Espaçadores (Dúvida)

wsNN

New member
Boas a todos, preciso que me tirem uma dúvida.

Comprei recentemente uns espaçadores para colocar no eixo traseiro. Os espaçadores não têm o centro de jante e pelo que estive a experimentar a jante acenta só um pouco no cubo. Posto isto queria saber opiniões, se posso andar assim sem problema ou se algum dia estou sujeito a dissabores.

Obrigado a todos.

Enviado do meu ALCATEL ONE TOUCH 7041X

Com esses espaçadores sem centro de jante, o mais certo é sentires o carro a tremer em velocidades mais altas, porque a jante não está bem assente no cubo. Tenta arranjar os espaçadores mas com o centro da jante.

E quando os montares, convém que a roda não saia fora da cava porque senão isso é chumbo na hora na inspecção.

atenção que os espaçadores só têm inconvenientes, mais peso não suspenso devido á montagem de pernos maiores, mais peso nos rolamentos e cubos das rodas, oproprio espaçador é todo ele mais pesado, distancias de travagens maiores,etc...

mas só noeixo traseiro? asim o carro vai sair mais de frente e a traseira ligeiramente mais agarrada mas mais esforçada em determinadas situaçoes... vê lá se é mesmo isso que queres para o teu carro...

Com esses espaçadores sem centro de jante, o mais certo é sentires o carro a tremer em velocidades mais altas, porque a jante não está bem assente no cubo. Tenta arranjar os espaçadores mas com o centro da jante.

E quando os montares, convém que a roda não saia fora da cava porque senão isso é chumbo na hora na inspecção.
Mesmo com os pernos maiores? Chega a ficar assente mas não como sem espaçadores..
atenção que os espaçadores só têm inconvenientes, mais peso não suspenso devido á montagem de pernos maiores, mais peso nos rolamentos e cubos das rodas, oproprio espaçador é todo ele mais pesado, distancias de travagens maiores,etc...

E a tão referida estabilidade não é assim tão linear, nofundo é apenas estética...

mas só noeixo traseiro? asim o carro vai sair mais de frente e a traseira ligeiramente mais agarrada mas mais esforçada em determinadas situaçoes... vê lá se é mesmo isso que queres para o teu carro...
Os espaçadores que tenho são em alumínio, por isso peso é quase nenhum... E só atrás porque é só atrás que a roda entra cerca de 2cm dentro da cava. Não vai ficar à face mas pelo menos vai disfarçar. O carro também não vai andar em corridas, muito pelo contrário terei muito mais cuidado.

Abraço aos dois

Mesmo com os pernos maiores? Chega a ficar assente mas não como sem espaçadores.

Sim, porque o centro da jante nunca vai assentar a 100% no cubo da roda á conta desses espaçadores, vai ficar ali uma "folga". A baixa velocidade nem dás conta mas a alta velocidade é praticamente certo que vais ter o carro a tremer como nunca tremeu.

Última edição:
Sim, porque o centro da jante nunca vai assentar a 100% nesses espaçadores, vai ficar ali uma "folga".

A baixa velocidade nem dás conta mas a alta velocidade vais ter o carro a tremer como nunca tremeu.
Vou experimentar, já que os tenho não perco nada. Se vir que realmente treme aplico-os no 206 do meu pai que aquilo nem aos 120 chega. ;) obrigado pela a opinião um abraço

Anilhas centradoras são umas anilhas de plástico que metes entre o cubo e a jante para eliminar folgas e garantir que a jante vai assentar a 100% no cubo. São tipicamente usadas em jantes aftermarket.

Podes arranjar isso em qualquer casa de pneus ou de jantes.

anilhas centradoras resolve-te isso

A questão é que pelo que percebi, os espaçadores dele são lisos tipo isto

Espacadores_400.jpg

e não têm o rebordo para a jante assentar lá, como por exemplo nestes

fx13934090890.jpg

e com espaçadores sem o rebordo para a jante, à partida o que acontece é isto:

non-hubcentric-explained.jpg

Portanto duvido que anilhas centradoras lhe vão resolver o problema. Mesmo que metas as anilhas a jante nunca vai ficar a assentar correctamente no cubo.. o que leva a vibração.

Última edição:
Portanto duvido que anilhas centradoras lhe vão resolver o problema. Mesmo que metas as anilhas a jante nunca vai ficar a assentar correctamente no cubo.. o que leva a vibração.
Ahh percebi mal, pensei que fosse problema dos centros serem de tamanhos diferentes, logo ficar com folgas.. agora a inexistencia deles é mais complicado

Usar espaçadores já é má ideia, desses então sem rebordo é mesmo querer estragar o que funciona.

Os espaçadores são para meteres outras jantes mais largas?

Há uns anos atrás também fiz o mesmo no meu 206, prepara-te para mandar os rolamentos á vida [:D]
Se viveres numa zona em que andes em cima de calçada e paralelos nem lhe dou 3 meses de vida [:D]

Anilhas centradoras são umas anilhas de plástico que metes entre o cubo e a jante para eliminar folgas e garantir que a jante vai assentar a 100% no cubo. São tipicamente usadas em jantes aftermarket.

Podes arranjar isso em qualquer casa de pneus ou de jantes.

A questão é que pelo que percebi, os espaçadores dele são lisos tipo isto

Espacadores_400.jpg

e não têm o rebordo para a jante assentar lá, como por exemplo nestes

fx13934090890.jpg

e com espaçadores sem o rebordo para a jante, à partida o que acontece é isto:

non-hubcentric-explained.jpg

A imagem a mostrar o meu problema não é bem assim. A jante chega mesmo a assentar no cubo, por pouco é verdade. Obrigado pela explicação sobre as anilhas centradoras, desconhecia.
Usar espaçadores já é má ideia, desses então sem rebordo é mesmo querer estragar o que funciona.

Os espaçadores são para meteres outras jantes mais largas?
Era mesmo para alargar as que tenho um pouco que em comparação com o eixo da frente estão muito dentro da cava. Nem era para por mesmo à face da cava era só para dar um jeito para não se notar tanto a diferença com o eixo frontal... Abraço
Há uns anos atrás também fiz o mesmo no meu 206, prepara-te para mandar os rolamentos á vida [:D]
Se viveres numa zona em que andes em cima de calçada e paralelos nem lhe dou 3 meses de vida [:D]
Ui até me dás medo ao dizeres isso. A zona não é má, é horrivel mesmo... Encontrar 5metros de alcatrão direito é milagre..

Abraço

Voltar
Superior