Eutanásia

Se olhares para os países onde já é legal, vais ver que existem regras muito restritas para quem tem acesso e quem não tem.
Só estando em plena consciência e numa situação terminal e que tens acesso.

Eu apoio a 100%, deixar as pessoas morrerem com dignidade e se despedirem dos seus entes queridos com dignidade.
O sistema tem falhas. Dito por uma médica portuguesa que trabalhou nos processos de eutanásia na Europa central.

Um factor chave era mesmo a passagem por cuidados continuados de qualidade e as desistências dos processos aumentavam.

Onde é que em Portugal existe uma rede de cuidados continuados com capacidade de resposta? É ridículo falar em eutanásia sem esta rede.

Tem a ver que estão a supor que o sistema nacional de saúde vai garantir que ninguém é morto sem consentimento, o que me parece uma ingenuidade
Óbvio que é muita ingenuidade. Até porque os médicos pro eutanásia naturalmente serão os procurados para darem o seu parecer.

Ou pensam que serão médicos random?

Por outro lado temos as farmacêuticas e produtores de material hospitalar a quem interessa que os doentes fiquem vivos. Menos.

Gostava de tentar iniciar a discussão pelo lado que, no meu ponto de vista, mais importa: o doente.
Para não usares medicamentos já tens a ortotanasia, não precisas de eutanásia.

Quem quiser ser EUTANASIADO que o faça de livre vontade, declare por escrito e no notário e seja livre perante a sociedade de o fazer! Chama se a isto liberdade de escolha, porque ninguém é dono de ninguém, nem a treta das nossas leis, nem os nossos políticos!

Quem quiser ser EUTANASIADO que o faça de livre vontade, declare por escrito e no notário e seja livre perante a sociedade de o fazer! Chama se a isto liberdade de escolha, porque ninguém é dono de ninguém, nem a treta das nossas leis, nem os nossos políticos!

Ainda não percebeste que a eutanásia envolve sempre terceiros?

E que uma vontade desse nível tem de ser confirmada sempre, o que significa que um papel assinado no mês anterior pode não valer de nada?

não confio muito nas pessoas, nem nos familiares, que em muitas situações irão coagir os doentes a pedirem para morrer, nem nos administradores hospitalares que são pressionados pelo governo ou pelos concessionários do hospital para reduzir despesas

quando se junta a fome com a vontade de comer, ou seja quando uma pessoa extremamente frágil é coagida pela família e quem deveria avaliar a correcção de todo o processo só tem a ganhar com a morte rápida do doente a honestidade facilmente passa para segundo plano

se tivéssemos uma rede de cuidados sociais e paliativos minimamente decente o doente teria mais capacidade de decidir livre de pressões, mas não temos

o que temos é muito pouco e depois de aprovada a eutanásia a vontade de melhorar diminuirá muito

quem tem dinheiro sempre pode ter acesso a cuidados paliativos. quem não tem terá de optar entre a dor e a morte, sendo que em cada vez mais situações a família, a sociedade e até o próprio sistema de saúde tenderão a empurrar o doente para uma morte barata

mas tu nao percebes que um doente com cancro terminal, chega a uma fase em que nenhum cuidado paleativo o safa? Tenha o dinheiro que tiver??

Casos sociais nos hospitais custam 68 milhões ao SNS

Doentes abandonados entopem Urgências do Hospital de Viseu

Hospitais podem vir a cobrar por doentes abandonados

É fácil para os filhos fazerem sentir a um pai ou uma mãe incapacitado que o facto de eles estarem vivos, mas na situação de incapacidade que as suas vidas serão muito melhores depois da morte do pai ou da mãe
É fácil empurrar uma pessoa nessa situação para pedir para morrer, fazê-lo sentir que é isso que deve fazer, pedir para morrer, para bem dos filhos que estão a ter trabalho, despesa e perda de rendimentos

é só somar isso a uma situação fisicamente dolorosa, por falta de cuidados paliativos adequados, e está feito

III,
subscrevo inteiramente estás tuas observações. Como vão os velhos ser empurrado... que sociedade está que põe a possibilidade de eutanásia como um tratamento ou uma solução.
Cumpts,

não sei se há um tópico sobre isto, mas como isto é assunto político...

eu sou a favor de um referendo

eu nem sou contra nem a favor, ainda não sei bem, acho que ninguém deve viver em sofrimento muito grande, depois sou contra o prolongamento da vida por via artificial, quero dizer ligado a máquinas. Antigamente as pessoas morriam e prontos, acabava-se o sofrimento

o que é que vocês acham ?!

aqui algumas histórias de pessoas que escolheram morrer

https://observador.pt/especiais/eutanasia-quer-morrer-nao-os-dias-contados/

Prontos! Morriam e pronto.

