F1 2011

Embore concorde com a não penalização do Button , ela só vem demonstrar quanto vergonhoso tem sido a acção e dualidade de critérios dos comissários.

O Hamilton já estava a ser investigado pelo toque no Webber e ia ser penalizado, com ele não há espinhas.

Agora se comparamos o caso Maldonado/Hamilton com o de Alonso/Button, onde está a diferença?

O Di Resta também em duas corridas apanha duas penalizações por tentativas de ultrapassagem falhadas em que nunca prejudicou o outro piloto, por favor alguém avise os comissários que o homem não é preto.

Já consegui ver os resumos, é inacreditável como a única corrida que perco dá nisto.

Do que deu para ver, corrida excelente, o Lewis tem de se acalmar um pouco, eu não acho que nada do que ele fez seja merecedor de penalização mas depois arrisca-se a não acabar as corridas.

Também fiquei contente de ver o Vettel a perder uma vez, e embora eu até goste dele o rapaz não aguenta mesmo a pressão, e é por isso que cada vez menos o apoio, parece que só está bem quando o deixam rodar sozinho a fazer voltas quase de qualificação e a deixar tudo para trás, quanto toca a lutar de igual para igual sucumbe à pressão, mas dá-se o desconto, o Hamilton era igualzinho.

Não gostei de ver o DRS, pela primeira vez deu uma artificialidade estúpida.

Por fim o Button claramente em altas, com mais ou menos pericia da parte dele, muito bom.

Não sei se alguém concorda, mas para mim a maneira de dar emoção à F1 deveria seguir um caminho, travões e peso! Acabar com DRS, acabar com Kers, os 10 primeiros num determinado GP teriam mais peso no GP seguinte, não um exagero mas o suficiente para serem um décimo ou coisa que o valha mais lentos por volta. Juntando isto à grande problemática dos travões, diminuindo a sua potência, acho que a emoção voltaria num instante!

Já consegui ver os resumos, é inacreditável como a única corrida que perco dá nisto.

Do que deu para ver, corrida excelente, o Lewis tem de se acalmar um pouco, eu não acho que nada do que ele fez seja merecedor de penalização mas depois arrisca-se a não acabar as corridas.

Também fiquei contente de ver o Vettel a perder uma vez, e embora eu até goste dele o rapaz não aguenta mesmo a pressão, e é por isso que cada vez menos o apoio, parece que só está bem quando o deixam rodar sozinho a fazer voltas quase de qualificação e a deixar tudo para trás, quanto toca a lutar de igual para igual sucumbe à pressão, mas dá-se o desconto, o Hamilton era igualzinho.

Por fim o Button claramente em altas, com mais ou menos pericia da parte dele, muito bom.

Não sei se alguém concorda, mas para mim a maneira de dar emoção à F1 deveria seguir um caminho, travões e peso! Acabar com DRS, acabar com Kers, os 10 primeiros num determinado GP teriam mais peso no GP seguinte, não um exagero mas o suficiente para serem um décimo ou coisa que o valha mais lentos por volta. Juntando isto à grande problemática dos travões, diminuindo a sua potência, acho que a emoção voltaria num instante!

Duas vezes se contarmos a do Hamilton, o que prova que ele e o Webber andam lá bem à frente pela supremacia das máquinas, não por terem um nível de condução que os outros não consigam atingir!

A mim só uma coisa me faz espécie, a Ferrari com o orçamento que tem, já não devia ter mudado alguma coisa a nível interno?
É que estes resultados são a roçar o vergonhoso...

Tens 10 anos?

b_hami_webb_montreal_2011-3.jpg

bbarr_will_montreal_2011.jpg

m_susp_montreal_2011.jpg

m_track_sweeper_2011.jpg

schu_merc_montreal_20111.jpg

webb_schu_montreal_2011.jpg

m_petr_rena_montreal_2011.jpg

vett_redb_montreal_2011-13.jpg

x_butt_mcla_montreal_2011-2.jpg

Tens 10 anos?

Tás com alguma dôr ou coisa do género?

E fica sabendo que antes de me vires ralhar com a tua opinião suprema, que presumo que tenhas pela tua recção absurda, que infelizmente não sou piloto de F1 nem engenheiro pelo que não invento estas coisas, ambas estas ideias li de várias pessoas entendidas (nomeadamente ex-pilotos de F1) que enumeram estes dois pontos como excelentes maneiras de se reacender a luta.

Ainda recentemente li uma entrevista do Tiago Monteiro que dizia que se fosse ele limitava imediatamente os travões porque estes F1 têm travões tão potentes que a pericia do piloto nas trajectórias e na colocação do carro em curva é relevada para segundo plano pois os travões desculpam muita coisa ao "parar" tão rápido. Em Indy Car por exemplo bastou proibir travões em carbono e voltar tudo ao aço que só isso aumentou exponencialmente a competitividade.

