Exame de Condução

Na primeira vez, chumbei aqui.

https://www.google.com/maps/@39.253...WpD_urTsdTxs4Qlsg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-PT

Tinha 19 anos à época, talvez hoje, mais maduro encarasse com mais descontracção.

Eu ainda estou para saber se eu sonhei ou o examinador mandou-me virar à direita.

A questão é que estava a circular normalmente, reparo que tenho um cruzamento à frente com STOP e quando passei pelos sinais não reparei bem no sinal de proibido de virar à direita. No entanto, tinha ficado com essa ideia na cabeça. Paro mais à frente junto à via e aí ele diz-me para virar à direita. Eu fiquei um bocado confuso e olho para trás, mas só consigo ver um bocado do sinal de STOP. Confio nele que não me estaria a enganar, viro à direita. Aí pára de imediato o carro e mostra-me os sinais de sentido proibido. No entanto, não andei mais de um metro em direcção ao sentido proibido. Ou seja, no meu entender não tinha transgredido porque não tinha entrado na via.

Na primeira vez, chumbei aqui.

https://www.google.com/maps/@39.253...WpD_urTsdTxs4Qlsg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-PT

Tinha 19 anos à época, talvez hoje, mais maduro encarasse com mais descontracção.

Eu ainda estou para saber se eu sonhei ou o examinador mandou-me virar à direita.

A questão é que estava a circular normalmente, reparo que tenho um cruzamento à frente com STOP e quando passei pelos sinais não reparei bem no sinal de proibido de virar à direita. No entanto, tinha ficado com essa ideia na cabeça. Paro mais à frente junto à via e aí ele diz-me para virar à direita. Eu fiquei um bocado confuso e olho para trás, mas só consigo ver um bocado do sinal de STOP. Confio nele que não me estaria a enganar, viro à direita. Aí pára de imediato o carro e mostra-me os sinais de sentido proibido. No entanto, não andei mais de um metro em direcção ao sentido proibido. Ou seja, no meu entender não tinha transgredido porque não tinha entrado na via.

É bastante frequente fazerem isso no exame, basicamente serve para ver se reparaste nos sinais

De facto, agora olhando para o local parece-me que é daqueles erros que não se pode fazer seja num exame seja em situação alguma em condução normal. É natural que haja pressão e nervos num exame, mas também vão haver situações no mundo real em que se está sob pressão porque estamos atrasados para algo importante, em que estamos nervosos por outro tema qualquer, em que está mau tempo e má visibilidade, etc etc. Não é razão para entrar na faixa contrária. Por isso aqui tenho de dar razão ao examinador, mesmo considerando que ele possa não ter sido claro ao explicar onde viravas.

Em relação à outra de subir o passeio, parecia um cruzamento bastante normal. Talvez pudesse ter os passeios mais arredondados mas é o que era. Se não haviam carros mal estacionados ou outro impedimento, também é uma situação que não deveria ter acontecido num exame. Ainda assim acho-a menos perigosa que a outra.

Não me leves a mal a frontalidade, mas foste bem chumbado nas duas vezes.

No 1º exame, subir passeio em curva ou em andamento demonstra que não tens controlo sobre o veiculo e as suas dimensões, o que dá direito a chumbo na hora. Não sei se foi o caso ou se ainda te deixou terminar o resto do exame.

No 2º exame, virar em contra-mão ou algo idêntico, é chumbado na hora e bem, claro.

O meu conselho, verifica onde tens mais dificuldades e aproveita as aulas para tratar desses pontos.

Acho que a minha dificuldade é o nervosismo e a ansiedade por querer passar no exame, na noite anterior ao exame não dormi nada a saber que ia ter exame mesmo tentando não pensar nisso. No exame tentei estar tranquilo e respirar fundo, mas ao estar atento ás indicações do examinador, precipitei-me e como não conheço o local não facilitou. Concordo que tenha sido bem chumbado na segunda vez, mas vejo isso agora porque no momento de um exame as coisas são diferentes há mais pressão.

No que diz respeito a ter mais aulas o meu instrutor diz que o meu problema não é aulas porque diz que eu sei fazer as coisas, aliás, nestas ultimas aulas ele não me ia a explicar nada simplesmente me dizia onde virar enquanto ouvia musica ou mostrava fotos de gajas no telemóvel. De qualquer maneira se agora quiser mais aulas é a pagar.

