Estado da Educação em Portugal

Estado da Educação em Portugal

• Excelente

Votos: 2 4,2%
  • Bom

Votos: 4 8,3%
  • Satisfatória

Votos: 5 10,4%
  • Mediocre

Votos: 10 20,8%
  • Péssima

Votos: 16 33,3%
  • Apenas para quem tem dinheiro para o privado

Votos: 9 18,8%
  • Muito facilitismo a quem quer ter os estudos sem esforço

Votos: 18 37,5%
  • Facilitismo para quem não teve uma oportunidade ou meios para estudar

Votos: 7 14,6%

• Total de eleitores
    48
Eu sou formador mas trabalho muito com escolas públicas do chamado ensino regular.
As escolas podiam funcionar melhor... Realmente podiam. Os alunos podiam comportar-se melhor... Claro. Mas eu acho que os encarregados de educação têm muita responsabilidade por serem completamente irresponsáveis quanto à forma como educam e lidam com as escolas.
Outro problema grave são os professores. Há bons professores e maus professores, como em todas as profissões. Mas eles estão revoltados por terem sido maltratados pelo governo nos últimos tempos (justamente ou não é outra coisa), e penso que isso fez deles piores profissionais.

Nos últimos 2 anos assisti a atitudes de professores que nunca pensei serem possíveis.

Gostaria de saber, sendo que existem bastantes estudantes neste fórum, qual a vossa opinião sobre o estado da educação em Portugal?

No teu caso, a falha foi dos professores que tiveste e das escolas por onde andaste? Ou, por outro lado, não quiseste mesmo aprender?

Última edição:
Este artigo responder directamente à pergunta:

Estamos a criar 'alunos que não sabem ler, nem escrever'

Por Maria do Carmo Vieira.

Destacando alguns pontos:

--- --- --- --- ---

A escola não pode permanecer tal como está, porque já bateu fundo – e não só em relação ao ensino do português, mas em várias outras matérias. Estamos a ensinar na base daquilo que é fácil, do que não exige esforço, nem trabalho. Estamos a fomentar gerações e gerações de alunos que não pensam, nem sequer sabem falar ou escrever.

--- --- --- --- ---

O que este Ministério tem feito, e isso é muito nocivo, é libertar os pais das suas preocupações com os filhos. Parece que tudo fica entregue à escola… Mas os pais são muito importantes no acompanhamento do estudo dos seus filhos. Não é correcto que um aluno passe para a quarta classe sem saber ler, nem escrever. Os pais têm que acompanhar isso, têm que ver que alguma coisa não está a ser bem feita. Os pais têm de voltar a interessar-se.

--- --- --- --- ---

É evidente que neste momento se trabalha para as estatísticas. Houve o desejo de impor uma série de teorias de pedagogia que são perfeitamente caducas.

--- --- --- --- ---

Mais recentemente, criticou também o programa Novas Oportunidades, pelo facilitismo com que atribuiu competências…

Trata-se de uma fraude e de uma falta de respeito para com as pessoas que acreditaram no programa, Conheço inúmeros alunos que pensavam que voltavam à escola para aprender e aperceberam-se de que não iam aprender nada. Não se faz o 7.º, 8.º e 9.º em três meses, não se faz o 10.º, 11.º e 12.º ano em seis meses. Isto não tem qualquer equivalência, porque se esses alunos fossem questionados, não sobre as matérias até do 10.º,11.º e 12.º, mas sobre qualquer coisa minimamente inteligente, estavam a zero. Eles são a personificação da ignorância

Este artigo responder directamente à pergunta:

Estamos a criar 'alunos que não sabem ler, nem escrever'

Por Maria do Carmo Vieira.

Destacando alguns pontos:

--- --- --- --- ---

A escola não pode permanecer tal como está, porque já bateu fundo – e não só em relação ao ensino do português, mas em várias outras matérias. Estamos a ensinar na base daquilo que é fácil, do que não exige esforço, nem trabalho. Estamos a fomentar gerações e gerações de alunos que não pensam, nem sequer sabem falar ou escrever.

--- --- --- --- ---

O que este Ministério tem feito, e isso é muito nocivo, é libertar os pais das suas preocupações com os filhos. Parece que tudo fica entregue à escola… Mas os pais são muito importantes no acompanhamento do estudo dos seus filhos. Não é correcto que um aluno passe para a quarta classe sem saber ler, nem escrever. Os pais têm que acompanhar isso, têm que ver que alguma coisa não está a ser bem feita. Os pais têm de voltar a interessar-se.

--- --- --- --- ---

É evidente que neste momento se trabalha para as estatísticas. Houve o desejo de impor uma série de teorias de pedagogia que são perfeitamente caducas.

--- --- --- --- ---

Mais recentemente, criticou também o programa Novas Oportunidades, pelo facilitismo com que atribuiu competências…

Trata-se de uma fraude e de uma falta de respeito para com as pessoas que acreditaram no programa, Conheço inúmeros alunos que pensavam que voltavam à escola para aprender e aperceberam-se de que não iam aprender nada. Não se faz o 7.º, 8.º e 9.º em três meses, não se faz o 10.º, 11.º e 12.º ano em seis meses. Isto não tem qualquer equivalência, porque se esses alunos fossem questionados, não sobre as matérias até do 10.º,11.º e 12.º, mas sobre qualquer coisa minimamente inteligente, estavam a zero. Eles são a personificação da ignorância

Entrevista bastante interessante.

P.S. - feita por um ex-colega de Faculdade[;)]

S E C U RI T A S

S Ó C R A T E S

[:)][:)][:)]

Ele anda aí.[kiss]

Mais um tópico para muitos falarem do que não sabem.........

No teu caso, a falha foi dos professores que tiveste e das escolas por onde andaste? Ou, por outro lado, não quiseste mesmo aprender?

É caso para dizer: "ora toma, que é para aprenderes." [:D]

E sobre o tópico em si alguma contribuição , ou foi só para criticar ?

E sobre o tópico em si alguma contribuição , ou foi só para criticar ?

Algum problema?

És dono aqui do estabelecimento?

Decides de que forma é que cada um pode participar?

Não me parece.

Algumas das tuas participações por aqui são um bom indicador do (mau) estado da educação em Portugal.

Ora bem:

E ainda em relação ao tema do tópico, penso eu de que, deve ser dada especial atenção à forma com se escreve a nossa Língua Portuguesa.

Obrigado.

Mas o que tem uma resposta que dei em outro tópico a ver com este tópico , agora estamos a avaliar a minha formação ? :sh)

Ah já sei picardia !

Não , o que vi foram ataques pessoais .:sh)

Tu vês o que bem entendes. Não ser capaz de escrever correctamente quando o assunto em discussão é precisamente o estado da educação está perfeitamente dentro do assunto em discussão. O facto de não saberes ou conseguir aceitar críticas é em si já bem sintomático do estado da educação.

Tu vês o que bem entendes. Não ser capaz de escrever correctamente quando o assunto em discussão é precisamente o estado da educação está perfeitamente dentro do assunto em discussão. O facto de não saberes ou conseguir aceitar críticas é em si já bem sintomático do estado da educação.

O tópico não é se eu escrevo bem ou mal se eu tenho muita ou pouca escolaridade .
O tópico é o estado da educação em Portugal não o estado da escrita do Securitas neste fórum. :sh)
Se quiseres abre um tópico sobre isso e discutimos esse assunto se for mesmo muito importante .
Não é preciso humilhar ou deitar a baixo o autor do tópico .

Voltar
Superior