F1 - 2012

What a race!!!

Carros mais falsos no limite e pneus mais fracos quando usados foram a principal emoção desta corrida.

Por outro lado é com muita pena que vejo que as regras de luta pela posição se alteraram e agora já só se pode mudar 1 única vez de direcção quando em luta directa por um lugar... ridículo.

Os Maclaren não tiveram luta e, por mero acaso, o vettel acaba por ter o bamburrio (sorte) do Pace car entrar quando entrou...

E, mais uma vez, as primeiras posições na corrida são mais decididas pelo carro do que pelo piloto.

Perez, Maldonado, Kobayashi, Raikonnen e Alonso a serem os verdadeiros lutadores nesta corrida. O Weber também não esteve muito mal.

Estou bastante desapontado com o hamilton.

é certo que teve azar no safety car, e que isso foi uma das causas de ter perdido a 2ª posição. Mas por outro lado, mesmo sem safety car perdia essa posição, e partindo colado ao vettel, foi incapaz de ultrapassar.

Será que quando ele agora diz "championshio is about consistency" significa que se vai contentar com 2ºs e 3ºs lugares...hmmm

Em suma, o button, um gajo que nao vi como ameaça à supermacia do hamilton no 1º ano e 1ª metade do 2º ano, está desde aí a mostrar-se superior ao hamilton...BAH

Uau ......... Compraste finalmente uns óculos novos!!!!![:cool:]

Última edição:
Jenson-Button-vence-na-Austr%C3%A1lia.jpg

Foi também o reparei mais nesta corrida, até apetece perguntar: o que é que ele fez ao talento que tinha? Atirou-o pela janela???
Mas admito que o Button cada vez está mais forte, então em perspectiva de corrida vai a todos os detalhes, nisto é de longe o melhor.

Eu acho que o Hamilton não perdeu talento nenhum, a cabeça é que nunca foi o forte dele e se não tiver um forte apoio por trás vai-se abaixo.

É sabido que o Hamilton foi "fabricado" desde pequenino pela Mclaren, lá está em casa e não deve ser fácil ver o Button chegar e ir-se impondo cada vez mais na "sua" equipa. E, se por um lado, isto deve deitar abaixo o Hamilton, no Button deve ter o efeito exactamente inverso e corridas como a de hoje são autênticas injecções de confiança em dose industrial.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Falando da corrida propriamente dita, há muita gente a destacar:
- Button fez uma corrida perfeita, rapidíssimo no arranque, colocou logo toda a gente em sentido com um avanço confortável que pode gerir como bem entendeu e mesmo após a passagem do SC pela pista tratou de deixar bem claro que hoje estava ali para ganhar;

- Vettel era uma das minhas maiores curiosidades da corrida, logo no início pensei que finalmente tinha a oportunidade de o ver a correr de trás para a frente e não desiludiu, fez uma boa corrida de faca nos dentes mas hoje não dava mesmo para bater os Mclaren. Com um pouco de sorte a premiar o seu esforço ainda conseguiu passar o Hamilton e depois segurou-o bem mas em condições normais dificilmente lá chegava;

- Alonso fez uma grande corrida. Não gosto do feitio do espanhol mas hoje fiquei claramente com a sensação que se a Ferrari não sai de Melbourne envergonhada muito se deve ao espanhol que, depois do erro na qualificação, tirou tudo o que o carro tinha para espremer;

- Schumacher parece estar em boa forma e aguentou-se muito bem na luta pelos primeiros lugares, a segurar Vettel atrás de si, enquanto o carro assim o quis. Acaba por ser inglória a sua desistência e fica no ar a dúvida se se aguentaria nos primeiros lugares ou se acabava por se afundar como acabou por acontecer com Rosberg;

- Kobayashi e Perez. Quando olho para a dupla de pilotos da Sauber ainda me interrogo mais que raio anda o Massa a fazer na Ferrari. Mais uma vez os dois pilotos desta equipa a fazerem uma corrida muito certa mas aguerrida, com Perez mais uma vez a fazer uma poupança dos pneus e a serem premiados com dois lugares nos pontos (6º para Kob e 8º para Per).

Corridas mais "mornas" para Hamilton, Webber e Raikkonen.

- Hamilton andou sempre pela frente, fez a pole e não esteve propriamente mal em corrida mas pareceu sempre um furo abaixo de Button e contas feitas acaba mesmo por ficar atrás de Vettel. Pior que isso, para mim, foi a forma como lidou com a derrota. É certo que ninguém gosta de perder mas depois das quebras e quezílias do ano passado, aquele amuo no pódio não augura nada de bom. Pode ser que esteja enganado, vamos ver que resposta vai dar na pista.

