Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Por acaso não vejo muita gente a ter indicação de treino hiit, mas há pessoas que o fazem. Assim como há pessoas que fazem aulas atrás de aulas e resultados...nem vê-los.

Na minha opinião, não há uma formula mágica nem um chapa 5. Cada pessoa é diferente e reage de modo diferente a diversos treinos.

Sempre me disseram que em hipertrofia, a separação de grupos musculares diariamente, isto é, um grupo muscular por dia, não resultava. Pois para mim é o que mais resulta em termos práticos e visiveis.

Nada como experimentar cada coisa, até porque é sempre bom o corpo ter estimulos diferentes de vez em quando.

A meu ver exercícios de 20 repetições são bons para quem acabou de entrar no ginásio. As típicas duas séries de 20 repetições são exercícios de resistência... Parecem aquelas fórmulas pré-feitas que dá para toda a gente.

É uma forma excelente de começar e dá alguma resistência muscular. Digo excelente porque no início eu nem sequer sabia que músculos tinha, esses exercícios ajudaram-me a conhecer... Também acho desadequado dar a essas pessoas exercícios de 12 a 15 repetições porque não sabem lidar com a dor. É bom (e mau porque custa) aquelas últimas repetições, mas bem me lembro que só comecei a sentir aquelas dorzinha já depois de conhecer o músculo.
20 repetições de um certo exercício significa que o peso está abaixo do que na realidade devia estar, é bem mais interessante a nível de resultados fazer 8 a 12 repetições com um peso que nos encha as medidas.

Eu por exemplo, no stiff ou peso morto, gosto de por um pouco mais de peso e fazer até no máximo 10 repetições.

Aliás, fazer com menos peso para chegar às 20 não faz sequer sentido... O mesmo se aplica ao agachamento, etc.

Um exercício que não gosto de contabilizar repetições é o hip thrust (Kegel)faço sempre no fim para o último espancamento ao glúteo e o peso baixo (30 kg's) faz-me imenso efeito. Faço na plataforma powerplate, o que é mais interessante. [:cool:]

Mas sou a favor SEMPRE de encurtar as repetições e aumenta o peso. Uma coisa que sinto agora muito recentemente é que a técnica bem feita mas com menos peso que a minha carga máxima é mais estimulante que fazer os exercícios menos bem com peso elevado. Às vezes é bom para variar, mas peso baixo e bem feito acho que resulta melhor... portanto há que haver um equilíbrio. Acho que isto no fundo é preciso saber o que resulta melhor para nós. O resto é uma questão de drogas e alimentação. [:D]

É só mesmo a teu ver. Falas como se fosses a supra sumo da matéria, mas na verdade aparentas saber muito pouco.

É só mesmo a teu ver. Falas como se fosses a supra sumo da matéria, mas na verdade aparentas saber muito pouco.

E tu, que achas que sabes muito, pelos vistos demonstras pouco... Foi para isso que fizeste loggin?

Os exercícios 2 séries de 20 repetições são exercícios de resistência na teoria. Ponto final...

Se os usas para outros fins, isso é lá contigo.

Naointeressa como é que está o peso ?

Já dá para seres levada ao colo da sala de jantar para a cama, ou ainda faltam uns kilinhos ? [:p]

Naointeressa como é que está o peso ?

Já dá para seres levada ao colo da sala de jantar para a cama, ou ainda faltam uns kilinhos ? [:p]

Não me tenho andado a pesar com muita precisão, mas na balança cá de casa (daquelas antigas, que variam o ponteiro e mostram o peso aproximado) hoje de amanhã estava com 60.

Para mim é mais que óptimo. Eu considero que estou muito bem, modéstia à parte (há que ser realista porque trabalho para isso). Toda a gente me elogia e o engraçado é que vão notando diferenças gradualmente. Ainda que todos os ganhos sejam difíceis.

PS: Estou a treinar numa média de 4 vezes por semana (e quando treino é sempre para doer) e já não sei mesmo o que é viver sem dores.

