Estado Federal

Acho que será mais fácil a independência das algumas regiões espanholas que a unificação dos dois países.

Eu, por muito que se diga que assim não vamos lá e que em Espanha é que é bom, não concordo.
Desde Aljubarrota que Portugal é Portugal e Espanha é Espanha. Não podemos regredir historicamente. Há que defender a nossa identidade como país, tal como os espanhóis defendem a sua.
Vejo com bons olhos, sim, uma tendência de identidade cultural ibérica única.

Última edição:
Historicamente, a Espanha nunca conseguiu unir nada. Onde se meteu, as coisas sempre acabaram em divisão.
Mesmo no caso do país Espanha, os diversos reinos foram unidos à força pela raínha Isabel a Católica, à custa de muitas atrocidades.
Acredito mais no esbatimento da Espanha enquanto país e no aumento da relevância das suas regiões enquanto nações autonónomas, do que no inverso. Neste caso, Portugal surgirá naturalmente como uma nação autonónoma da Península Ibérica, em paridade com a Catalunha, o País Basco, a Galiza, etc..

Historicamente, a Espanha nunca conseguiu unir nada. Onde se meteu, as coisas sempre acabaram em divisão.
Mesmo no caso do país Espanha, os diversos reinos foram unidos à força pela raínha Isabel a Católica, à custa de muitas atrocidades.
Acredito mais no esbatimento da Espanha enquanto país e no aumento da relevância das suas regiões enquanto nações autonónomas, do que no inverso. Neste caso, Portugal surgirá naturalmente como uma nação autonónoma da Península Ibérica, em paridade com a Catalunha, o País Basco, a Galiza, etc..

Todos os países estão feitos com sangue e fogo, na maior o menor medida. E, no caso de Espanha, a união das coroas deviu-se às políticas matrimoniais dos Reis Católicos. Inclusive Manuel I de Portugal poderia ter herdado todas as coroas peninsulares sem não tivesse morto. Ainda que é certo que antes disso tivemos uma guerra civil em Castela.

Sempre há lutas atroces para a formação dos estados, mas acho que no nosso caso há sido mais ''pacífico'' que no caso francés, alemão, italiano, chino, russo o estadounidense (e outros tatos).

Achei curioso o comentário deste espanhol à notícia:

"Recordar que Luis de Camoens en "Os Lusiadas" se refiere a toda la Peninsula como Hispania. Bueno , pues a pesar de ello, si yo fuera portugués no entraría al formar parte del actual circo ibérico. Los portugueses están muy bien , tienen un sentido de unidad claro, son muchísimo más cultos y educados que nosotros los españoles, etc, etc. ¿ para qué unirse a esta tropa de catetos , pedantes y nuevos ricos ?"

[:D]

Achei curioso o comentário deste espanhol à notícia:

"Recordar que Luis de Camoens en "Os Lusiadas" se refiere a toda la Peninsula como Hispania. Bueno , pues a pesar de ello, si yo fuera portugués no entraría al formar parte del actual circo ibérico. Los portugueses están muy bien , tienen un sentido de unidad claro, son muchísimo más cultos y educados que nosotros los españoles, etc, etc. ¿ para qué unirse a esta tropa de catetos , pedantes y nuevos ricos ?"

[:D]

Pode vir esse espanhol para cá em troca do José Seramago. [:D]

Se ele vivesse cá uns tempos ia chegar à conclusão que em Portugal
é mais ou menos igual, ou ainda pior...

Mas estes tópicos sobre a união ibérica já chateiam.
Uma coisa dessas nem se devia colocar, noutros tempos quem sugerisse
isso era acusado logo de traição e quando dava por ela já estava pendurado numa corda pelo pescoço. [:D]

Aqui estamos a falar de um Estado Federado, não de uma província... o que é bem diferente.

No caso da UE se tornar numa Federação (não acredito) seriam estados federais dentro de um estado federal?

sim, eu sei a diferença. apenas generalizei.

Não sei se se tornará uma Federação, mas caso a Constituição Europeia seja ratificada por todos os estados membros, o primeiro passo estará dado. Na configuração actual da UE e com a entrada de novos membros, não haverá espaço para progredir. Terá que se transformar numa federação de estados.

Ou já agora, porque não, numa Confederação? Soa-me melhor...

Última edição:
Todos os países estão feitos com sangue e fogo, na maior o menor medida. E, no caso de Espanha, a união das coroas deviu-se às políticas matrimoniais dos Reis Católicos. Inclusive Manuel I de Portugal poderia ter herdado todas as coroas peninsulares sem não tivesse morto. Ainda que é certo que antes disso tivemos uma guerra civil em Castela.

Sempre há lutas atroces para a formação dos estados, mas acho que no nosso caso há sido mais ''pacífico'' que no caso francés, alemão, italiano, chino, russo o estadounidense (e outros tatos).

Eu não condeno as atrocidades cometidas por Espanha, ou por outra, condeno do ponto de vista dos princípios, mas reconheço que a realidade histórica daqueles tempos era mesmo assim. Infelizmente, ainda hoje se vê muito sangue por causa de questões destas, mas adiante!
O que pretendia sublinhar é que o projecto nacional chamado Espanha nunca se consolidou verdadeiramente, ao ponto de hoje em dia vermos catalães e bascos, que até aceitam estar integrados na União Europeia, mas não gostam muito de estar integrados num país chamado Espanha.
Por isso é que acho que não faria sentido Portugal integrar-se num país que tem, ele próprio, assuntos por resolver com algumas das "nações" que o compõem.

Mas para dizer a verdade, acho todas estas questões de nacionalismos um bocado estúpidas. Acho que a sociedade ocidental já devia ter maturidade suficiente para aceitar a co-existência de povos e culturas diferentes, sem caír na tentação de os arrumar em países. Porque, na verdade, o que separa cada um de nós, português, catalão, galego, francês, etc, é cada vez mais o nosso passado, e cada vez menos o nosso presente e o nosso futuro. Por isso acho que devemos respeitar o nosso passado, mas esforçar-nos por construir um futuro comum.

Voltar
Superior