Estudar Filosofia

Com não tenho dinheiro em offshores e a caixa não me empresta dinheiro para ir estudar para fora, decidi começar a ler/estudar Filosofia por conta própria.

A minha formação superior é em IT, apesar de não trabalhar nessa área, e um dos meus gostos no secundário sempre foi a Filosofia. Agora tenho algum tempo livre e gostava de aprender alguma coisa e decidi ir à secção de filosofia da FNAC comprar alguns livros. Mas há tantos, que fiquei sem saber bem o que trazer...

Que aconselham a ler para um principante? A ideia era Filosofia e Politica.

Obrigado

Eu após tudo, agora só melhor aceito um filho que me dissesse que iria optar pela Toxicodependência que pela Filosofia...

E pelos escuteiros?

Agora a sério, não sei muito bem por onde o Zedoscavalos deve começar, mas provavelmente usaria algum tipo de ordem cronológica. Já que a filosofia estuda o pensamento e a evolução do pensamento, é vulgar nas obras de um filósofo citar outros que o precederam. Ou seja, para perceber Platão terás que saber primeiro de Sócrates, para perceber Descartes precisarás de conhecer os clássicos, etc...

Talvez uma coisa genérica como um "Atlas de Filosofia" te ajude a perceber as interrelações entre as diferentes figuras e correntes de pensamento, e poderás seleccionar a partir daí.

Foi só para dizer, vai arcar com algum "sofrimento" daqueles que não vêm utilidade nenhuma nesta Disciplina. Não te preocupes que a Brigada já aparece...

Bem, a mim filosofia faz-me [:vm)]

Mas sinceramente, filosofia não se estuda, pensa-se. Acho que o essencial é saber explicar e expôr os pensamentos, argumentando-os devidamente.

Bem, a mim filosofia faz-me [:vm)]

Mas sinceramente, filosofia não se estuda, pensa-se. Acho que o essencial é saber explicar e expôr os pensamentos, argumentando-os devidamente.

Para começares a pensar e a refletir, é sempre bom ver o trabalho de outros antes de ti.

Também não sou muito de Filosofia, mas respeito quem goste.

Antes de passares à literatura pesada aconselho a leres os dois volumes "História das Ideias Politicas" do Freitas do Amaral, passa em revista vários filósofos de forma simples e faz uma exposição resumida das ideias chave dos mesmos.

A filosofia não é nada simples.
Começa a estudar a lógica que ainda ficas maluco com tanta questão na tua cabeça.
Depois são muitas teorias de muitos "gajos" e afins.

Convém que faças umas leituras introdutórias primeiro, antes de te atirares de cabeça para os filósofos. Portanto, eu sugiro que leias os livros da colecção “Filosofia Aberta” da Gradiva, bons para quem quer entrar na filosofia a sério. [;)]
​

O meu manual de secundário tinha vários textos da "Crítica da Razão Dialética", do Jean-Paul Sartre. Encontrei o livro na Fnac e gostei, apesar de hoje já não me lembrar da maior parte dos conceitos e linhas de pensamento.

Savater também é muito intuitivo [;)]

Voltar
Superior