F1 - 2013

Na Sky Sports, perguntam ao Johnny Herbert e ao Damon Hill se no tempo deles recebiam ordens das equipas:

JH: Sim, o Peter Sauber deu-me ordens em duas corridas seguidas.
DH: O Jacques Villeneuve uma vez roubou-me o almoço.

[:)]

Só vou gostar do Vettel quando for para a Ferrari. Sinto por ele o que sentia pelo Schumacher quando estava na Benneton...depois tudo mudou e passou a ser o Schumi [:D]

Portanto Ferrari diz que o Alonso é mais rápido, Mercedes define posições das boxes, Red Bull a dizer claramente que mandou manter posições.

A conversa das ordens de equipa pode acabar ou ainda se safa alguém?

Continuas sem perceber o cerne da questão.

O que muitos dizem ser normal é a equipa escolher um piloto número 1 logo no inicio e prejudicar um piloto que até possa ser mais rápido, como fizeram com o Massa logo na primeira corrida.

Na Red Bull foi exactamente o oposto, seria de esperar que o Vettel fosse o "menino de ouro" mas o que vimos foi a equipa a tentar proteger o Webber.

Esta é a diferença... E não tenho dúvidas que o voltarão a fazer com qualquer um dos pilotos, seja ele quem for.

Mas tudo bem, podemos continuar a fazer de conta que falamos de coisas diferentes.

Primeiro obrigado ao Bj40 pelo link!

Fazendo uma primeira análise à corrida, registo o erro da Ferrari / Alonso. Este poderia não ter visto mas sentiu algo na frente. E aqui não se arrisca. Pagaram caro um erro que não lhes é comum.

A McLaren está melhor do que parece. E viu-se que o Button, a certa altura, andou ali ao ritmo dos Mercedes (após ter sido dobrado por ter ficado nas boxes sem uma roda). Devem estar de regresso brevemente.

Os Mercedes estiveram perto mas talvez que para o estarem, tenham andado no limite dos limites (em pneus e consumo). Mas estão onde (talvez) ninguém esperasse que estivessem. Não foram os problemas de consumo do Ham e as ordens de equipa para o Nico, e talvez tivessem acabado muito mas perto dos Red Bull. Se dava para lutar ou passar ... já é um grande "se". Mas gostei de ver e fico contente de ver dois excelentes pilotos (Ham e Nico) lá na frente. Agora deixa ver como a "velha raposa" Ross vai lidar e gerir o que se passou nesta corrida. Aquele final "remember this one" poderá vir a ter muito que se diga. Claramente, por muito que o neguem, o Ham é o "chefe de fila" na Mercedes. Se não se sabia ... já se sabe.

Os Lotus hoje andaram abaixo do que se esperava. Partiram mal e talvez a temperatura ambiente e da pista não estivesse nas suas previsões. Claramente não tiveram carro (entenda-se) setup para esta corrida. Salvaram os móveis mas pouco mais. Mas hão-de voltar! Go Kimi go!!!! Memorável aqueles "roda com roda" entre ele e o Niko[:cool:]. Tudo bem que ele queixou-se no rádio, mas soube bem ver.

E para terminar a cena da corrida. Os pilotos da Red Bull e os seus fun and games. Para já acho que o Vettel é um "arrogantezinho". Gozam com o Alonso ser beneficiado perante o Massa, mas aqui o Vettel mostrou que é igual ao asturiano. Mas entre os dois, admiro bastante mais o talento do espanhol. O Vettel a dizer que era muito mais rápido que o Mark e este, nesse preciso momento, espeta-lhe com um tempo "meio segundo" mais rápido! Nunca me pareceu que o Vettel estivesse mais rápido ou claramente mais rápido que o colega. Só o foi no final mas aí (e o Mark acaba de o dizer) houve ordens de equipa. E o Mark disse-o, preto no branco, que hoje o menino do dedo no ar foi protegido ("... as usual...", dito por ele, para quem possa duvidar de algo).

