Eutanásia

Então estás a defender que as pessoas não devem ter consciência nem ética, e colocar o "brio" profissional à frente dos seus princípios?

Os seus princípios não se devem sobrepor à sua actividade profissional. caso isso aconteça, estão na profissão errada.

Para mim, será sempre um voto de fé excessivo na espécie humana, permitir que tenha o poder de decisão de vida ou morte na própria ou de outrem.

Despenalizar a eutanásia, sem esperar que decorram daí abusos, é um julgamento que ninguém consegue que seja feito.

Como a vida para mim é um dos valores que fala mais alto, não consigo sequer conjecturar que alguém perca a vida em vão ou veja a sua vida encurtada de forma indevida.

Assim, sou contra a despenalização da eutanásia, mesmo conhecendo o que isso possa acarretar para quem possa estar a sofrer. Por isso, acredito que os cuidados paliativos devem ser explorados até ao seu limite a fim de dar cobro às situações de sofrimento dos enfermos.

Eutanásia ? Abusos ?

Em 1º lugar é preciso ver como países tipo Suíça executam a eutanásia.....acham que isto ia ser uma equipa de médicos estagiários a brincar aos traumatismos ligeiros na urgência de um hospital atolado?

Mas uma coisa é morrerem "sozinhos", bem diferente é ir lá dar um "empurrão" para a morte...[;)][:D]

Como já aqui disse, ainda estou para conhecer uma família que tendo um familiar em situação critica e terminal, não quisesse acabar de vez com o sofrimento.....

Lá está...só quem passa por elas é que sabe.

Ter um familiar com cancro na garganta todo entubado em casa e dar os últimos suspiros nos nossos braços de forma aflitiva em vez de estar tranquilamente numa cama de hospital com injecção letal que nem sentia nada......

Desejo mesmo que muitos dos que falam aqui e lá fora nunca passem por tal situação [s)]

Não consigo conceber esse direito à recusa. Com uma futura despenalização da eutanásia, deverá fazer parte do seu leque de funções, logo deverá ser incumbido de o fazer nas situações permitidas pela lei....

Nem são os cidadãos nem sequer os seus Deputados que regulam o exercício profissional dos médicos, mas sim a sua Ordem.....
Acredito que, nestas questões, será ela ( Ordem dos Médicos) a ter a última palavra que, creio eu, se não é poderá vir a ser do âmbito da Objecção de Consciência.

Eutanásia ? Abusos ?

Em 1º lugar é preciso ver como países tipo Suíça executam a eutanásia...
..acham que isto ia ser uma equipa de médicos estagiários a brincar aos traumatismos ligeiros na urgência de um hospital atolado?

Acho que não estás devidamente informado, a eutanásia é ilegal e condenada na Suiça. O que é permitido, é o suicídio assistido.

Edit: A negrito, argumentum ad verecundiam.

Última edição:
Como já aqui disse, ainda estou para conhecer uma família que tendo um familiar em situação critica e terminal, não quisesse acabar de vez com o sofrimento.....

Ter um familiar com cancro na garganta todo entubado em casa e dar os últimos suspiros nos nossos braços de forma aflitiva em vez de estar tranquilamente numa cama de hospital com injecção letal que nem sentia nada......

Desejo mesmo que muitos dos que falam aqui e lá fora nunca passem por tal situação [s)]

Argumentum ad passiones

Nem são os cidadãos nem sequer os seus Deputados que regulam o exercício profissional dos médicos, mas sim a sua Ordem.....
Acredito que, nestas questões, será ela ( Ordem dos Médicos) a ter a última palavra que, creio eu, se não é poderá vir a ser do âmbito da Objecção de Consciência.

Para todos os efeitos a maioria dos médicos tem um patrão, tal como tu e eu... se lhes é incumbida determinada tarefa e esta não atenta contra as leis do país onde se encontram nem a sua integridade física, não vejo razão para não a executarem.

Quanto ás ordens, já expressei o que penso sobre elas noutros tópicos. Eu já deixei de sustentar a minha, porque o posso fazer...