- Webber, a jogar em casa, andou um bocado invisível a corrida toda, nunca deu muito nas vistas mas acaba atrás dos Mclaren e Vettel. Ainda não foi desta que um Australiano ganhou em casa.

- Raikkonen esteve um pouco acima das minhas expectativas neste seu regresso, eu que sou fã do finlandês, andou bastante bem na primeira parte da corrida mas depois da entrada do Safety-Car apagou-se um bocado. O sétimo lugar final acaba por não ser mau de todo mas depois de alguns apontamentos que se viu na corrida e da qualificação de Grosjean fica a sensação que poderia dar um pouco mais.

Por fim, as minhas medalhas de lata vão para Massa e Maldonado:

- Massa dispensa grandes explicações, depois do acidente nunca mais foi o mesmo e começa a ser confrangedor vê-lo arrastar-se pelas pistas. Hoje mais uma vez foi-se afundando, em contraste com o seu companheiro de equipa e, à falta de Hamilton por perto, engalfinhou-se com o gajo que arranjou com o capacete mais parecido com o do inglês.

- Maldonado podia até estar nos destaques positivos da corrida mas para mim fez que chegue para merecer a distinção que lhe atribuo: o acidente com Grosjean pode ter sido considerado um simples incidente de corrida mas para mim é uma manobra suja do venezuelano e já não é a primeira nem a segunda vez que se envolve em manobras do género (assim de repente, Mónaco 2011). No final, acaba no muro porque teve mais olhos que barriga. Era tentador ir atrás do Alonso mas a verdade é que aquele 6º lugar lhe permitia marcar mais pontos numa só corrida do que aqueles que a Williams obteve na época de 2011 inteira. Como se já não bastasse o primeiro toque, acaba por comprometer um resultado importantíssimo para a equipa.

- Maldonado podia até estar nos destaques positivos da corrida mas para mim fez que chegue para merecer a distinção que lhe atribuo: o acidente com Grosjean pode ter sido considerado um simples incidente de corrida mas para mim é uma manobra suja do venezuelano e já não é a primeira nem a segunda vez que se envolve em manobras do género (assim de repente, Mónaco 2011).
mete Spa nisso. é a manobra mais porca que vi na F1 desde os tempos aureos do MSC

mete Spa nisso. é a manobra mais porca que vi na F1 desde os tempos aureos do MSC

Eu lembrava-me que tinha havido mais casos do género mas não me lembrava exactamente onde tinham sido, para além do Mónaco.

Só tive pena do que lhe aconteceu por causa da Williams, que é uma equipa com que simpatizo muito.

Factos que retenho da corrida de hoje sobre os candidatos ao título:

- Red Bull e Mclaren estão em pé de igualdade, a única diferença notada foi que os Mclaren estão a aquecer os pneus mais rápido que os RB daí a vantagem da Mclaren na qualificação e no início de corrida. Ambas as equipas tem uma grande taxa de desenvolvimento mas a RB ainda tem um grande potencial para espremer dos escapes já que ainda não encontrou a solução ideal, nos treinos ainda andaram a experimentar algumas soluções diferentes;

-Mercedes com boa performance em qualificação, em corrida ainda não têm o acerto de camber perfeito, o carro só funciona razoavelmente bem com um composto. As "f-duct" dianteira e especialmente a traseira estão a dar-lhes alguma vantagem neste momento (18km/h em linha recta) já que é a única equipa que tem os sistemas a funcionar a 100%, daqui a 3/4 corridas todas as equipas de topo vão ter esse sistema e a vantagem da mercedes vai-se perder;

-Lotus está com um carro muito equilibrado tanto em quali como corrida, quando o Kimi acertar os problemas da direcção vai conseguir alguns pódios para a Lotus, com um piloto do nível do kimi na equipa a Lotus vai trabalhar o máximo ao nível do desenvolvimento para dar-lhe o melhor carro possível.

