Estúdio / Técnico de Som

ctrdias

New member
Boas pessoal,

Tenho uma grande paixão por música e por todo o equipamento envolvente nela, mas nunca encontrei grande informação na net sobre estúdios em Portugal, nem oportunidades de emprego para trabalhar num.

Sou do Porto, e gostaria de saber se alguém tem informações à cerca disto? De locais onde possa frequentar cursos ou formações (de Técnico de Som; ou de misturas e masterizações; Engenharia de Som), que me permitam entrar nesse mundo. Ou até de formas de eu mesmo fazer algo sozinho que me permita fazer disto vida, que era o que eu mais queria (um dia até ter um estúdio só meu onde outros viessem gravar ou editar música).

Obrigado :):)

Em Almada há uma escola de técnicos de som. Um amigo meu estudou lá, e agora é técnico de uma serie de bandas nacionais de referencia.

Mas ele penou até chegar aqui. Muitos anos sem trabalho, a viver com pouco, mas agora apesar de não ter vida nos meses de verão, dá para viver e pagar as contas.

Fez também um estúdio em casa onde grava algumas coisas com os músicos com que trabalha.

Em relação a aprenderes sozinho, o Youtube é teu amigo.
Para aprenderes em ambiente de formação, tens a Digipro Academy e a Restart, aí no Porto. Se preferires uma licenciatura tens Licenciatura em Ciência e Tecnologia do Som na Lusófona; Licenciatura em Teatro, Variante de Produção e Design - Ramo Luz e Som no ESMAE; e Licenciatura em Som e Imagem na Católica.

No entanto - não descurando a importância de uma boa formação teórica - diria que a maior parte do pessoal que anda nessa vida começa acompanhando familiares ou amigos, começando a meter a mão na massa, nem que seja a carregar colunas, e aprendendo com a experiência ao longo dos anos (isto principalmente em relação ao som live).
Para montar um estúdio em casa, qualquer pessoa que tenha um portátil, uma placa de som externa de 2 ou mais canais e um microfonezito melhor do que aqueles que se compram nas lojas dos chineses pode ser dono de estúdio. [:D]

Em relação é como dizes @RedHeart, o Youtube hoje em dia funciona como uma das melhores escolas online que existem [:D]

@SenhorVX em Portugal também já se sabe que não é uma àrea com a mesma saída que muitas outras, e a parte de trabalho de background (estúdio e mexer com as funcionalidades dos sons) não é de todo divulgado cá.

Eu por mim até fazia um estágio em Inglaterra ou nos States, alguém sabe de alguma plataforma especifica para isso? Já estive a procurar e não encontro nada em concreto.

Creio, sem certezas de nada, que para fazeres um estágio nesses países, precisas de levar alguma credibilidade daqui (leia-se habilitações na área).

Voltar
Superior