[Sociedade] Expliquem-me lá isto.

SavageXp

Well-known member
Ontem fiquei a saber de quem têm o 11º ano é a mesma coisa que ter o 9º ano.

O IEFP mandou-me ir a uma sessão onde fui perder o meu tempo com propostas de cursos. Nisto a fulana tal pergunta-me a minha escolaridade e disse que tinha o 11º ano (nível III). Ela disse que era mesma coisa que ter o 9º ano. Eu baseio-me aqui:

Regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade - Escritos Dispersos

Nasci a 1979 e Entre 01/01/1967 e 31/12/1980 e a minha escolaridade é de 6 anos, como está escrito na tabela.

Ouve alguma alteração que obrigue-me a tirar o 12º ano??

E aproveito para perguntar se a formação não catalogada do quadro de qualificações, isto é formação dentro da empresa, são ainda reconhecidas , pois esta lei foi aplicada pelo Doutor Jorge Sampaio.

Isto rebenta-me com a minha cabeça, pois mais valia eu ter andado nos blocos da escola a fumar ganzas e a comer gajas.

Última edição:
Nível III corresponde a um um curso técnico-profissional certo? Nesse caso, se estiver incompleto não confere nenhum grau de escolaridade.

Os níveis de escolaridade são por patamares:
4º ano
6º ano
9º ano
12º ano

Ora, tu passaste o 9º mas não chegaste ao 12º ano, logo o patamar que atingiste é o do 9º. O mal não foi teres gasto o tempo a fumar ganzas e a andar atrás das gajas, o mal foi não teres gasto mais um anito a fazer o 12º ano.

Se por acaso tiveres frequentado um rancho folclórico podes ter a sorte de teres equivalência a um bacharelato.

Os níveis de escolaridade são por patamares:
4º ano
6º ano
9º ano
12º ano

Ora, tu passaste o 9º mas não chegaste ao 12º ano, logo o patamar que atingiste é o do 9º. O mal não foi teres gasto o tempo a fumar ganzas e a andar atrás das gajas, o mal foi não teres gasto mais um anito a fazer o 12º ano.

Se por acaso tiveres frequentado um rancho folclórico podes ter a sorte de teres equivalência a um bacharelato.

Pode sempre concluir o 12º ano fazendo as cadeiras que faltam por fax [:D]

É a mesma coisa para quem está a concluir cursos universitários... Basta faltar uma cadeira para ter "apenas" o 12º ano.

Como já foi dito, para todos os efeitos tens "apenas" o 9ºano.

Isso se calhar compensava-te frequentares um rvcc ou lá como é e concluíres o secundário...

Eu estou abismado, fui a uma escola profissional e disseram-me que podia tirar cursos de Nivel 2, depois de já saberem que tenho o 12º Ano + CET...
E eu tenho Nivel 4... WTF? :confused:

Eu estou abismado, fui a uma escola profissional e disseram-me que podia tirar cursos de Nivel 2, depois de já saberem que tenho o 12º Ano + CET...
E eu tenho Nível 4... WTF? :confused:

Obrigado pelas respostas. Onipotentes!
Eu tenho o nível 2 de um curso de secretariado, Nível III de técnico de restaurante, como é possível uma coisa destas? Ontem estava um homem com o 12º ano, o dizia que só lhe queriam resolver o problema de emprego, e não enviar para cursos que lhe tinha a dizer chega. Depois assinou a renúncia de inscrição.

Agora amigo Fahrenheit colocam-te num curso nível 2????? Qual era a lógica de isto?

Última edição:
...
Agora amigo Fahrenheit colocam-te num curso nível 2????? Qual era a lógica de isto?
Os cursos "comparticipados", pelo menos na minha época, se não tivessem ?16? de alunos "comparticipados" numa turma máxima de ?20? alunos, o FSE e o IEFP não davam a parte deles na "comparticipação", e se os alunos que não desistissem até ao final fossem menos de 9 alunos "comparticipados" além de não receber a parte deles, podiam ter recusados cursos iguais ou parecidos no futuro, o que é um bocado chato se for um curso de Recursos Humanos, numa empresa que existe para dar de mamar a um sindicalista com a 4ª classe, isto já sem contar que os cursos eram pagos cerca de 6 meses após as autoridades receberem o relatório final e só se podia receber pagamentos parciais se houvessem certas condições durante os cursos,
E por alunos comparticipados entendam-se alunos que obedecem a um perfil, nem que a "escola" peça por esmola a um advogado que tire um atestado de habilitações do 9º ano para se candidatar com ele, em vez do certificado de habilitações correcto.

Tenho um amigo meu que com a 4ª classe candidatou-se ás novas oportunidades, fez umas tantas arvores da familia e redações das férias de verão, e agora já tem o 12º ano.

Tenho a certeza que ele está mais qualificado que tu para fazer o que quer que seja!

EDIT: esqueci-me que de vez em quando também tinha de contar até 10.

( desculpa por não trazer nada de util para ti. )

Os cursos "comparticipados", pelo menos na minha época, se não tivessem ?16? de alunos "comparticipados" numa turma máxima de ?20? alunos, o FSE e o IEFP não davam a parte deles na "comparticipação", e se os alunos que não desistissem até ao final fossem menos de 9 alunos "comparticipados" além de não receber a parte deles, podiam ter recusados cursos iguais ou parecidos no futuro, o que é um bocado chato se for um curso de Recursos Humanos, numa empresa que existe para dar de mamar a um sindicalista com a 4ª classe, isto já sem contar que os cursos eram pagos cerca de 6 meses após as autoridades receberem o relatório final e só se podia receber pagamentos parciais se houvessem certas condições durante os cursos,
E por alunos comparticipados entendam-se alunos que obedecem a um perfil, nem que a "escola" peça por esmola a um advogado que tire um atestado de habilitações do 9º ano para se candidatar com ele, em vez do certificado de habilitações correto.

Isto leva-me a pensar que depois de terem-me mandado à fava (escolheram por meio de testes psico) porque eu queria tirar Secretariado nível IV (EFA), enviaram-me depois um email para tirar um curso que já tinha (processamento de texto), levou-me a pensar que estavam sem alunos, É mais vantajoso tirar um curso de longa duração e ter equivalência Nível 4.

Depois pelos apoios do estado (365€), tiram 100 a 120€ ao formando a paga-lo da bolsa 140€ por mês.

Última edição:
Tenho um amigo meu que com a 4ª classe candidatou-se ás novas oportunidades, fez umas tantas arvores da familia e redações das férias de verão, e agora já tem o 12º ano.

Tenho a certeza que ele está mais qualificado que tu para fazer o que quer que seja!

EDIT: esqueci-me que de vez em quando também tinha de contar até 10.

( desculpa por não trazer nada de util para ti. )

Já não seria o 1º caso, que poderá ser eventualmente mais competente, do que muitos "doutores" que por aí andam...

Voltar
Superior