustrante a esta altura do campeonato já estar a servir o colega.

Depois deste grande prémio, aquilo que acho que mais o marcou foi o lodo que veio à tona. Toda a gente quer ganhar e marcar posição na equipa nesta fase e os podres revelam-se. É claro que o mundo não é cor-de-rosa mas há coisas evitáveis. Os profissionais da F1 (pilotos e restante equipa) não deixam de ser pessoas e como tal deviam ter mais princípios. Há vida para além da F1.

Se as corridas estão boas, o clima na Mercedes e sobretudo na Red Bull deve estar mais que pesado. Por mim, e julgo que falo por todos os espectadores, desde que haja espectáculo em pista...

Quanto ao Massa, pois bem, arranca em segundo e acaba em quinto, nunca conseguiu dar luta aos RedBull nem sequer aos Mercedes. E ainda há quem ache que fez uma grande corrida [:)]. A corrida do Massa foi mediocre, a verdade é essa! Sinceramente o Massa não me convence, é capaz do melhor e do pior. Já provou que consegue ser extremamente rápido, mas numa corrida inteira nunca consegue ser consistente. E a F1 vive de consistência.

Quanto ao Massa, disse ali atrás que fez uma corrida morna e que partir de 2º e acabar em 5º não se pode considerar uma grande corrida, excepção feita ao último terço. Mas no replay da Sky deu para ver que o que o lixou foi o acidente do Alonso com o Vettel, já que ele teve que travar mais que o habitual para evitar bater na traseira do Alonso e com isso perdeu uma data de lugares.

Ainda estou a tentar perceber como é que o Alonso não parou para trocar a asa. Não podia não saber e mesmo que não tivessem pneus prontos, era melhor perder algum tempo mas manter-se em prova e amealhar uns pontinhos do que acontecer o que aconteceu, e que até podia ter sido pior. Foi um risco idiota, sem qualquer juízo. Mais umas assim e quero ver como é que a Ferrari justifica o Massa a trabalhar para o Alonso.

Agora os casos quentes: eu gostei imenso de ver a luta da Red Bull. O Vettel pode ter desrespeitado ordens de equipa, arriscado imenso naquela ultrapassagem, quase ter provocado um AVC à equipa, mas foi emocionante ver os dois a lutar. Provocou bons momentos de F1. Se formos a falar de personalidades, tanto critico o Vettel por ser hipócrita, se veio pedir desculpa no fim, como o Webber por se queixar que as ordens que foram dadas não foram cumpridas. Ele deve ter percebido que o Vettel não estava só a ameaçar, queria mesmo ganhar. Defendeu-se como pôde e no fim, perdeu. O Vettel estava mesmo mais rápido, tanto que acabou a alguma distância. O Webber perdeu em pista e agora amuou porque o Vettel passou? Queria escudar-se nas ordens de equipa?

O caso da Mercedes: foi nítido que o Hamilton é o 1.º piloto da equipa. Se a meio da corrida havia a questão de ver qual a melhor estratégia, no fim estava mais que visto que o Rosberg ganharia naturalmente ao Hamilton. O Rosberg teve de engolir e amansar. Deve ser frustrante a esta altura do campeonato já estar a servir o colega.

Depois deste grande prémio, aquilo que acho que mais o marcou foi o lodo que veio à tona. Toda a gente quer ganhar e marcar posição na equipa nesta fase e os podres revelam-se. É claro que o mundo não é cor-de-rosa mas há coisas evitáveis. Os profissionais da F1 (pilotos e restante equipa) não deixam de ser pessoas e como tal deviam ter mais princípios. Há vida para além da F1.

Se as corridas estão boas, o clima na Mercedes e sobretudo na Red Bull deve estar mais que pesado. Por mim, e julgo que falo por todos os espectadores, desde que haja espectáculo em pista...

Discordo da avaliação ao Webber. Pelo que me foi possível perceber o Webber teve possibilidade de fechar o Vettel e continuar na frente mas não quis levar a luta mais longe por sensatez/maturidade. Pelo menos foi isso que transpareceu na análise da Sky. Pode-se também ter dado o caso de se ter defendido mal, mas o Webber é muito bom no mano a mano por isso não acredito muito. Mesmo assim eles tinham os dois a mesma ordem; manter posições e poupar pneus e o Vettel foi desleal.

Última edição:
Estás a dizer que o Webber baixou os braços?

Estou a dizer que pode ter evitado um possível toque, porque para defender a posição teria que virar de forma agressiva para a esquerda para tapar Vettel. Os gajos da Sky até disseram que se fosse outro que não Vettel talvez o tivesse feito. É de lembrar que ambos já se anularam e talvez o Webber não quisesse arriscar semelhante desfecho. É uma interpretação, mas como disse pode também não se ter defendido da melhor forma na parte final da luta com o Vettel.

Sem discutir a opinião de outros "colegas daqui", até porque as respeito a todas, acho que o Mark foi inteligente e profissional. Profissional porque não colocou em perigo um colega de profissão e profissional porque não arriscou prejudicar gravemente a sua equipa, aquela que, no final do dia, lhe passa o cheque.

Ali um piloto com menos maturidade teria fechado, ainda para mais sabendo que havia um "acordo / estratégia". Não acho que ele tenha facilitado "no braço". "Abriu" a porta para evitar males maiores. E sabendo-se que a sua posição na equipa não é, nem de perto, nem de longe, semelhante à do Vettel (por muito que o Helmut Marko e o Horner digam que na Red Bull não há "primeiro piloto"), ele poderia estar ali a arriscar muito mais do que um toque.

Concordo com a apreciação dos comentadores (Herbert, Hill, Brundle) da Sky Sports. O Mark é o mais velho do grid, tem um carro vencedor, teve oportunidade de ser campeão do mundo e não o foi, tendo sido o Vettel três vezes consecutivas, está perante um colega de equipa que não é de "confiar" e que lhe fez esta "brincadeira", pelo que agora poderá entrar naquele modo "to hell with it i'm gonna give a try to the world championship"! E é aqui, nesta postura, que devem estar os nervos do Horner.

Poderá ultrapassar isso ou não. Veremos. A época é longa. O Brundle teve um comentário bem interessante acerca destas questões, pois ele referiu-se a uma altura em que foi manager do Coulthard e, algures em 1998, foi pedido a este que "abdicasse" de uma vitória a favor do Mika. Isso foi feito mas houve imensa discussão e o Brundle disse que o ambiente dentro da equipa, naquela temporada, nunca mais foi o mesmo. Foi feito um "acordo de cavalheiros" de que o Mika "devolveria" a vitória ao escocês, mas o máximo que fez foi isso mas com um terceiro lugar.

Lá está, se as coisas já não eram fáceis entre aqueles dois, agora então ... não devem ser nada de nada! Cada um para seu lado. E dado que este deve ser o último ano do Mark na Red Bull (e quiçá na F1), ele deve estar por tudo e nas tintas para o menino do dedo. Só se a Red Bull lhe acenar rapidamente com algum contrato chorudo para 2014 e isso o acalme, mas acho que hoje foi feito um dano irreparável numa relação que nunca foi boa.

E como já disse, a vida é irónica. E muito nestas coisas do desrespeito para outrem. E o menino do dedo vai aprender isso.

Voltar
Superior