estalidos no motor

rafasantos

New member
bons dias. não sei se acontece a mais alguém, mas no meu saxo 1.5d, depois de uma viagem quer seja grande ou pequena, depois de desligar o motor, ouço uns estalidos vindos do compartimento do motor, duram poucos minutos, mas acho estranho, o k será? já agora eu ainda pensei k fosse do catalisador, mas o saxo 1.5d não tem catalisador

Isso acontece em praticamente todos os carros, no meu de vez em quando também ouço esses estalidos, principalmente quando o motor tá quente e depois delisgo quando chego ao destino.
Agora porque é que isso acontece é que já não sei[:D]

bons dias. não sei se acontece a mais alguém, mas no meu saxo 1.5d, depois de uma viagem quer seja grande ou pequena, depois de desligar o motor, ouço uns estalidos vindos do compartimento do motor, duram poucos minutos, mas acho estranho, o k será? já agora eu ainda pensei k fosse do catalisador, mas o saxo 1.5d não tem catalisador

esses estalidos penso que vêm do escape...no carro onde mais notava era num honda....aquilo depois de puxar por ele, pareciam pipocas[:)]

todos os carros fazem isso tem a ver com o facto do material dilatar com o calor e voltar ao normal.

O motor e seus trifericos mtos deles só trabalham correctamente quentes pois aumentam de tamanho em relação a estarem frios.

Há duas semanas andei cerca de 130 km num dia, (com o meu pai a conduzir) o que não é muito normal aqui em São Miguel. No caminho para casa passamos por um sitio que é a subir e é um espetaculo fazer aquilo em segunda, curvas gancho largas, e o meu pai foi até lá cima quase sempre perto do redline. Quando chegamos a casa, ao sair do carro era só estalar [:D] , mas não ficamos preocupados porque é normal o carro fazer aquilo depois de puxar. Mas que estalava, estalava e bem [:D] [:D]

tipo... que confusões... .

a explicação é simples!

calor: corpos dilatam!

ao arrefecer: corpos contraem!

ao ouvirem esses estalidos é o motor a arrefecer! perfeitamente normal!

só não acontece a materiais que não sofram com as alterações de temperatura, ou que para sofrerem algo é necessário que a temperatura seja muito elevada ou muuito baixa

Quando tirei a carta (1994) comecei a andar num Fiat 128 Sport de 1973 que tinha sido sempre conduzido pelo meu pai...

O carro em 21 anos de vida nunca tinha feito estalidos mas quando passou para mim e o punha na garagem ao fim de uma "sessão" era só ouvir "clic, clic, tictictic" [:)]

Já estás esclarecido que é normal pelo que apenas acrescento que, quanto maior for a esfrega, maiores e mais prolongados são os estalidos.[:cool:][:D][;)]

Engraçado que o meu Corolla XLi, teve sempre tendência para dar esses estalitos...basta fazer 10 ou menos kms para se ouvir...já no C220 nunca notei. Mas sim, é perfeitamente normal.

Engraçado que o meu Corolla XLi, teve sempre tendência para dar esses estalitos...basta fazer 10 ou menos kms para se ouvir...já no C220 nunca notei. Mas sim, é perfeitamente normal.

Não sei se é impressão minha, mas a mim parece me que os gasolina aquecem mais rápido. Noto muito isto aqui em casa. A minha mãe tem um a gasolina que aquece rapidamente. Já o do meu pai que é a gasóleo, leva muito mais tempo a aquecer.

Voltar
Superior