Estado da Educação em Portugal

Estado da Educação em Portugal

• Excelente

Votos: 2 4,2%
  • Bom

Votos: 4 8,3%
  • Satisfatória

Votos: 5 10,4%
  • Mediocre

Votos: 10 20,8%
  • Péssima

Votos: 16 33,3%
  • Apenas para quem tem dinheiro para o privado

Votos: 9 18,8%
  • Muito facilitismo a quem quer ter os estudos sem esforço

Votos: 18 37,5%
  • Facilitismo para quem não teve uma oportunidade ou meios para estudar

Votos: 7 14,6%

• Total de eleitores
    48
Eu sou formador mas trabalho muito com escolas públicas do chamado ensino regular.
As escolas podiam funcionar melhor... Realmente podiam. Os alunos podiam comportar-se melhor... Claro. Mas eu acho que os encarregados de educação têm muita responsabilidade por serem completamente irresponsáveis quanto à forma como educam e lidam com as escolas.
Outro problema grave são os professores. Há bons professores e maus professores, como em todas as profissões. Mas eles estão revoltados por terem sido maltratados pelo governo nos últimos tempos (justamente ou não é outra coisa), e penso que isso fez deles piores profissionais.

Nos últimos 2 anos assisti a atitudes de professores que nunca pensei serem possíveis.

Gostaria de saber, sendo que existem bastantes estudantes neste fórum, qual a vossa opinião sobre o estado da educação em Portugal?

No teu caso, a falha foi dos professores que tiveste e das escolas por onde andaste? Ou, por outro lado, não quiseste mesmo aprender?

Última edição:
Este artigo responder directamente à pergunta:

Estamos a criar 'alunos que não sabem ler, nem escrever'

Por Maria do Carmo Vieira.

Destacando alguns pontos:

--- --- --- --- ---

A escola não pode permanecer tal como está, porque já bateu fundo – e não só em relação ao ensino do português, mas em várias outras matérias. Estamos a ensinar na base daquilo que é fácil, do que não exige esforço, nem trabalho. Estamos a fomentar gerações e gerações de alunos que não pensam, nem sequer sabem falar ou escrever.

--- --- --- --- ---