O chumbo por lei inclui mais aulas práticas no valor que pagas.

Mas se o teu problema é nervosismo e ansiedade, aconselhava-te a não beber café no dia do exame caso bebas café e no dia anterior opta por beber um chá de camomila antes de deitar ou vais à farmácia e pedes algo com valeriana para te acalmar no dia anterior. Não tomes é nada no dia do exame.

https://www.google.com/maps/@39.255...JZjs3pwo07RmCFgpQ!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-PT

E aqui tinha-me mandado parar o carro e voltar a arrancar para testar o meu ponto de embraiagem. Nunca tinha feito algo semelhante numa subida tão íngreme. Fiquei a suar em bica. [:D]

https://www.google.com/maps/@39.256...BU-akghR3XWs5aWGg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-PT

Nesta recta estava uma carrinha parada na via a descarregar não sei bem o quê. Eu com medo de fazer porcaria paro atrás dela, porque não conseguia ver bem o que estava depois. Entretanto vem um campeão atrás de mim que ultrapassa-me logo e também a carrinha que estava parada.

Obrigado pelos concelhos Officer, vou ter isso em conta. Por acaso não bebo café e na noite anterior ao exame tomei um Valdispert noite aquilo tem melatonina, mas pronto devido à ansiedade nem mesmo assim prego olho.

nferrari, essa estrada não é assim tão íngreme, por acaso nas minhas aulas de condução já tinha ido para umas estradas com uma inclinação mais acentuada como é o caso desta:
https://www.google.pt/maps/@38.9384...xJ9T0_F0yhSLBT-tEA!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

se bem que no google maps não dá para ver bem a inclinação.

O que é certo é que em qualquer uma das situações e obstáculos mantiveste a calma e optaste sempre pela melhor resolução possível, já eu precipitei-me e isso valeu-me o chumbo. Já agora só tenho a agradecer ao meu instrutor que das duas vezes que andá-mos a "passear" pelo Carregado e arredores para nos habituarmos, nunca fomos em exame para os locais que ele nos mandou ir.

Obrigado pelos concelhos Officer, vou ter isso em conta. Por acaso não bebo café e na noite anterior ao exame tomei um Valdispert noite aquilo tem melatonina, mas pronto devido à ansiedade nem mesmo assim prego olho.

nferrari, essa estrada não é assim tão íngreme, por acaso nas minhas aulas de condução já tinha ido para umas estradas com uma inclinação mais acentuada como é o caso desta:
https://www.google.pt/maps/@38.9384...xJ9T0_F0yhSLBT-tEA!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

se bem que no google maps não dá para ver bem a inclinação.

O que é certo é que em qualquer uma das situações e obstáculos mantiveste a calma e optaste sempre pela melhor resolução possível, já eu precipitei-me e isso valeu-me o chumbo. Já agora só tenho a agradecer ao meu instrutor que das duas vezes que andá-mos a "passear" pelo Carregado e arredores para nos habituarmos, nunca fomos em exame para os locais que ele nos mandou ir.

O Entroncamento é bastante plano. E nunca tinha feito pontos de embraiagem naquela situação, além que fiquei stressado pelo facto de ele estar a mandar-me fazer uma coisa que acharia não estar nos pressupostos. Pelo menos nunca tinha ouvido o meu instrutor falar nisso.

Pois, eu também tive essa sorte. Andei a manhã toda em Santarém e acho que não calhou a ninguém passar por onde nós tínhamos andado.

Aqui dá para ver melhor.

https://www.google.com/maps/@39.255...QiCLnmwrXfX8JOzzw!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-PT

Última edição:
Acho que a minha dificuldade é o nervosismo e a ansiedade por querer passar no exame, na noite anterior ao exame não dormi nada a saber que ia ter exame mesmo tentando não pensar nisso. No exame tentei estar tranquilo e respirar fundo, mas ao estar atento ás indicações do examinador, precipitei-me e como não conheço o local não facilitou. Concordo que tenha sido bem chumbado na segunda vez, mas vejo isso agora porque no momento de um exame as coisas são diferentes há mais pressão.