Última edição:
60 kg para 1,70 ou um pouco mais, não parece mal.

Não é a Ambrósio mas também nem todas podem ser.

Graças a Deus que não é "a Ambrósio" e nem é para esse fim que vou ao ginásio e gasto lá uma pipa de massa e tempo.

Apesar de ser um tipo de corpo que também acho bonito, não o pretendo para mim. Prefiro que os olhos se virem por outros motivos que não os ossos... [:D]

Finalmente consegui um treino com o qual me identifico e com o qual estou bastante motivada. Só tenho algumas dúvidas na eficácia de treinos com séries de vinte repetições. Qual a vossa opinião?

O treino de 20 repetições está quase sempre ligado ao aumento de resistência e à perca de gordura.
E por norma será numa situação inicial de quem não treina há algum tempo.

A ideia será menos carga.

É possivel ganhar massa muscular treinando em casa com 2 halteres?

Tenho dois halteres com 20 kg cada um i que da 40kg no total.

A impressao que tenho é que upper body consigo treinar quase tudo com os halteres e com uma barra fixa para treinar costas.

Treino de pernas é que fica mais dificil, porque nao consigo fazer peso morto nem squats com muita carga

É possivel ganhar massa muscular treinando em casa com 2 halteres?

Tenho dois halteres com 20 kg cada um i que da 40kg no total.

A impressao que tenho é que upper body consigo treinar quase tudo com os halteres e com uma barra fixa para treinar costas.

Treino de pernas é que fica mais dificil, porque nao consigo fazer peso morto nem squats com muita carga

Faz lunges com os halteres tb.

ya há sempre algumas alternativas como os lunges, dumbbell step up, goblet squat, mas nunca vai ser a mesma coisa do peso morto, ou agachar com uma barra com pesos.

Mas queria saber se vale a pena criar uma dieta para bulk/ganho de peso e treinar em casa com este material, vou ter resultados?

O treino de 20 repetições está quase sempre ligado ao aumento de resistência e à perca de gordura.
E por norma será numa situação inicial de quem não treina há algum tempo.

A ideia será menos carga.

Mas porque é que 20 reps tem que estar relacionado com resistência e à perca de gordura? O músculo conta repetições é?

O músculo precisa sempre de novos estímulos. Não é por fazer 20 reps que vai perder gordura ou inibir o crescimento muscular.

Para quem treina perto da falha diariamente até convém fazer uma semana de deload. Eu faço treinos de 20 repetições, nomeadamente em treino de pernas e não é por isso que elas não crescem, como também faço o habitual 12 10 8 6 e crescem na mesma. É tudo uma questão de adaptação e criar novos estímulos.

Última edição:
Para emagrecer são os treinos hiit (30 segundos a dar no duro, 30 segundos a descansar).. isto na teoria porque depende da resistência de cada pessoa (pode-se descansar mais tempo que irá fazer efeito sempre, com tendência a diminuir os tempos de descanso), dieta e descanso (esse, na cama).

A partir de um certo ponto é que se cria um metabolismo em que basta fazer o típico treino de 10 a 12 repetições a soar tanto e tão cansada como se tivesse a fazer cardio, e manipulando a dieta a cena mantém-se nos trinques. Aliás, acho mesmo que o cardio nas mulheres é o pior inimigo para o ganho de músculo.... Mas elas passam lá 50% do treino e o rabo não muda. [:D]

E para emagrecer nada mais eficaz que um hiit de 12 - 15 min.

Mas no início eu achava mais estimulante os exercícios de resistência... Mas não são os mais eficazes!

Por acaso comecei a fazer HIIT há pouco tempo e estou a adorar.

Há imensos anos que não fazia cardio, só fazia ferro.

Está a fazer-me muito bem.

Agora para algo que não tem nada a ver. Uso o meu telemóvel numa braçadeira e transpiro como se não houvesse amanhã. Poderei ter problemas de ómedades no iphone?

Mas porque é que 20 reps tem que estar relacionado com resistência e à perca de gordura? O músculo conta repetições é?

