desculpa lá, considerares imoral ligar os cuidados paliativos não é rebaixamento, mas eu considerar isso um idealismo irrealista já é?
francamente!
consideras imoral eu pressupor uma má aplicação da lei (mas nem sequer é isto que eu digo, é antes que a decisão das pessoas depende da realidade em que vivem e essa realidade muda), mas já eu não posso considerar irrealista considerar que desta vez vai correr tudo bem, nos outros paises aonde foi aprovada não correu, mas desta vez é que vai ser... aonde já vi isto?... ah, já sei, foi com os comunistas, nos outros paises aonde foi implementado correu mal, mas desta vez vai correr tudo bem...
se tivessemos uma rede de cuidados paliativos de excelencia, se tivessemos uma lei e uma estrutura de cuidados que protegesse o doente de pressões (essa é a parte mais dificil) então não teria razões para querer que a minha moral privada tivesse força de lei
eu tento fazer compreender uma coisa, mas está dificil, a escolha pessoal das pessoas, a sua preferencia, dependerá da sua realidade, essa realidade será influenciada por esta lei
de duas formas, uma é que o investimento em cuidados paliativos será, como foi noutros paises, bastante menor e logo o sofrimento aumentará, não só para a pequena minoria que escolherá a eutanásia, mas para o resto das pessoas, que é a grande maioria
a outra forma é que essa possibilidade muda o relacionamento das familias com o doente, muitas familias que hoje tratam mal o doente a seu cargo, normalmente o pai ou a mãe, passarão a pressioná-lo de forma mais ou menos explicita ou indireta a pedir para morrer e isto acrescentará mais dor à dor que eles já sentem. Não faltarão pessoas que se sentirão obrigadas a pedir para morrer não por causa de si mesmos, mas porque a familia lhes faz ver que viveriam mais felizes se ele morresse já. E isto acrescentará uma dor psicologica profunda a uma dor fisica. Diga-se que provavelmente a maior parte destas familias já maltrata hoje os seus doentes.
e este ultimo factor não é nada de novo na história, civilizações antigas já tiveram disto com abundância.