[Economia] Estágio Profissional Não remunerado

HerbaKing

New member
Boas

Ofereceram-me assim do nada um estágio Profissional não remunerado.
Ora eu fiquei com uma dúvida, isto não tinha já mudado?
Os estágios profissionais não tinham de ser remunerados obrigatoriamente?
A empresa pode fazer isto ou estar em incumprimento?

Obrigado

Abraço

O tempo da escravatura já acabou.

Um estágio não remunerado, ainda por cima oferecido assim do nada... c@ga nisso.

Boas

Obrigado

Abraço

Se estiveres num curso profissional, o estágio que fazes no fim do ano lectivo não é pago, porque é um estágio curricular.

Mas os "promotores" dos estágios não estão obrigados a estarem inscrito, no IEFP, ou nas ordens profissionais conforme o caso?
E depois cada estágio não tem que ter o regulamento aprovado pelo IEFP?
Os estágios profissionais são um estágio com regulamento e condições de acesso bem definidas, e se não me falha a memória (a última vez que vi isto foi há uns anos atrás) o formando tem direito a uma bolsa, subsídio de refeição conforme os outros trabalhadores, subsídio de transporte e alguns casos residência.

isso não e profissional.

Quanto muito será curricular ou formal

sim na prática é curricular mas são descritos como profissionais.

Infelizmente isto agora ainda tem mais tendência acontecer. Uns ainda pagam alimentação e deslocações, outros nem isso.
O melhor é o tipo de requisitos que pedem para muitos destes estágios de borla. Assim realmente é um negócio da china.

Se estiveres num curso profissional, o estágio que fazes no fim do ano lectivo não é pago, porque é um estágio curricular.

Quantos e quantos estágios profissionais (ou seja, de pessoas que já terminaram os estudos) é que não funcionam como estágios curriculares, ou seja, que não são pagos... Lembro-me de tantos casos recentes desses...

Quantos e quantos estágios profissionais (ou seja, de pessoas que já terminaram os estudos) é que não funcionam como estágios curriculares, ou seja, que não são pagos... Lembro-me de tantos casos recentes desses...

Eu sei, mas nos cursos profissionais e em cursos como Medicina ou Enfermagem, etc... , os alunos fazem estágios curriculares (os tais que não são pagos), mas que contam para a média do curso.

Estou a ver que a maioria que já postou por aqui não é advogado estagiário e desconhece por completo a realiadade desta profissão???

Exceto casos raros por Lisboa, TODOS os estágios em advocacia não são pagos.

E já são licenciados num curso. Mas falta a Ordem.

Estou a ver que a maioria que já postou por aqui não é advogado estagiário e desconhece por completo a realiadade desta profissão???

Exceto casos raros por Lisboa, TODOS os estágios em advocacia não são pagos.

E já são licenciados num curso. Mas falta a Ordem.
Isso é verdade, mas nos meus posts referia-me aos estágios curriculares e que contam para média de curso.

Boas

Obrigado

Abraço

Convém dizeres qual é a área, porque existem áreas onde esse estágio é "obrigatório", como já foi referido, mas existem outras em que é puro aproveitamento. [;)]

Eu sei, mas nos cursos profissionais e em cursos como Medicina ou Enfermagem, etc... , os alunos fazem estágios curriculares (os tais que não são pagos), mas que contam para a média do curso.

Não são pagos, mas deviam ser, nem que fosse simbolicamente.
Incluido no plano do curso ou não, trabalho é trabalho. Devia ser remunerado.

Não são pagos, mas deviam ser, nem que fosse simbolicamente.
Incluido no plano do curso ou não, trabalho é trabalho. Devia ser remunerado.
Mas esses estágios são de curta duração - até um mês +-, o que faz sentido é que os estágios de longa duração - + de 3 meses e até 1 ano, sejam pagos.

Se fizeres um curso onde seja obrigatório X horas de experiência em estágio, a empresa não tem que te pagar nada, já tens sorte em te deixarem estar lá. Na minha altura houve empresas que recusaram deixar-nos fazer estágio, porque não precisavam mesmo de ninguém. Eu tive mais sorte e arranjei mas não era renumerado, o patrão é que no final me deu algum por baixo da mesa para não ir de mãos a abanar e porque fiz um bom estágio.

Agradeço os comentários o estágio em causa é de 6 a 9 meses com vista à inscrição na ordem dos engenheiros técnicos (licenciatura em engenharia da segurança do trabalho, técnico superior nível VI) o estágio que me ofereceram foi de 9 meses e dão 0 até o almoço tenho de pagar ....

Entretanto o estágio curricular (não pago) já foi efetuado.

A empresa poderá ficar impune a uma situação destas?

é de doidos ...

Última edição:
Agradeço os comentários o estágio em causa é de 6 a 9 meses com vista à inscrição na ordem dos engenheiros técnicos (licenciatura em engenharia da segurança do trabalho, técnico superior nível VI) o estágio que me ofereceram foi de 9 meses e dão 0 até o almoço tenho de pagar ....

Entretanto o estágio curricular (não pago) já foi efetuado.

A empresa poderá ficar impune a uma situação destas?

é de doidos ...

[OFFTOPIC] Mais alguns anos, e passa a haver técnico superior nível X [/OFFTOPIC]

Se já fizeste o estágio curricular, realmente parece ser pouco legal, alguém que conheça as leis que se chegue à frente.

Voltar
Superior