Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Passa.
sério?
se passa não devia passar, sei que o principio é não passar para não traumatizar as crianças, e tentar fazer um trabalho extra com elas no ano seguinte para as recuperar na matéria com dificuldades. No entanto isto já é feito à vários anos para se tirar as devidas conclusões. Que são. Funciona ou não funciona não chumbar os alunos? será que se conseguem recuperar com sucesso os alunos no ano seguinte?
é que eu tenho a impressão que o sucesso não está a ser muito, então se calhar o melhor é chumba-los e deixa-los traumatizados, alias a uns anos era o que acontecia e não me parecia que a minha geração tenha ficado muito traumatizada.
Eu fiz e só tenho a dizer: coitados dos putos hoje em dia. Estudam matéria que eu só dei no liceu... Acho um absurdo este programa do 4º ano.
Eu fiz e só tenho a dizer: coitados dos putos hoje em dia. Estudam matéria que eu só dei no liceu... Acho um absurdo este programa do 4º ano.
Não estou propriamente por dentro dos conteúdos programáticos do actual 4º ano (as crianças lá de casa já passaram, há muito, essa fase), mas:
-No meu tempo havia exames da 4ª Classe;
-No meu tempo os alunos reprovavam;
-No meu tempo os alunos que reprovavam não mostravam quaisquer sinais de trauma (eram normalmente rebeldes, sim);
-No meu tempo estudava-se a Língua Portuguesa com relativa profundidade, Aritmética (muito exercícios), História e Geografia de Portugal, que incluía conhecer a maioria dos rios, serras, caminhos de ferro, climas, principais riquezas, etc. de Portugal Continental e de todas as, então, Províncias Ultramarinas (Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Timor, Macau, ...);
-Nem todos os alunos iam a exame (os que não evidenciavam conhecer a matéria);
-Ao longo do ano havia Provas Escritas individuais (hoje fazem tudo em grupo!).
Por tudo isto, não estou a ver qual é a dificuldade dos conteúdos actuais... parece-me é que as pessoas estão muito habituadas ao facilitismo!
Depois temos licenciados que não sabem escrever ou fazer um cálculo simples, como é frequente ver-se. Já nem na rádio se fala português em condições!
Boa tarde,
Alguem me tira uma duvida? Um aluno do 4 ano com nota final 2 a matematica passa ou nao de ano?
Julgo que para uma criança na 4º classe, passar é tudo menos secundário e com este sistema, pode chegar ao fim do ano letivo com um 3 e a nota do exame nacional ditar a reprovação do aluno.
Nem todas as crianças reagem da mesma forma à pressão, mas garanto que para uma criança de 10 anos, ser levada para uma escola diferente que não a sua, com professores que não conhecem, e serem sujeitos a um exame que pode ditar a sua reprovação, pode influenciar a resultado final do teste.
Temos também de considerar que quem faz os testes, nunca deu aulas aquelas crianças e a forma como o enunciado está redigido poderá perfeitamente não se enquadrar com aquilo a que os alunos estão habituados, ou seja, podem estar por dentro da matéria, mas não estarem acostumados à linguagem expressa nas perguntas, o que poderá levar a um mau resultado final.
(...)
Quanto ao último parágrafo, questiono-me porque razão os professores não usam formas diferentes de abordar os assuntos. A grande questão é: de quem é a culpa, dos professores ou do Ministério? É que, avaliando a qualidade dos professores, principalmente os do 1º Ciclo que até se fartam de dar erros ortográficos, quer parecer-me que algo anda muito mal explicado... e claro que descarregamos sempre no topo da pirâmide, também ela responsável - ou principal responsável - pelo estado do mau ensino!
(...)
Coitadinhas das crianças do tempo da "outra senhora" que tinham que fazer exames da 4ª Classe numa escola que não era a delas e com 3 professores/as a fazerem-lhes perguntas. Verdadeira tortura e eu, que passei por isso, ainda sinto a pressão e nunca me passou esse trauma (not!).
Quanto ao último parágrafo, questiono-me porque razão os professores não usam formas diferentes de abordar os assuntos. A grande questão é: de quem é a culpa, dos professores ou do Ministério? É que, avaliando a qualidade dos professores, principalmente os do 1º Ciclo que até se fartam de dar erros ortográficos, quer parecer-me que algo anda muito mal explicado... e claro que descarregamos sempre no topo da pirâmide, também ela responsável - ou principal responsável - pelo estado do mau ensino!
Não vejo é ninguém a exigir aos professores que cumpram o seu papel com rigor; ao contrário, vê-se é os papás irem reclamar com eles por não passarem os seus meninos ou por chamá-los à atenção pelas tropelias que fazem... depois colhem o que semeiam.
Passar ou não, é secundário. O importante é que se já está assim no 4o ano, precisa com urgência de apoio.
A matemática do 1o ciclo não é o papão que muitos apregoam, exige estudo. E é só.
Depois, uns podem falhar mais ou menos, devido à dificuldade em compreender uma ou outra questão ou menor atenção.
De resto é praticar muito...