O músculo precisa sempre de novos estímulos. Não é por fazer 20 reps que vai perder gordura ou inibir o crescimento muscular.

Para quem treina perto da falha diariamente até convém fazer uma semana de deload. Eu faço treinos de 20 repetições, nomeadamente em treino de pernas e não é por isso que elas não crescem, como também faço o habitual 12 10 8 6 e crescem na mesma. É tudo uma questão de adaptação e criar novos estímulos.

Eu não disse nada disso, falei em resistência muscular sim mas não disse que vai inibir o crescimento muscular! O que te disse é que os treinos que são assim passados são na teoria de resistência e fazem mais sentido para quem começa.

Obviamente que nem tudo é B A BA, o mal de termos pessoas a prescrever treinos é o facto de elas não conhecerem melhor os músculos que nós mesmos mas há teorias e bases em que se podem seguir para poder ajudar as pessoas.

Acho também interessantes novos estímulos como falha estática (faço muito com o hip thrust ou cadeira abdutora) e só consigo chegar a este estado no fim, por norma para chegar a esse patamar tenho de fazer muita repetições (já depois de ter espancado tudo com agachamentos e stiff), especialmente seguidas a fazer hip thrusth (ou nem tantas quando estou com os músculos intensamente fatigados), mas chego à falha e é o que me importa.

Se calhar podia fazer melhor, mas é o que se pode...

Já agora, em que te baseias para dizer que quem treina perto da falha convém fazer uma semana de deload?!

Eu faço o tal... "deload" porque 28 em 28 dias vem-me o Benfica e bate-me forte de uma maneira que há dias que nem da cama consigo sair com dores. Senão treinava como sempre treino, se não me sentisse cansada... No meu caso é tudo uma questão hormonal.

O músculo conta repetições é?
Sim, chama-se volume de treino.

Séries de 20 podem funcionar bem para hipertrofia para músculos que respondem proporcionalmente melhor a volume do que intensidade. Caso de músculos com poucas fibras rápidas como gémeos e antebraços.

Última edição:
Para emagrecer são os treinos hiit (30 segundos a dar no duro, 30 segundos a descansar).. isto na teoria porque depende da resistência de cada pessoa (pode-se descansar mais tempo que irá fazer efeito sempre, com tendência a diminuir os tempos de descanso), dieta e descanso (esse, na cama).

A partir de um certo ponto é que se cria um metabolismo em que basta fazer o típico treino de 10 a 12 repetições a soar tanto e tão cansada como se tivesse a fazer cardio, e manipulando a dieta a cena mantém-se nos trinques. Aliás, acho mesmo que o cardio nas mulheres é o pior inimigo para o ganho de músculo.... Mas elas passam lá 50% do treino e o rabo não muda. [:D]

E para emagrecer nada mais eficaz que um hiit de 12 - 15 min.

Mas no início eu achava mais estimulante os exercícios de resistência... Mas não são os mais eficazes!

Já agora fica um artigo sobre o assunto que poderá interessar:

The natural muscular potential of women

Sim, chama-se volume de treino.

Séries de 20 podem funcionar bem para hipertrofia para músculos que respondem proporcionalmente melhor a volume do que intensidade. Caso de músculos com poucas fibras rápidas como gémeos e antebraços.

certo, para tipos mais magrinhos tipo ectomorfos, sao melhores os treinos mais intensos e com menos volume, confirmas?

Não acredito em somatotipos e não acho que é uma pessoa ser naturalmente magrinha ou gordinha que vai dizer o tipo de treino a que responde melhor.

Uma coisa que é quase unânime nos estudos em ciência desportiva é que, desde que haja intensidade suficiente para recrutar adequadamente fibras rápidas (tipicamente acima de 60~70%1RM para cadências normais, mas pode ser bem menos com treino explosivo), o principal factor que determina ganhos de performance e massa muscular é volume de treino. Treinos com muita intensidade e pouco volume devem ser usados qb, têm os seus benefícios mas não devem ser feitos a sacrifício de volume total.

Última edição:
Voltar
Superior