Quanto ao peso, à semelhança do que já existe em várias modalidades motorizadas vi o Coulthard a falar disso, fazendo um acrescento de peso decrescente de 1º até 10º.

Última edição:

E fica sabendo que antes de me vires ralhar com a tua opinião suprema, que presumo que tenhas pela tua recção absurda, que infelizmente não sou piloto de F1 nem engenheiro pelo que não invento estas coisas, ambas estas ideias li de várias pessoas entendidas (nomeadamente ex-pilotos de F1) que enumeram estes dois pontos como excelentes maneiras de se reacender a luta.

Ainda recentemente li uma entrevista do Tiago Monteiro que dizia que se fosse ele limitava imediatamente os travões porque estes F1 têm travões tão potentes que a pericia do piloto nas trajectórias e na colocação do carro em curva é relevada para segundo plano pois os travões desculpam muita coisa ao "parar" tão rápido. Em Indy Car por exemplo bastou proibir travões em carbono e voltar tudo ao aço que só isso aumentou exponencialmente a competitividade.

Quanto ao peso, à semelhança do que já existe em várias modalidades motorizadas vi o Coulthard a falar disso, fazendo um acrescento de peso decrescente de 1º até 10º.

Aí estás a esquecer-te do contributo que a competição e a F1 dão ao desenvolvimento de soluções que mais tarde são usadas nos carros do dia-a-dia. Não quer dizer que não dê resultado, mas há-de haver uma solução que permita que se continue a evoluir. Estou a referir-me aos travões. O DRS, pqp.

Não vale a pena "discutir" porque não há qualquer semelhança entre as manobras.

De resto o Hamilton se tivesse um bocado menos de areia no cérebro tinha pensado que a corrida estava no início e que muito provávelmente o Button poderia "não o ver" com aquelas condições!

É claro que há semelhanças. É certo que a do Schumi foi esta do Button ao quadrado, mais agressiva, mais perigosa e acima de tudo com muita mais maldade à mistura.

Mas agora o Hamilton já não pode ultrapassar ninguém? Se toda a gente fizesse o que o Button fez não havia ultrapassagens. O Hamilton saiu muito mais rápido, levava velocidade mais que suficiente para, no mínimo, discutir a posição durante a recta e tentou passar pelo único local possível. O Button fechou, fechou e tocaram-se, óbvio.

Portanto, não considero que ninguém tenha ficado mal na fotografia. Penso que o Button podia ter agido de outra forma mas paciência, são coisas das corridas. Agora crucificar o Hamilton é que não, não fez nada de mal, quer é andar para a frente e já percebemos que rodar atrás de pilotos mais lentos não dá para ele.

Ao contrário de outros pilotos que conseguem ir metade de corrida atrás de um piloto claramente mais lento, sem sequer tentarem ultrapassar. E o pior é quando isto acontece em corridas que decidem um título......

o Hamilton podia ter ultrapassado pela direita, que fica fora da linha de corrida, e onde haveria certamente mais espaco, mas quiz ficar por dentro na travagem para a chicane, e correu-lhe mal...

Aí estás a esquecer-te do contributo que a competição e a F1 dão ao desenvolvimento de soluções que mais tarde são usadas nos carros do dia-a-dia. Não quer dizer que não dê resultado, mas há-de haver uma solução que permita que se continue a evoluir. Estou a referir-me aos travões. O DRS, pqp.

Podia-se fazer uma redução significativa ao diâmetro dos discos, por exemplo.

Quanto a soluções como lastros para equilibrar andamentos, sou totalmente contra. Se já se queixam que o DRS é demasiado artificial, isto é o quê?

Na minha opinião, F1 é uma modalidade que precisa de carácter, como tal, acho que a seguinte combinação eria boa:

-aumento do efeito solo;
-controlo de caixa de velocidades, por manete;
-v10 limitado a 900cv- 1 motor para 6 corridas
-pneus maiores dimensões;
-diminuição do apoio gerado pelas asas
- kers - 6 utilizações por corrida

Por alguma razão o GP de Montreal é o meu preferido. (A minha pista preferida é a de Spa - são coisas diferentes).

Os muros tão perto, o layout da pista e por vezes a codições atmosféricas não raro tornam as coridas mto interessantes!

Confirmou-se o potencial que tem esta pista.

A corrida foi absolutamente sensacional!!

Começando pelo SC achei que entrou nos momentos adequados embora se tivesse mantido em pista demasiado tempo em qq das situações (excepto na última para limpar os estragos do Heidfeld).

Já quanto ao Hamilton creio que ele tem vindo a ser algo perseguido, em todo o lado, seja aqui ou nas transmissões de TV. E a verdade é que no final da corrida, até o Button se desculpou.

