Foi também o reparei mais nesta corrida, até apetece perguntar: o que é que ele fez ao talento que tinha? Atirou-o pela janela???
Mas admito que o Button cada vez está mais forte, então em perspectiva de corrida vai a todos os detalhes, nisto é de longe o melhor.
Eu acho que o Hamilton não perdeu talento nenhum, a cabeça é que nunca foi o forte dele e se não tiver um forte apoio por trás vai-se abaixo.
É sabido que o Hamilton foi "fabricado" desde pequenino pela Mclaren, lá está em casa e não deve ser fácil ver o Button chegar e ir-se impondo cada vez mais na "sua" equipa. E, se por um lado, isto deve deitar abaixo o Hamilton, no Button deve ter o efeito exactamente inverso e corridas como a de hoje são autênticas injecções de confiança em dose industrial.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Falando da corrida propriamente dita, há muita gente a destacar:
- Button fez uma corrida perfeita, rapidíssimo no arranque, colocou logo toda a gente em sentido com um avanço confortável que pode gerir como bem entendeu e mesmo após a passagem do SC pela pista tratou de deixar bem claro que hoje estava ali para ganhar;
- Vettel era uma das minhas maiores curiosidades da corrida, logo no início pensei que finalmente tinha a oportunidade de o ver a correr de trás para a frente e não desiludiu, fez uma boa corrida de faca nos dentes mas hoje não dava mesmo para bater os Mclaren. Com um pouco de sorte a premiar o seu esforço ainda conseguiu passar o Hamilton e depois segurou-o bem mas em condições normais dificilmente lá chegava;
- Alonso fez uma grande corrida. Não gosto do feitio do espanhol mas hoje fiquei claramente com a sensação que se a Ferrari não sai de Melbourne envergonhada muito se deve ao espanhol que, depois do erro na qualificação, tirou tudo o que o carro tinha para espremer;
- Schumacher parece estar em boa forma e aguentou-se muito bem na luta pelos primeiros lugares, a segurar Vettel atrás de si, enquanto o carro assim o quis. Acaba por ser inglória a sua desistência e fica no ar a dúvida se se aguentaria nos primeiros lugares ou se acabava por se afundar como acabou por acontecer com Rosberg;
- Kobayashi e Perez. Quando olho para a dupla de pilotos da Sauber ainda me interrogo mais que raio anda o Massa a fazer na Ferrari. Mais uma vez os dois pilotos desta equipa a fazerem uma corrida muito certa mas aguerrida, com Perez mais uma vez a fazer uma poupança dos pneus e a serem premiados com dois lugares nos pontos (6º para Kob e 8º para Per).
Corridas mais "mornas" para Hamilton, Webber e Raikkonen.
- Hamilton andou sempre pela frente, fez a pole e não esteve propriamente mal em corrida mas pareceu sempre um furo abaixo de Button e contas feitas acaba mesmo por ficar atrás de Vettel. Pior que isso, para mim, foi a forma como lidou com a derrota. É certo que ninguém gosta de perder mas depois das quebras e quezílias do ano passado, aquele amuo no pódio não augura nada de bom. Pode ser que esteja enganado, vamos ver que resposta vai dar na pista.
- Webber, a jogar em casa, andou um bocado invisível a corrida toda, nunca deu muito nas vistas mas acaba atrás dos Mclaren e Vettel. Ainda não foi desta que um Australiano ganhou em casa.
- Raikkonen esteve um pouco acima das minhas expectativas neste seu regresso, eu que sou fã do finlandês, andou bastante bem na primeira parte da corrida mas depois da entrada do Safety-Car apagou-se um bocado. O sétimo lugar final acaba por não ser mau de todo mas depois de alguns apontamentos que se viu na corrida e da qualificação de Grosjean fica a sensação que poderia dar um pouco mais.
Por fim, as minhas medalhas de lata vão para Massa e Maldonado:
- Massa dispensa grandes explicações, depois do acidente nunca mais foi o mesmo e começa a ser confrangedor vê-lo arrastar-se pelas pistas. Hoje mais uma vez foi-se afundando, em contraste com o seu companheiro de equipa e, à falta de Hamilton por perto, engalfinhou-se com o gajo que arranjou com o capacete mais parecido com o do inglês.
- Maldonado podia até estar nos destaques positivos da corrida mas para mim fez que chegue para merecer a distinção que lhe atribuo: o acidente com Grosjean pode ter sido considerado um simples incidente de corrida mas para mim é uma manobra suja do venezuelano e já não é a primeira nem a segunda vez que se envolve em manobras do género (assim de repente, Mónaco 2011). No final, acaba no muro porque teve mais olhos que barriga. Era tentador ir atrás do Alonso mas a verdade é que aquele 6º lugar lhe permitia marcar mais pontos numa só corrida do que aqueles que a Williams obteve na época de 2011 inteira. Como se já não bastasse o primeiro toque, acaba por comprometer um resultado importantíssimo para a equipa.