espertar molas helicoidais

patroleiro1

New member
Alguem já o fez ?Se sim quais as vantagens e desvantagens ?
A ideia era levantar o disco +- 5cm...terei que alterar mais alguma coisa alêm dos amortecedores ??
digam da vossa justiça...

bem, prepara-t pois vais ver opiniões dispares.. :)

eu acho que 5cm é um bocadito a mais.. 3cm inda deves conseguir sem problemas..

eu já fiz isso mas ao contrário, encolhi umas molas 4cm, resultou bem.. já ouvi pessoal que correu mal e as molas partiram...

és de que zona? há um Sr em V. N. de Poiares, um bocado antipático, mas optimo profissional quando trata em tranformações a nível de suspensão..

abraço..

A ideia era levantar o disco +- 5cm...terei que alterar mais alguma coisa alêm dos amortecedores ??

Nunca tinha ouvido falar disso...Espartar molas sim, mas daquelas "tipo carroça" Elipticas!
Regra geral, para levantares o Disco, tens que pôr molas +2 (5cm) e amortecedores tb +2! Assim de repente n me pareçe nada boa ideia "esticares" as molas do origem do Disco, para que fiquem com mais 5cm... Mas posso estar enganado!

Para subires o Disco +5cm não precisas alterar mais nada a n ser a ditas molas e amortecedores!

Se n quiseres trocar de molas, põe umas bolachas de 5cm, e já te desenrrasca a situação, agora esticar as molas n me pareçe nada boa ideia... Mas tb é só a minha opinião!

bem, prepara-t pois vais ver opiniões dispares.. :)

eu acho que 5cm é um bocadito a mais.. 3cm inda deves conseguir sem problemas..

eu já fiz isso mas ao contrário, encolhi umas molas 4cm, resultou bem.. já ouvi pessoal que correu mal e as molas partiram...

és de que zona? há um Sr em V. N. de Poiares, um bocado antipático, mas optimo profissional quando trata em tranformações a nível de suspensão..

abraço..
Quanto a oficina estou bem,pois aqui na zona ha uma que me faz o trabalho em dez minutos,e nada caro diga-se..mas a duvida é se vou ficar em trabalhos depois !
quanto á altura es capaz de ter razao acho que 3 cm é suficiente,alem de que não danifico as transmisoes..

Nunca tinha ouvido falar disso...Espartar molas sim, mas daquelas "tipo carroça" Elipticas!
Regra geral, para levantares o Disco, tens que pôr molas +2 (5cm) e amortecedores tb +2! Assim de repente n me pareçe nada boa ideia "esticares" as molas do origem do Disco, para que fiquem com mais 5cm... Mas posso estar enganado!

Para subires o Disco +5cm não precisas alterar mais nada a n ser a ditas molas e amortecedores!

Se n quiseres trocar de molas, põe umas bolachas de 5cm, e já te desenrrasca a situação, agora esticar as molas n me pareçe nada boa ideia... Mas tb é só a minha opinião!
A ideia das bolachas não é má,mas fico todos os anos com o problema das ipo...

A ideia das bolachas não é má,mas fico todos os anos com o problema das ipo...

Pinta as Bolachas de preto, que eles nem reparam... Eu andei algum tempo com bolachas, antes de por Molas e fiz 2 IPO sem problemas... Dão mais nas vistas as Molas, pq são amarelas (no meu caso) do que as bolachas...

Quando falámos hoje esqueci-me de te perguntar, onde te alargam as molas garantem-te que ficam as 4 exactamente com a mesma medida? (é que me parece muito dificil)

Boas
Não sabia que tal também era feito as molas helicoidais, de qualquer forma era algo que não faria, isto porque, fiando-me no que acontece com as semi-elípticas, é deitar dinheiro fora, as molas espertadas voltam rapidamente ao normal passados poucos kms.
Logo a melhor solução é recorreres as molas, ou então para poupares uns €€€ colocares as bolachas.

@braços

Quando falámos hoje esqueci-me de te perguntar, onde te alargam as molas garantem-te que ficam as 4 exactamente com a mesma medida? (é que me parece muito dificil)
Marino a oficina é a MolaJovem,a caminho de ferreira,e quanto á medida ele garante que ficam todas com a mesma medida,já ao durarem é que são elas...pois inevitalvelmente voltam á medida original.
Talvez me decida pelas benditas bolachas ...
abraços

Já que aqui estou,alguem terá ai as medidas das tais afamadas bolachas ?