Claro que o Hamilton é um piloto agressivo, e ainda bem!

No toque com o Webber, qq piloto mediano sabe que em curva, se a roda da frente do que vai atrás, trocar na de trás do que vai à frente, é claro que este se pode despitar ou que aquele pode partir a asa. E foi por isso mesmo que, mais à frente na corrida, numa situação em tudo semelhante o piloto da frente deu espaço ao de trás e assim não houve qq embate (creio que foi o Massa, mas dps confirmo se houver dúvida).

No que toca ao Button, creio que foi um incidente de corrida, tal como o deste com o Alonso.

De resto o Button esteve absolutamente excelente. Passou de último para primeiro em manobras de excelente nível.

O Schumacher tb esteve de forma excelente, mas fiquei impressionante com a pouca capacidade de tracção que o chassis apresentou. Pelos vistos ele não é bom nem na parte mecância nem na aero.

Como já disse antes, e se confirmou o Kobas é piloto mto acima do nivel mesmo na F1, embora tenha que melhorar o nível em qualificação..

Pena o Massa, que teve a oportunidade de ganhar a corrida mas até um HRT o incomodou.

Por fim quanto ao Vettel, provou que ainda não está no ponto. Para se ser um grande piloto não basta ganhar qdo se parte à frente e com o melhor carro. Bastou o Buttom aproximar-se e o psique colapsou...

Última edição:

Eu não me estou a esquecer desse facto e tal como referi acima não estou a defender uma volta à "antiguidade" e volta aos discos de aço, mas limitar a potência dos mesmos no carbono por exemplo, da mesma maneira que se limita a potência dos motores porque não limitar o poder de travagem? É uma solução que segundo eles castiga muito mais os erros do piloto e acentuaria muito o relevo do piloto em relação à máquina.

Podia-se fazer uma redução significativa ao diâmetro dos discos, por exemplo.

Quanto a soluções como lastros para equilibrar andamentos, sou totalmente contra. Se já se queixam que o DRS é demasiado artificial, isto é o quê?

O DRS é artificial pois não é tanto um facilitador de ultrapassagem como uma arma de ultrapassagem sem que o outro se possa defender, mas compreendo a tua questão da artificialidade do lastro.

Na minha opinião, F1 é uma modalidade que precisa de carácter, como tal, acho que a seguinte combinação eria boa:

-aumento do efeito solo;
-controlo de caixa de velocidades, por manete;
-v10 limitado a 900cv- 1 motor para 6 corridas
-pneus maiores dimensões;
-diminuição do apoio gerado pelas asas
- kers - 6 utilizações por corrida

LOL...comentário deverás util!

A unica coisa que faria mudar a F1 era diminurem a carga aerodinamica...assim que corre em ar limpo deixava de ter vantagem face a quem corre em ar turbulento...mas isto era melhorar as corridas mas piorar o desenvolvimento tecnologico da F1.

Por mim as regras estão boas! DRS não é assim tão ridículo...dá imensa emoção e só ajuda quem vai mais rapido! se fores mais lento não te chegas a 1 segundo! se vais mais rápido aproveitas.

Nao percebo a vossa indignação com o DRS....o webber era muito mais rapido que o shummi e nao foi por isso que o passou logo...o button era muitissimo mais rapido por isso foi mais facil...o DRS não ajuda os mais lentos...ajuda quem é rapido a não ficar com a corrida estragada por um enpata qualquer.

Acredito perfeitamente que alguns nao gostem....mas nao é assim tao ridiculo quanto isso.

Desculpa la a minha resposta demasiado directa, mas para mim nao faz sentido retroceder no tempo e piorar os travoes.

O objectivo da F1 é mostrar o que melhor se faz no mundo em performances, estar a prejudicar assim os carros era por um entrave á evoluçao. Além de diminuir a segurança.

O assunto do peso, se um carro ficou em primeiro é porque os engenheiros se esfoçaram para elevar o carro a um nivel superior, estar a prejudica-los por isso parece-me injusto. E ainda, se um carro do fim do pelotao ficasse em 3º ( como o tiago monteiro uma vez) ainda ia ficar pior na proxima corrida?

Há muitas formas de aumentar a competividade, mas nao me parece que passe por essas duas alternativas.

A natureza dos carros de Fórmula 1 não permite que haja grandes emoções na pista.São carros muito dependentes de ar limpo e quando um carro persegue outro a pouca distância em curva o facto do ar que o seu carro está a receber ser turbulento afecta a performance.
Claro que se pode cortar em várias áreas, mas penso que a F1 perderia a sua essência que é: representar tecnologia de vanguarda, e inovações criativas.

Voltar
Superior