Eu trabalhei 16 anos para uma empresa de contrução. Na generalidade eu sei muito bem como é feita uma estrada. auto-estrada e via de cintura.
Não sei se o pessoal sabe, mas boa parte delas é construída dentro de um orçamento limitado, pelo que um empreiteiro só poderá ir até ali. Resulta que uma máquina de cilindros compactadores custa muita nota e por vezes o empreiteiro tem um prazo apertado pelo que a compactação o mais nivelada possível não é uma via de lucro para quem constrói. Então eles ohegam e fazem tudo a correr, pelo que no final obtêm uma visão de que todo o alcatrão é "liso" mas na verdade só se nota a diferença de desniveis quando se circula.
Os ditos sopapos que se sentem debaixo do rodado são originalmente provocados por uma série de pedras maiores escondidas debaixo do alcatrão que tem a finalidade de tapar crateras mais profundas e evitar que nessa área exista não só um desgaste rápido como evitar que nas épocas de Verão e de Inverno a camada ao passar por uma diferença climatérica - dilatação ou contracção dos corpos - e o reforço realizado é somente o que mantêm o alcatrão no sitio.
Já nas estradas onde rodarem e encontrarem uma cobertura de betão logo a seguir a uma cobertura de uns tantos quilómetros de alcatrão significa que a área coberta foi escavada mais profundamente porque as propriedades do solo à profundidade não possui a nível do subsolo rochas que garantam uma estabilidade de terras. Também poderá acontecer que o solo coberto por betão armado possua lençóis freáticos de água e ai o alcatrão corre o risco de desgaste rápido o que é de evitar na circulação a velocidades rápidas.
Se o alcatrão é "nacional" na certa aparecerá rachado e terá crateras após a chuva ou calor e este é aplicado nas vias normais por ser mais rentável. Se é alcatrão "estrangeiro" é aplicado nas auto-estradas já que a sua resistência física é muito maior ao desgaste e a comportamentos de alteração corporal provocados por diferenças climatérias.
Quanto às portagens, estas são realizadas da seguinte maneira: através de um investimento "público" qualquer pessoa poderá comprar um lanço de estrada em certos quilómetros e investir uma certa quantia. Depois recebe "dividendos" desse dinheiro aplicado já que o governo não possui milhões para gastar e alguém terá que investir. Por causa disso é que dizem que há muito capital mal parado porque ninguém investe e daqui ter havido uns tantos cortes em projectos que estavam na mira do governo actual.[

]
No caso de uma pista da fórmula 1 é diferente, porque aqui a nivelação é realizada por máquinas a que nem todos os empreiteiros estão dispostos a abrir a bolsa e poucos há que possuam "Alvará" para realizar essa construção que afinal fica muito além de uns milhares de euros que custa uma simples via com a mesma quilometragem em construção.