F1 2011

Mais uma boa corrida.

O Button esteve excelente. Já o Hamilton começou mto bem, mas a estratégia não foi a melhor e dps começou a cometer erros. Esteve bem em conseguir o 4.º lugar no entanto.

Acho que o Ferrari está em boa forma, mas nesta corrida, para o Alonso, a posição na pista nem sempre foi a favoravel.

Mais uma vez os segundos pilotos (Na McL não há 2s pilotos) passaram ao lado da corrida. Quer o Webber quer o Massa continuaum a arrastarem-se. É incrivel como o Webber mantém o segundo lugar no campeonato. Podem-me dizer que é um piloto regular, mas a verdade é que regular e com carro igual tem sido o Vettel.

Achei incomum a explosão no carro do Heidfeld. O Steward ainda se aleijou!

Uma corrida interessante que teve como vencedor um piloto experiente que não cometeu erros e aproveitou da melhor forma a estratégia e condições da pista.

A fase inicial da corrida foi fantástica, deu para ver os pilotos a lutar por posições mas sobretudo com a falta de tracção. Igualmente interessante de observar foi o confronto entre os pilotos da McLaren.

Na minha óptica, o Hamilton tinha de vencer esta corrida pela forma como pilotou naquelas condições, foi fantástico vê-lo espremer o McLaren, mas infelizmente surgiram vários erros que deitaram tudo a perder. O primeiro foi ter deixado a traseira passar a frente do carro, custou-lhe tempo e com a ânsia de não ceder mais terreno para Button e Vettel que aí vinham, LH foi imprudente e por pouco não causava um acidente.
Estava-se mesmo a ver que vinha aí uma penalização, totalmente justificada diga-se. Depois disto, sinceramente não percebi a ideia de trocar os pneus para os intermédios tão cedo, é certo que a pista estava mais molhada mas ainda assim pareceu-me muito arriscado e sobretudo "à pressão". Durou pouco mas somando com os restantes erros e a penalização foi o suficiente para perder a corrida. Ainda assim, a atitude do LH foi fantástica, lutou e conseguiu terminar no 4º lugar!

Quanto aos restantes e muito rapidamente, Alonso não teve andamento para discutir a vitória com os McLaren e Vettel; o Mark e o Massa ficaram-se pela sombra dos seus nº1. Grande luta pelas restantes posições pontuáveis dos quais destaco os resultados de Paul Di Resta e Buemi, P7 e P8!

A continuar assim, o Vettel pode continuar a assistir a estas disputas entre Hamilton, Button, Webber e Alonso para a categoria de "o melhor dos outros" pois mesmo sem vencer lá vai aumentando a diferença pontual e à medida que o calendário avança, mais perto está de revalidar o título de campeão do mundo.

Venha a próxima!

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Última edição:
A vitória do Button foi de estratega, mas não aprecio muito este tipo de vitórias embora reconheça todo o mérito.
Como desportista amador identifico-me mais com a maneira de actuar do Button do que a do Hamilton, por isso contra mim falo [:D]

O Hamilton foi o mais espectacular e o mais rápido em pista, mas não foi o melhor!
Esteve em luta directa com os seus adversários e saiu vencedor, mas não acabou à frente.

Em pista não cometeu mais erros do que o Vettel, Alonso, Webber e Button porque todos eles tiverem piões e despistes (não tenho a certeza sobre o Button) por isso não acho justo que se diga que "cometeu muitos erros".

Acho que o Hamilton não perdeu porque colocou intermédios ou pelo pião que fez.

Perdeu ao escolher usar os super-macios quando os outros optaram pelos macios. Nessa altura ainda estava ele com 7seg de vantagem, mas já tinha perdido a possibilidade de ganhar a corrida porque ainda tinha de fazer mais uma troca (para montar os macios) enquanto que o Button e o Vettel já não precisavam de trocar pneus.
O irónico nesta situação é o facto do Hamilton ter tido a possibilidade de escolher usar mais um jogo de super-macios porque conseguiu poupar pneus na Q2 (usou pneus macios enquanto os restantes gastaram os super-macios).