Sim claro, aqui em casa ao contrário de muitos de vocês, já vivemos situações angustiantes mas atrás do teclado é sempre fácil opinar-se levianamente sobre estas coisas.

O problema não é opinar-se levianamente ou não. É querer emitir opinião sobre algo que é domínio exclusivo de outro individuo... Um pouco como o aborto, não concordam, não façam, mas deixem os outros em paz.

PS: Apesar de ser a favor, obviamente que deverá ser acautelada a continuidade de investimento nos cuidados paliativos por exemplo.

Ó obtuso quando há situações bicudas já viste bem a equipa que é constituida ? Inclusive ministério público quando necessário...

De qualquer forma a pessoa tem o direito de querer ou não viver..

Mas para isso já existe o suicídio...

Quanto à equipa, achas mesmo que o MP se vai opor a situações onde uma equipa médica atesta que tecnicamente é uma solução viável, mesmo que tenham sido pagos para isso?

Sim claro, aqui em casa ao contrário de muitos de vocês, já vivemos situações angustiantes mas atrás do teclado é sempre fácil opinar-se levianamente sobre estas coisas.

Só espero de quem é favor da eutanásia, que utilize argumentos válidos que possam enriquecer o debate.

Já tive um caso de cancro terminal na família, que não decorreu como o descreves. Pois, teve acesso a cuidados paliativos.

Então se os médicos dizem que a pessoa tem 6 meses de vida e cada vez mais dolorosos e deprimentes, achas razoável uma pessoa não ser autorizada a decidir se quer acabar de vez com sofrimento?

E para dizeres isso de que a medicina permite não sofrer.....olhe que não é bem assim.....

E na verdade esses 6 meses se transformarem em 6 anos e a condição de saúde até melhorar? São meras estimativas...

Qualquer pessoa pode acabar com o seu sofrimento...basta cometer suicídio.

Os seus princípios não se devem sobrepor à sua actividade profissional. caso isso aconteça, estão na profissão errada.

O que está a dizer é que decidiram escolher uma profissão que se sobrepões aos seus princípios.

Ou seja, ou prescindes dos princípios para estar na profissão ou mudas de profissão. Se não mudas de profissão, é porque estás mesmo a ignorar os princípios.

Epá, essas situações não são exclusivas, acredita. E mesmo assim defendo a luta para ultrapassar a situação. Desistir, nunca, especialmente se a decisão de desistir tiver que envolver activamente terceiros, como é o caso da eutanásia.

O problema não é opinar-se levianamente ou não. É querer emitir opinião sobre algo que é domínio exclusivo de outro individuo... Um pouco como o aborto, não concordam, não façam, mas deixem os outros em paz.

PS: Apesar de ser a favor, obviamente que deverá ser acautelada a continuidade de investimento nos cuidados paliativos por exemplo.

Querem ver que agora só se pode ter opinião, se esta for favorável àquilo que eu penso.

Desculpem, mas não estou para isso.

As democracias não funcionam assim. Todos têm direito a exprimir opinião e a serem ouvidos.

Para todos os efeitos a maioria dos médicos tem um patrão, tal como tu e eu... se lhes é incumbida determinada tarefa e esta não atenta contra as leis do país onde se encontram nem a sua integridade física, não vejo razão para não a executarem.

Quanto ás ordens, já expressei o que penso sobre elas noutros tópicos. Eu já deixei de sustentar a minha, porque o posso fazer...

Nem sequer no serviço militar isso acontecia, sendo que poderias ser objector de consciência no uso de armas, e queres convencer o pessoal que cumpra ordens que vão contra os seus princípios, de forma justificada?

Eu acredito que para mim (é o que penso agora) a probabilidade de eu recorrer à Eutanásia seria quase nula.
Mas sou a favor da despenalização desde que bem legislada para casos onde de facto seja justa e acima de tudo apenas aplicada em casos que cumpram o propósito defendido.

Há quem não consiga dissociar estes dois conceitos...

Voltar
Superior