Dá-me um exemplo. É que dizer isso é bonito mas convém depois pensar e realmente pensar se dentro de uma pista isso faz sentido.
O carácter (ou a personalidade) não ganham corridas mas o que move a F1 ou qualquer outra vertente do "motor racing" não são só as vitórias. Na minha opinião claro.
Ainda hoje vimos um Hamilton que não desiste, se lhe fecham a porta ele não se encolhe, se é mais rápido que o carro da frente faz tudo para ultrapassar, isto dá às corridas a emoção e o sentimento de luta que elas precisam.
Eu não quero ir para casos extremos mas porque raio é que o Senna é um Deus e o Prost um demónio, à vista da maioria dos fãs de F1? Tem mais um título que o Ayrton, foi piloto McLaren, Ferrari e Williams (se calhar as 3 mais influentes da época) e ainda assim é visto com maus olhos, muito devido ao duelo que travava com o Senna.
A diferença que as pessoas vêem num e noutro resumo a uma coisa: carácter.
E o Schumacher... O Schumacher que já vai em 7 títulos. E tende a ser injustiçado pelo juízo das pessoas.
E eu nem os acho assim tão diferentes para ser sincero, ou não olho para o Prost como um comedor de criancinhas, mas isso é outra conversa.
O Colin McRae só ganhou um título do Mundial de Ralis mas é invariavelmente intitulado de "melhor piloto de sempre", "o meu piloto preferido", etc, etc. Caramba e o Loeb já vai em 8 títulos??
Mais uma vez a diferença está em algo que vai para além de vitórias, de records. A diferença está naquilo que cada um deu aos adeptos, está no gosto de se ver este ou aquele piloto mesmo quando não ganha.
A verdade é que o Alonso é um puto mimado, ganhou o título quando tinha um carro claramente melhor (agora está no lado inverso é verdade), foi sempre levado ao colo pelos directores de equipa, os colegas de equipa sempre lhe baixaram as calças e não lida bem com o fracasso ou quando as coisas correm mal.
Mas admito que quando tem carro e quando se apanha na frente da corrida é muito difícil de bater (ultrapassar).
---------
E se querem falar de vitórias... Não querendo entrar em clichés mas toda a gente sabe que na corrida que decidia o título da antecâmara da Fórmula 1 o Manuel Gião tinha ganho ao Alonso. Claro que no fim o Alonso iria continuar a ser o escolhido para a F1 porque tinha o Santander e é espanhol mas que raios, jogou sujo, venceu uma corrida com a ajuda dos comissários de prova e passou impune. Para a história fica Alonso campeão e Manuel Gião Vice-Campeão, mas eles sabem, nós sabemos que isso não é verdadeiro.
-------
Mas é como eu digo, cada um tem maneiras diferentes de ver uma corrida, de ver um jogo de futebol, de ver um filme, etc.
Eu aprecio muito as qualidades que vejo em pilotos como Senna, Schumacher, Mansell, Damon Hill, Hamilton, etc, é na atitude deles que me revejo enquanto adepto. Mas não somos todos iguais por isso é natural que haja quem aprecie mais o estilo Alonso, Montoya, Prost, etc.