A penalização não é descabida, é óbvio que colocou o P.D.R em perigo mas já vimos casos semelhantes e piores sem nenhuma penalização.! E é isso que custa aceitar! Sobre o sucedido, é bom saber o que disseram ambos os intervenientes antes de queimar a bruxa na fogueira (como tem sido hábito)

"“I didn’t see him so I had absolutely no clue, I don’t know where or what happened, so I got a penalty for something, which is to be expected I guess. So I apologise to him.”

Di Resta, who scored his best result of the year with seventh, said: “Thankfully I saw him quite early, I saw before I went into the chicane he’d had a moment.

“And just as I came out of the chicane, I was a bit surprised, but at the same time there was time to take action on it. I think Lewis was leading the race at that point so I can fully understand what he was trying to do."

Saudações

Última edição:
Um pouco de offtopic..

Expresso,

Já percebi por outros tópicos que andas nas corridas, Montanha ou Velocidade? Qual é a viatura, um Radical?

d11hun2145.jpg

A penalização não é descabida, é óbvio que colocou o P.D.R em perigo mas já vimos casos semelhantes e piores sem nenhuma penalização.! E é isso que custa aceitar! Sobre o sucedido, é bom saber o que disseram ambos os intervenientes antes de queimar a bruxa na fogueira (como tem sido hábito)

"“I didn’t see him so I had absolutely no clue, I don’t know where or what happened, so I got a penalty for something, which is to be expected I guess. So I apologise to him.”

Di Resta, who scored his best result of the year with seventh, said: “Thankfully I saw him quite early, I saw before I went into the chicane he’d had a moment.

“And just as I came out of the chicane, I was a bit surprised, but at the same time there was time to take action on it. I think Lewis was leading the race at that point so I can fully understand what he was trying to do."

A penalização é justa e clara. O Hamilton já teve a sua quota de más penalizações este ano, pricipalmente devido a toques em lutas que não deveriam nunca ser penalizados. Mas a penalização deste fds é, provavelmente, a mais justa que ele recebeu este ano. Claro que todos os que já correram em alguma coisa sabem o que é ir na frente da corrida e cometer um erro. O primeiro instinto é voltar o mais depressa à situação normal de corrida, mas nunca se deve por em risco os outros carros. O Hamilton diz que não viu o PDR, mas se calhar foi porque não teve a calma e o cuidado que deveria ter tido.

Dito isto acho que o Hamilton tem de revelado um dos melhores pilotos dos ultimos tempos na F1. Tem garra, corre "à séria" fazendo lembrar os tempos do Mansell ou Senna. O que começa a faltar-lhe alguma calma e cabeça, porque não é só com coração que se vencem corridas. Principalmente numa F1 cada vez mais técnica...

É sempre bom ver um McLaren a ganhar um GP. apr:)

Eu acho que a vitória do Button além de muito mérito tem muita sabedoria e conhecimento da F1, um grande piloto para quem ainda tem dúvidas.

O Hamilton pelo que anda merecia muito mais.

mais uma vitoria à button...condiçoes adversas, pneus errados, safety cars, drive trough e TXANAM!!! button wins again! lol

O que começa a faltar-lhe alguma calma e cabeça, porque não é só com coração que se vencem corridas. Principalmente numa F1 cada vez mais técnica...

Eu gosto da componente táctica das corridas :)
Ao Hamilton não lhe falta técnica, falta-lhe táctica ;)

Esta não foi uma daquelas corridas em que o Hamilton perdeu porque exagerou.
Acho que até foi um fim-de-semana em que se portou bastante bem:
- poupou pneus (1 jogo de super macios) nas qualificações e mesmo assim tirou um P2.
- Foi bastante agressivo no ataque ao Vettel, Button e Webber mas não cometeu nenhum erro e conseguiu superar os adversários
- Soube gerir a vantagem que tinha sem rebentar pneus.

Por ironia do destino, os pneus super-macios que poupou na qualificação foram o início da desgraça.
Na minha opinião, a desgraça foi esta porque os pneus não tiveram um rendimento superior aos macios conforme era esperado e necessário para conseguir espaço para mais uma paragem, e assim que ele e a equipa perceberam isso a ordem da equipa foi "puxa mais pelo carro" . Tudo o resto ( o pião, as outras trocas de pneus, etc) foram consequências do erro na escolha dos super-macios que o obrigou a ir para lá dos limites na tentativa de ir buscar alguma vantagem.