-A Ferrari para este ano desenhou um carro radical que precisa de muitos testes para retirar o seu potencial, a geometria da suspensão da frente em favor da aerodinâmica prejudica o equilíbrio do chassis e as "condutas acer" que tinham como objectivo funcionar como um escape para selar o difusor estraga o fluxo de ar tanto para o difusor como para a asa por cima da luz de nevoeiro, foi perfeitamente visível a luta dos pilotos tanto na entrada em curva como na saída, seja em curvas lentas ou rápidas porque o carro simplesmente não tem equilíbrio tanto aerodinâmico como mecânico. Resumindo, a Ferrari já está a trabalhar na correcção destes problemas e para Maio vai aparecer praticamente com uma versão B do carro em Mugello. O 5º lugar de hoje só foi possível graças ao talento, do que é considerado pelos próprios companheiros de profissão, o melhor piloto actual da F1. Para as próximas corridas a diferença de 0,3s por volta, bem mascarada pelo Alonso, pode transformar-se praticamente no dobro consoante a natureza do circuito ja que este circuito é praticamente um circuito de "pára-arranca".

Um piloto que tem um carro rápido se pensar que é mais lento que os outros vai criar um nerf psicológico. Ainda agora o campeonato começou e já andam a massacrar o Hamilton.

Motivação pessoal é uma coisa. Todos a têm de ter. Deitar cá para fora é outra. Não vês mais nenhum piloto com o tipo de postura dele. É uma constatação, não é um "massacre" a ninguém.

Eu acho que o Hamilton não perdeu talento nenhum, a cabeça é que nunca foi o forte dele e se não tiver um forte apoio por trás vai-se abaixo.

É sabido que o Hamilton foi "fabricado" desde pequenino pela Mclaren, lá está em casa e não deve ser fácil ver o Button chegar e ir-se impondo cada vez mais na "sua" equipa. E, se por um lado, isto deve deitar abaixo o Hamilton, no Button deve ter o efeito exactamente inverso e corridas como a de hoje são autênticas injecções de confiança em dose industrial.

É também a minha opinião. Mas acrescento que, pelo que tem dito, ele pode estar a mudar (por pressão externa ou não) e estar a adoptar uma estratégia de corrida mais calculista e menos espontânea, que era a imagem dele, mas que trouxe mais dissabores que sucesso.

É também a minha opinião. Mas acrescento que, pelo que tem dito, ele pode estar a mudar (por pressão externa ou não) e estar a adoptar uma estratégia de corrida mais calculista e menos espontânea, que era a imagem dele, mas que trouxe mais dissabores que sucesso.

Acaba por ser normal com o amadurecimento do piloto. O Hamilton chegou muito novo à F1 e cheio de sangue na guelra. É de esperar, se quiser evoluir para não se perder, que se venha tornando mais calculista e menos impetuoso.

O problema aqui é que ele estava na pole, estratégia calculista nesta corrida não faz sentido.
Já me lembrei do pacto que existiu entre o Hakkinen e o Coulthart na altura também na Mclaren... que era: quem fizer a primeira curva na frente fica nesse lugar, não há ataques do colega de equipa.
É que vendo bem as coisas, o Hamilton nunca ameaçou o Button na corrida, além disso perdia tempo para este.

O problema aqui é que ele estava na pole, estratégia calculista nesta corrida não faz sentido.
Já me lembrei do pacto que existiu entre o Hakkinen e o Coulthart na altura também na Mclaren... que era: quem fizer a primeira curva na frente fica nesse lugar, não há ataques do colega de equipa.
É que vendo bem as coisas, o Hamilton nunca ameaçou o Button na corrida, além disso perdia tempo para este.

A minha afirmação surge de palavras dele, não tem nada a ver com a prestação na corrida.
Nem acredito que haja jogos de equipa nesta altura. Mesmo que houvesse, o Hamilton ia andar colado ao Button, não ia ficar em 3.º. Simplesmente não conseguiu mais.

A minha afirmação surge de palavras dele, não tem nada a ver com a prestação na corrida.
Nem acredito que haja jogos de equipa nesta altura. Mesmo que houvesse, o Hamilton ia andar colado ao Button, não ia ficar em 3.º. Simplesmente não conseguiu mais.

Exactamente, simplesmente não conseguiu mais, até era mais plausível um acordo na primeira corrida do ano como já aconteceu no passado na mesma equipa entre pilotos diferentes do que estratégia calculista, porque simplesmente na corrida não existe nem um único dado para que se possa afirmar que ele optou por essa estratégia.

Estou a ver o ppl da Mercedes mto entusiamado para Sepang.

Pode mto bem acontecer q as duas rectas favoreçam a f-duct xpto. Apostei um pco neles no predictor!

Voltar
Superior