Este ruido será do tensor? ver video

Por norma tem um furito atrás do alternador (do lado contrário ao da correia) e que lubrifica o rolamento desse lado.
Do outro lado é mais complicado.

Mas já estou a ver que no motor em questão deve ser complicado arranjar espaço para fazer isto.

Se a bomba não funcionar por uns segundos não tem mal nenhum.

Tens que tentar tirar a correia depois de teres o motor quente e a fazer barulho.

Última edição:
não é assim tão linear... :(
posso andar km´s com ele quente a tentar que faça o barulho... e no dia seguinte ja faz a toda a hora...

se fosse mais linear era isso k faria... mas assim ia ficar na mesma sem saber a origem...

e a chincalheira esta a ficar mais barulhenta :/

acredito :(
se ouvesse alguma maneira mais obvia de testar a coisa é que era...tipo por uma chave de fendas a forçar o tensor ou assim [8b]

as imagens de um alternador igual ao meu (não encontro o buraco, se é que existe neste)

attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php

448119183_3x.jpg448119183_5x.jpg448119183_4x.jpg448119183_1x.jpg

Estado actual da coisa "tirei-lhe a capa da correia dentada"

desconfio que o tensor automático, não esteja no seu melhor, as vezes parece que a correia fica larga... será é dai que vem o barulho?
tem 70.000km´s troca-se aos 120.000km´s

attachment.php

Photo 09-04-14, 18 23 392.jpg

apliquei DW40 em cima do tensor e da correia... aquilo começou a fazer uma chincalheira dos diabos... já andei 5km´s e não para a chincalheira... estava a pensar que o DW40 no mínimo ia tirar o barulho que estava a ter...

mas agora nem consigo perceber se o barulho evoluiu para aquela chincalheira ou se a chincalheira está a abafar o outro barulho [:vm)]

porra... toda a gente na rua olha para mim a passar de carro [:)]

De facto este último video parece ter um som semelhante. Não entendo é qual é mesmo a causa deste problema, ou seja, porque carga de água a polia está a fazer esse barulho. Nem parece sequer estar torta.

Quanto ao que fizeste na distribuição, tomaste 2 atitudes erradas:

- tiveste o intuito de mexer na distribuição ao colocar WD40 sem saberes que tipo de resultados terias (é uma zona restrita para quem não tem muitos conhecimentos);

- aplicaste WD40 numa correia que é o mesmo que dizer que reduziste um pouco o seu tempo de vida. Depende da quantidade que puseste.

De qualquer forma, tenho uma questão: como sabes que a corrreia por vezes fica laça?

Se queres o meu conselho, vais ter que levar isso a quem perceba do assunto porque assim nunca mais vais lá.

De facto este último vídeo parece ter um som semelhante. Não entendo é qual é mesmo a causa deste problema, ou seja, porque carga de água a polia está a fazer esse barulho. Nem parece sequer estar torta.

Quanto ao que fizeste na distribuição, tomaste 2 atitudes erradas:

- tiveste o intuito de mexer na distribuição ao colocar WD40 sem saberes que tipo de resultados terias (é uma zona restrita para quem não tem muitos conhecimentos);

- aplicaste WD40 numa correia que é o mesmo que dizer que reduziste um pouco o seu tempo de vida. Depende da quantidade que puseste.

De qualquer forma, tenho uma questão: como sabes que a correia por vezes fica laça?

Se queres o meu conselho, vais ter que levar isso a quem perceba do assunto porque assim nunca mais vais lá.

tinham-me dito que o DW40 era capaz de reduzir o ruído se fosse de lá... ao menos fez com que alguma coisa fizesse barulho lol
quando apliquei na corrente... foi uma borrifadela bem dada... não fez barulho...
quando apliquei no tensor "quando estava a haver aquele barulho mas mais ligeiro, que não sei de onde vem, ou agora talvez já saiba lol"... apliquei uma nesga de borrifadela... o DW40 estava no fim... e aquilo fez uma chincalheira de primeira...
podes ouvir a chincalheira:

depois de ter gravado isto já pus o spray que devia ter posto... n sei o nome é á base de silicone tem o efeito de massa consistente, ontem ainda fez muito, hoje já fez menos mas ainda faz muito...
pus com cuidado para não contaminar a correia

a correia desconfiei logo que estava larga desde o inicio porque o tensor automático dava para rodar só com os dedos... ao fim de aplicar DW40 na corrente nunca mais o consegui voltar a rodar com os dedos "ps. o tensor e o rolamento já não aquecem tanto, penso que ganhou aderência lol"

e o indicador de tensão do tensor automático está no mínimo em vez de estar no local da tensão normal... dá ideia que o artista que trocou a distribuição á 70.000km´s não tencionou o tensor, e agora deve-se ter dado mais, não sei... a distribuição deveria ter durado 120.000km´s

foto
attachment.php

Photo 09-04-14, 13 18 38 - Cópia.jpg

AfonsoAlbufeira já te respondo... agora não consigo ouvir o som :(

Última edição:
Nada de WD40 nas correias. Onde ouviste tal coisa.
Tens os rolamentos do alternador gripados. É ver se justifica substituir (que ainda dá trabalho) ou comprar um novo.
Ah, e com as correias não se brinca. É preferível levares a um mecânico de confiança.

Estive a analizar o barulho pelos vídeos e parece k o barulho vem mesmo deste tensor o dw40 apenas o tornou mais obvio e mais alto lol

Ousam e comparem ;)

Antes do dw40 no tensor - IMG 4338 - YouTube

depois do dw40 no tensor - Video 10 04 14, 18 18 41 - YouTube

Obvio né? Descobri o gato

agora precisava da peça para dar tensão ao tensor, parece mesmo que o mecânico nao o tencionou :/
alguem daqui tem essa peça? Da zona de Coimbra?
so preciso de 5 min pra a usar... Alguém tem um kit de sincronismo de fiat 1.6? So preciso de tencionar o tensor :)

queria ver se o tensor está mesmo estragado antes de investir 100€ numa distribuição nova

Voltar
Superior