O Button costuma conseguir destacar-se pela gestão do desgaste, mas desta vez não foi por aí que fez a diferença, porque ele não chegou ao fim com "mais pneus" que os adversários. O que foi determinante foi a escolha dos pneus macios em vez dos super-macios.

A sorte tb favoreceu a escolha do Button e do Vettel vs a escolha do Hamilton e do Alonso porque bastava mais um bocadinho de chuva (como aconteceu por escassos 10min) para os super-macios funcionarem melhor que os macios.
Digo sorte porque ninguém tinha a certeza se a pista ia continuar a secar ou se iria ficar mais molhada, portanto, a escolha foi....um palpite!

Safety Car? não vi a mesma corrida do que tu... por acaso perdi uns 10 minutos nos quais o Massa saiu de pista danificando a asa traseira. foi nesse periodo?

Acho que o "Sotor" fez uma generalização para exemplicar...

Não houve safety-car mas quando o renault explodiu, muitos acreditaram na entrada do safety-car e foram logo mudar de pneus [:D]

Eu gosto da componente táctica das corridas :)
Ao Hamilton não lhe falta técnica, falta-lhe táctica ;)

Esta não foi uma daquelas corridas em que o Hamilton perdeu porque exagerou.
Acho que até foi um fim-de-semana em que se portou bastante bem:
- poupou pneus (1 jogo de super macios) nas qualificações e mesmo assim tirou um P2.
- Foi bastante agressivo no ataque ao Vettel, Button e Webber mas não cometeu nenhum erro e conseguiu superar os adversários
- Soube gerir a vantagem que tinha sem rebentar pneus.

Por ironia do destino, os pneus super-macios que poupou na qualificação foram o início da desgraça.
Na minha opinião, a desgraça foi esta porque os pneus não tiveram um rendimento superior aos macios conforme era esperado e necessário para conseguir espaço para mais uma paragem, e assim que ele e a equipa perceberam isso a ordem da equipa foi "puxa mais pelo carro" . Tudo o resto ( o pião, as outras trocas de pneus, etc) foram consequências do erro na escolha dos super-macios que o obrigou a ir para lá dos limites na tentativa de ir buscar alguma vantagem.

O Button costuma conseguir destacar-se pela gestão do desgaste, mas desta vez não foi por aí que fez a diferença, porque ele não chegou ao fim com "mais pneus" que os adversários. O que foi determinante foi a escolha dos pneus macios em vez dos super-macios.

A sorte tb favoreceu a escolha do Button e do Vettel vs a escolha do Hamilton e do Alonso porque bastava mais um bocadinho de chuva (como aconteceu por escassos 10min) para os super-macios funcionarem melhor que os macios.
Digo sorte porque ninguém tinha a certeza se a pista ia continuar a secar ou se iria ficar mais molhada, portanto, a escolha foi....um palpite!

Cada vez mais acho que os pilotos têm pco input na escolha da táctica. Então o Vettel é o exemplo acabado. Ele a maior parte das vezes não faz a minima ideia da situação táctica da corrida. Nesse aspecto deu para ver nesta conferência de imprensa que o Button está milhas à frente.

O Vettel estava habituado a ser rápido na qualificação, a sair na frente das corridas e sem grandes percalços manter a primeira posição.

QUando não sai à frente ou as condições não lhe são propicias, cede um pouco à pressão e dificilmente consegue manter a primeira posição.

É o que está a acontecer agora que os Maclaren e Ferrari estão com andamento equivalente, pena o campeonato já estar decidido e estas equipas só terem acordado agora...

Cada vez mais acho que os pilotos têm pco input na escolha da táctica. Então o Vettel é o exemplo acabado. Ele a maior parte das vezes não faz a minima ideia da situação táctica da corrida. Nesse aspecto deu para ver nesta conferência de imprensa que o Button está milhas à frente.

Até podes estar correcto tendo em conta o que se passou nas outras provas, mas nesta prova acho que não foi o caso.
O Button e o Vettel tiveram a sorte de a pista secar mais um pouco, em vez de ficar mais molhada. Digo sorte porque duvido que alguém naquele autódromo tivesse alguma certeza sobre a evolução das condições meteorológicas!

Com a quantidade de "butões e informações que eles têm de lidar, tb já não deve sobrar muito "cérebro" para o resto [:D]

Última edição:
Voltar
Superior