Aquele momento, na recta da meta, em que o Vettel passa entre o Mark e o muro das boxes, só não deu asneira por sorte e porque o australiano desviou ligeiramente. Caso contrário o Vettel acabava no muro (e o colega também). Se fosse ao contrário, tenho a certeza que isso teria acontecido.

Acho que o Mark acabou de "finar" as suas hipóteses de ficar na Red Bull. O Vettel é o menino e o Helmut Marko detesta o Mark. No entanto, agora que ele foi entrevistado pela Sky, ele disse claramente que foi dada indicação para manterem posições (quando o Mark estava na frente) e que assim que o primeiro "abrandou", o Vettel o atacou e passou. O próprio Horner acaba de dizer que o Vettel não respeitou o acordado. Sinceramente, acho louvável os responsáveis darem a cara a dizerem que perderam o controlo sobre os seus pilotos. Além disso, no final do dia, eles é que fizeram pontuação máxima.

Eu sei que eles são pilotos e competitivos mas ... o Vettel mostrou aquilo de que é (mal) feito. Como a vida é irónica, mais GP, menos GP, o Mark vai dar-lhe o troco, provavelmente não o "ajudando" nalgum momento em que o alemão precise. Este será sempre primeiro piloto (escusa a Red Bull de dizer que não), mas mostrou desrespeito pelo colega e equipa. No final do dia o alemão foi campeão estes anos porque é parte de uma equipa (que inclui o colega). Não foi campeão num carrinho de rodas feito em casa.

Volto a repetir. A vida é irónica e nos dias que correm, neste mundo actual que prima por ser louco e duro, esta brincadeira do Vettel vai ser paga lá para a frente.

A reunião de debrief na Red Bull vai ser algo de ... "energético"!!!!!

Venha o GP da China!!

Afinal o Vettel foi um porquinho. Não tinha percebido à partida que a RedBull tinha mandado manter as posições! Foi jogo sujo.
Ou seja, os quatro primeiros deveriam ter a seguinte ordem,
1. Webber
2. Vettel (precisa de humildade realmente!)
3. Rosberg
4. Hamilton (consciência tranquila)

O Alonso afinal faz falta na corrida para haver menos emo's [:cool:]

"I'm sure you and Villeneuve had problems in your days"
"Well, yeah I beat him"
[:D]

Hoje ficou provado que lá na frente todas as equipas dão ordens para as posições, o único senão é que o Vettel não obedece e até lhe tem corrido bem! [:D]

2013324957571_164499814_II.jpg

O Ham estava desconfortável no pódio. Uma coisa é isto passar-se mas no final acabar a ganhar. É uma vitória para a estatística mas, no futuro, falar-se-à de uma vitória e nem todos se lembrarão de ordens de equipa.

Agora para um terceiro lugar ... pois percebo o Ham. Mas dou-lhe o benefício da humildade e franqueza em pleno pódio. Também se percebe pois eles (Ham e Nico) são amigos desde a adolescência. Correram um contra o outro, como colegas de equipa, tendo muitas histórias para contarem em conjunto.

Neste pequeno grande pormenor dá para fazer a comparação com o menino do dedo, que no final não estava esfuziante mas não deu ares alguns de saber que tinha desrespeitado as ordens da equipa.

Claro que estas cenas de hoje virão avivar a questão das ordens de equipa. Não gostamos delas, por vezes não as percebemos, mas no final do dia aquilo é negócio. E muitos milhões. Com muita coisa em jogo! E as equipas acabam por ter de responder a patrocinadores e construtores e têm de garantir que não são faladas pelas piores razões, sendo talvez a "pior" um acidente entre companheiros de equipa.

Pronto, o menino do dedo já se desculpou publicamente (disse-o a Sky). Yeah right, no final do dia, desrespeitou as indicações, o colega, arriscou a corrida dos dois e ganhou porque desrespeitou um determinado plano.

Goste-se ou não se goste, mais uma vez confirmei que a personalidade deste rapazito não acompanha o talento dele. Mas de longe!! E isso nunca mudará. Continua a ser um menino mimado, que faz mer*a de propósito e depois vem pedir desculpa. E tudo acaba bem. É a visão típica da sua infantilidade.

Voltar
Superior