Sou mais a favor do que contra.

Mas é um tema tão sensível... Um referendo? Bom, é das poucas coisas que eu não gostava de ver num referendo.

Deviam sim referendar as touradas.

que atrasadice, nem parece teu

entao não queres ver um problema com impacto ao nível de todos nós referenciado e queres ver a merdice das touradas que só lá vai quem quer referenciada!
É só urbanistas dass

III,
subscrevo inteiramente estás tuas observações. Como vão os velhos ser empurrado... que sociedade está que põe a possibilidade de eutanásia como um tratamento ou uma solução.
Cumpts,

É melhor a sociedade que obriga uma pessoa a um sofrimento em vão? Para que a sociedade se sinta melhor com ela própria? Em nome exactamente de quê?

Percebo que é um assunto complexo, mas há coisas que para mim são fundamentais, e este tipo de direito é uma delas, desde que bem enquadrado e acompanhado.

Um dia, se eu estiver com uma doença incurável que me faça sofrer e aos meus familiares, e se em pleno uso das minhas faculdades mentais e emocionais, de forma ponderada e refletida, eu decidir por termo à minha vida...

...quero lá saber da opinião dos médicos, dos políticos, da Igreja ou dos eleitores de freixo de espada à cinta !

Era só o que faltava essa gente toda ter mais poder de decisão sobre a minha vida que eu próprio.

La está, como ponto de partida, tendo a concordar. Mas daí em diante é que tenho as maiores reservas. Imagina que manifestas agora que queres ser eutanasiado se a tua saúde se degradar até ao ponto x... mas quando chegares ao ponto x, estás na iminência de ser avô pela tua primeira vez ( imaginando que vives muitos anos...) e , afinal até queres aguentar mais um pouco... mas já ninguém te leva a sério porque a tua degradação é do foro neurológico e acham que pifaste e decidem manter a tua decisão inicial... como é?
Uso este exemplo sem preocupações de rigor em face do que serão os exactos critérios da lei a ser aprovada, mas apenas para mostrar que quando estamos bem vemos as coisas de uma maneira, às vezes até parece que esbanjamos a saúde, e depois amarramo-nos à vida...
Cumpts,

é praticada todos os dias por acçao e omissao desde sempre nos lares e hospitais
alguem sem familia ou carenciado que va agora para o hospital e para vila real\porto é para abater
como sempre tenho dito
veja - se o ultimo caso no hospital de lamego, que ja tinha falado desse hospital mil vezes
2 coitados ficaram calados e morreu o homem pq nao tem peso e a mulher nao se soube mexer.

De certa maneira estás certo, ainda que não seja bem eutanásia.
Mas o que se passa actualmente nos hospitais é de fugir... a forma como se aceita e normalizou está ideia que o grupo x ou z é para morrer...
É por isso que este timing para aprovar a eutanásia a correr é ainda mais estranho...

Grande Obtuso, eu quero lá saber de terceiros ou de quartos! Trata se duma total liberdades de escolha e ser dono/dona do seu corpo!
Nesse caso já tens o suicídio e não precisas da eutanásia para nada. Muito menos de assinar papéis com vontades suicidas. Fazes e pronto, quando quiseres.

Última edição:
que atrasadice, nem parece teu

entao não queres ver um problema com impacto ao nível de todos nós referenciado e queres ver a merdice das touradas que só lá vai quem quer referenciada!
É só urbanistas dass
Se nem sequer a constituição foi referendada nem percebo andarem a referendar assuntos menores.

Eu gostava de poder escolher se queria ou não morrer num momento de dor insuportável sem qualquer hipótese de ser aligeirada, no entanto, temo que a eutanásia, a ser legalizada, venha a ser utilizada para além deste princípio da escolha/liberdade do próprio doente, que haja influências de opiniões e mudança de comportamentos sociais e que está se venha a tornar numa pratica mais comum, como na Holanda.

No fundo, gostava de ver um referendo, mas com uma espécie de pre teste antes. Perguntas de escolha múltipla com algumas Killer questions a fim de entender se quem vota, tem consciência do que está de facto a votar. Teria de ser um referendo onde os conceitos descritos pelo André tivessem de ser confirmados através de pergunta, porque as pessoas não sabem as diferenças e pensam apenas que a eutanásia é eu apenas poder decidir morrer. Obviamente que, isto levado à sua maxima, toda a gente votaria sim.

Voltar
Superior