Estradas e trânsito em Leiria

Há quem acredite que o problema é da rotunda? Estão bem sinalizadas, o pessoal é que vai distraído e não olha para a sinalização

Deixa ver...
Há pessoal que finta as regras da circulação em rotundas, há pessoal que sai de uma AE mete-se na berma ultrapassa toda a gente pela berma e entra na rotunda e passa todos os que lá estão à espera, tens uma saída dessa AE para 3 destinos, antes tinhas 3 saídas para 3 destinos. Quer dizer, tinhas 4 para 3 mas pronto... OK não tinhas AE, mas também não tinhas os acidentes que agora tens nessa AE. Já lhe reuziram a velocidade máxima para 80. Antes de ser AE eram 90. Na subida para o Alto do Vieiro iamos a 80, agora temos zona "controlada" a 50.

A única vantagem que tudo isto trouxe foi desnivelar a entrada para Leiria. Sim, tinha muito tráfego. Mas agora concentraram 3 destinos, numa única saída. Estás a ver o caos? Não, pois não?

A culpa é da rotunda?
Não! É de quem concebeu aquela tristeza.
E está mal projetada. Está bem construída, de acordo com o projeto! Está mal sinalizada.

Antes ias a pé. E agora?
Sabes como é?
É proibido!
Mas atravessam-na na mesma.
Ou queres ir atravessar a AE?

Queres mais ou já chega?

Isso tudo é desculpa/explicação para não perceberem que aquilo é uma rotunda e entrarem em contramão? :sh)

Não!

Isto são considerações de quem se preocupa e quer fazer alguma coisa por aquele estado de situação.
É de quem tem dois dedos de testa e tenta ver o que está mal, o que leva tanta gente a fazer a situação inversa.
É de quem não fica a mandar postas de pescada provocatórias e a mandar a culpa para os tótós que entram em contra mão.
É de quem acha que se já aconteceram dezenas de situações idênticas, é porque talvez não sejam só as pessoas que estão mal.
É de quem acompanhou a construção desde o início e logo reparou que as saídas e entradas iam ficar confusas.
É de quem quer e gosta de cumprir o código da estrada e todos os dias há chicos espertos a... TENTAREM ser chico espertos!
É de quem sabe que o processo anterior era mais intuitivo, prático e até mesmo mais seguro.
É de quem sabe que agora ocorrem filas de trânsito maiores, mais chicos espertices, mais acidentes e danos materiais (e não só infelizmente).
É de quem já reclamou mas não foi atendido, provavelmente porque foi à entidade errada, daí estar agora a solicitar essa informação, mas parece que os "interessados" apenas se preocupam em querem saber se "isto são desculpas"!
É de quem procura ver as coisas pelos pontos de vista dos outros e não apenas pelo nosso próprio.

Chega? Ou AINDA queres mais?

Queres que te pergunte como cedes a prioridade a quem vem o centro comercial na bifurcação com esta rotunda? [:)]
É que nem me faças rir!

Qual é essa? junto ao Leroi Merlin?

Em relação a do Leirishoping, gostava que me explicassem como esta mal desenhada, é que todas as vezes que la passo penso que é impossivel entrar em contra-mão.

Sim, é junto ao Leroy.
Quando disse mal desenhada, estava a ser sarcástico.
Redesenhados, só se for os óculos dos condutores da região.

Não, meu caro, para além de ninguém ter dito isso, se as coisas estão mal projetadas, têm que ser retificadas!

Pois não, só estava a perguntar.

Mas mesmo mal projetadas (há coisas bem piores por Leiria) juro que não percebo como é que andam em contra mão, é que tens sinalização em todas as entradas. Mesmo quem não conheça o local se seguir as regras de trânsito e guiar-se pela sinalização não faz porcaria.

Pois não, só estava a perguntar.

Mas mesmo mal projetadas (há coisas bem piores por Leiria) juro que não percebo como é que andam em contra mão, é que tens sinalização em todas as entradas. Mesmo quem não conheça o local se seguir as regras de trânsito e guiar-se pela sinalização não faz porcaria.

Esse é um dos problemas é nós pensarmos o que nós faríamos / fazemos.
Isso está mal. Temos que nos colocar na posição dos outros.
E há realmente pessoas menos capacitadas para a prática da condução.
Portanto é por esses que temos que analisar a coisa.
Das duas, uma, ou os retiramos de circulação e ia ser muito complicado e trazer muitas consequências. Ou melhoramos as condições.
Lembraste da A8?
Alguém se lembra?
O Lino lembra-se? (já que anda por aí a falar tanto).
Há uns anos, como era a A8?
Na zona da Caldas da Rainha?
Não, não estou a falar das portagens e da luta que isso foi. E sim, não se pagam portagens na zona das Caldas da Rainha na A8...
Lembram-se do pessoal que entrava em contra mão na A8?
Quantos acidentes houve?
Quantas mortes houve?
Peço desculpa, eu lembro-me!
Experimenta agora entrar em contra mão na A8.
Até tocam sirenes!
Acedem luzes.
Acesso direto para a GNR.
Voltou a acontecer?
Sim!
Mas em muito menor escala.

Acima de tudo, pensar por nós é fácil.
Pensar pelos outros é muito mais difícil.

Não estou a desculpar, quero compreender, que corrijam as coisas e então sim, podemos criticar as pessoas.

Na rotunda de Leiria (das fotos dos acidentes da página anterior) os condutores têm mais dificuldade em entrar na rotunda em contra mão do que se entrarem na rotunda para o sentido normal da marcha (a não ser que já venha em contra mão desde a rotunda que está junto ao Leiria shopping e dá acesso á ponte para passar para o lado do Media Markt) e se não houver sinalização, o que por acaso neste caso até há vertical: sentido obrigatório, rotunda, aproximação de estrada com prioridade (os últimos dois até estão tanto do lado esquerdo como do lado direito da via e a aproximação de estrada com prioridade é complementada na via e nas duas faixas de rodagem) é só cumprir com as regras de trânsito que já não entram em contra mão, tudo o resto é "desculpas" do mau conhecimento sobre as regras e/ou da sinalização do código da estrada.
Estes acidentes despertaram-me a curiosidade por conhecer o local no terreno e saber que não é fácil entrar em contra mão nesse local, agora distracções ou falta de conhecimento qualquer pessoa pode ter.

Os acidentes ficam do lado esquerdo desta entrada e para se entrar para a rotunda tem que se entrar pela via do meio (1 faixa de rodagem do lado direito (para ir para o centro de Leiria/Hospital), 2 faixas de rodagem na via do meio (para entrar na rotunda), 2 faixas de rodagem do lado esquerdo com sentido inverso que é para quem sai da rotunda) não vejo qual a dificuldade de interpretação no terreno

https://www.google.pt/maps/@39.7360...ejwmXCzDWDYvP1xbg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-PT

(Os acidentes foram mais ou menos no local onde se vê um carro a circular normalmente nesta imagem do google)

Voltar
Superior