No que diz respeito a ter mais aulas o meu instrutor diz que o meu problema não é aulas porque diz que eu sei fazer as coisas, aliás, nestas ultimas aulas ele não me ia a explicar nada simplesmente me dizia onde virar enquanto ouvia musica ou mostrava fotos de gajas no telemóvel. De qualquer maneira se agora quiser mais aulas é a pagar.

Tenta não pensar muito antes do exame, concentra-te apenas na condução, sinais, etc. (basicamente o que precisas de fazer para passar [:D]). Eu fico nervoso facilmente mas curiosamente consegui fazer o exame super tranquilo, no dia anterior nem pensava "a esta hora, se tudo correr bem, já tenho a carta e posso finalmente conduzir à vontade", mesmo depois de muitos anos a esperar por aquele momento. Só cai em mim depois do exame [:D]

É perfeitamente normal o nervosismo nas situações importantes como um exame de condução ou a defesa duma tese.
Tenta não pensar muito no assunto para mão ficares nervoso e sobretudo ter pensamento positivo, que vai correr bem. Se a presença do examinador te intimida, tenta abstrair-te da sua imagem, ou até pensar que é outra pessoa.

Exame de condução para a semana

Exame de condução para a semana

É perfeitamente normal o nervosismo nas situações importantes como um exame de condução ou a defesa duma tese.
Tenta não pensar muito no assunto para mão ficares nervoso e sobretudo ter pensamento positivo, que vai correr bem. Se a presença do examinador te intimida, tenta abstrair-te da sua imagem, ou até pensar que é outra pessoa.

Boas pessoal, sou novo por aqui.
Sou mais um que vai a exame de condução. Quando comecei a dar aulas ja conduzia... conduzi muito até aos 18 mas nunca pondo o codigo em pratica.

Agora estou com 11 aulas e vou a exame com 16...
as aulas correm muito bem, quanse nunca faço asneiras, domino bem o carro, o meu unico medo é que com os nervos nao veja algum sinal e me lixe... sou de vila real (norte) e vou fazer o exame cá. alguém tem referencais, dicas?

Obrigado pessoal, partilhem as vossas experiencias.

Boas pessoal, sou novo por aqui. Sou mais um que vai a exame de condução. Quando comecei a dar aulas ja conduzia... conduzi muito até aos 18 mas nunca pondo o codigo em pratica. Agora estou com 11 aulas e vou a exame com 16... as aulas correm muito bem, quanse nunca faço asneiras, domino bem o carro, o meu unico medo é que com os nervos nao veja algum sinal e me lixe... sou de vila real (norte) e vou fazer o exame cá. alguém tem referencais, dicas? Obrigado pessoal, partilhem as vossas experiencias - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-geral/140547-exame-de-conducao-2.html#sthash.P4sMc4hC.dpuf

Olá boa noite a todos,
agradeço todos os comentários antes feitos e por tão boas receptividade e feedback que tive quando criei o tópico, vim atualizar o mesmo com uma novidade!

Vou a exame de condução uma 3º vez este mês dia 22 ou 23 ( ainda não sei) no Carregado! Ora bem até aqui tudo normal, mas eu decidi e também em concordância com os meus pais pedir transferência na escola de condução em que frequentava para uma mais perto do Carregado em Vila Franca de Xira não só era mais barato aqui como os trajetos feitos nas aulas são os trajetos do exame, contas feitas a minha antiga escola pagava 250€ por cada exame (sem direito a aulas nenhumas antes) e na outra pago 90€ para ir a exame, de qualquer maneira com o preço da transferência e aulas e exame ronda os 248€,mesmo assim compensava. Bem hoje dirigi-me à minha escola e apresentei a minha vontade de pedir a transferência, já estava decidido sem volta a dar, o que é certo é que o meu instrutor falou com outro instrutor e decidiram-me fazer um exame gratuito e é isto tive que aceitar.

Que acham disto? alguma manobra por parte da escola? ou é apenas um ato bem intencionado?

Gostaria de saber se é possivel exigir uma fotocópia do relatório de um exame de condução em caso de alguma inflexibilidade por parte da escola.

Obrigado

Voltar
Superior