Boas, o teu Disco é o TD5? é que se for, como tens susp. pneumatica atraz, vais ter que "enganar" os sensores da suspensão traseira, para o levantares! n sei bem como é isso feito, mas sei que tens que fazer, senão isso fica "maluco"! O mais logico seria mudar a posição dos sensores, mas tenho ideia que existe um truque que evita de os mudares de posição! O C.Simões é que é a pessoa indicada para te explicar isso! Isto se o teu for um TD5!

Digo isto, pq a foto pareçe-me de um TD5!

Quanto á medida das bolachas, é simples, de altura 5cm, de largura, a mesma medida do prato inferior onde assenta a mola, e no meio, um furo que permita passar o espigão do amortecedor... Mas se procurares nos sites ingleses arranjas um esquema com as medidas todas certinhas... Ou então no Forum Land Rover...

N meto o LINK pq pareçe que é proibido, e dp tou a receber PM's a chamar a atenção, e como n sou nenhum rapazeco :) não gosto de levar "raspanetes"... ;)

Última edição:
Boas,

Eu espartei molas helicoidais dum Range VM há cerca de 4 anos e coisa correu muito mal; houve uma que ficou de tamanho diferente e como se trata dum processo de aquecimento e arrefecimento, extremos, não pode ser repetido. Para além disso a partir duma certa inclinação, as molas, ficavam muito mais brandas e voltaram á sua medida rapidamente.[8b] [8b]
Em relação á altura das molas novas podem ir até 2,5"" (6,8 cm aprox.) sem mexeres em mais nada, incluindo amortecedores que podem ser os de origem. O que pode danificar com uso continuado em estrada não são as transmissões em si mas sim as cruzetas.

Um abraço

Boas,

Eu espartei molas helicoidais dum Range VM há cerca de 4 anos e coisa correu muito mal; houve uma que ficou de tamanho diferente e como se trata dum processo de aquecimento e arrefecimento, extremos, não pode ser repetido. Para além disso a partir duma certa inclinação, as molas, ficavam muito mais brandas e voltaram á sua medida rapidamente.[8b] [8b]
Em relação á altura das molas novas podem ir até 2,5"" (6,8 cm aprox.) sem mexeres em mais nada, incluindo amortecedores que podem ser os de origem. O que pode danificar com uso continuado em estrada não são as transmissões em si mas sim as cruzetas.

Um abraço
Não ha duvida que os fins não justificam os meios,apesar de o mestre da oficina dizer que as molas são postas numa maquina que faz a operaçao toda,ele apenas intuduz a medida...va se lá saber...
Na duvida,ponho as tais bolachinhas...[;)]
O que fazia ir prás molas era a facilidade aliada á rapidez...numa manha ficava feito o trabalho e ficava mais coisa menos coisa 50/60 Aerios...

tambem podes por ferro debaixo do prato das molas[;)]

taco8ga.jpg

É bastante fiavel andei um ano assim para a experiencia da altura ,na pick up as molas sao duras mas no disco fica uma maravilha[;)] ainda lá tenho os tacos se quiseres podes ficar com eles nem que seja para medidas

É bastante fiavel andei um ano assim para a experiencia da altura ,na pick up as molas sao duras mas no disco fica uma maravilha[;)] ainda lá tenho os tacos se quiseres podes ficar com eles nem que seja para medidas

pedro aceito a oferta pois tempo para estas coisas é coisa que me falta.
entretanto se vieres cá á terrinha diz algo para bebermos um cafezinho.
um abraço

pedro aceito a oferta pois tempo para estas coisas é coisa que me falta.
entretanto se vieres cá á terrinha diz algo para bebermos um cafezinho.
um abraço

temos que conbinar a rota das adegas[:D]

só agora me lembrei que os tacos que tenho tem 5 cm na traseira e 7 cm na frente e já levaram alguma porrada ...mas dão para teres uma ideia

viva patroleiro

se o seu disco for o td5 na frente pode colocar umas molas de defender 90 que ele sobe logo os 5cm que quer. molas novas da allmakes custam 75 ja com iva na lojaflr.
quando aos baloes na traseira so com espaçadores e depois uma peça para regular os sensores. isso ai ja fica por 125€.

se for um disco I entao pode colocar as bolachas nas quatro molas. se quiser tb lhe arranjo contacto para comprar isso. as 4 bolachas andam salvo erro por 60€ ou 70€ ja com os parafusos incluidos, talves tenha de pagar portes ainda mas como é cá em portugal não são caros.

assim escusa de andar a inventar ou a ter de tirar medidas pelos espaçadores do Pedro.

Cumps

caro C simoes não me importava nada que fosse um Td5...
A viatura é um 300tdi e de historial tem um passado triste...
Se calhar vou aproveitar esse contacto dos calços.
abraços TTerráquios !

Voltar
Superior