ESP - Sim ou Não ?

Antonio74

New member
Boas. Comprei à cerca de 3 semanas uma Renault Mégane Break de 2005 1.5 dCi de 101 Cv (caixa de 5 vel.) Luxe Dynamique e gostaria que alguém me dissese se ela vem com ESP de série, ou era opção na compra em nova. Se tiver, como posso saber?
Obrigado pela ajuda e atenção.
Cumprimentos

António Dias

Boas. Comprei à cerca de 3 semanas uma Renault Mégane Break de 2005 1.5 dCi de 101 Cv (caixa de 5 vel.) Luxe Dynamique e gostaria que alguém me dissese se ela vem com ESP de série, ou era opção na compra em nova. Se tiver, como posso saber?
Obrigado pela ajuda e atenção.
Cumprimentos

António Dias
Compras um carro sem saber as suas caracteristicas?[:D]
E que tal confirmares isso no livro de Introdução/Instruções que acompanha a viatura?

Carro usado já se sabe...
No livro acho que vem, mas não quer dizer nada, pois tenho AC automático e vem lá como funciona também o AC manual, no livro, por isso eu perguntar se alguém sabe como se vê se ele tem ou não ESP.
Obrigado na mesma :)

Se tiver ESP deve ter um botão para desligar o mesmo na consola central, em principio esse carro já trazia ESP de serie.

Uma boa maneira de saber é no momento em que ele acende as luzes de diagnóstico veres se acende uma com um triangulo com um carro a escorregar alaranjada...se acender é porque tem...outra maneira de ver é procurares uma recta de calçada já gasta(ou outra superficie escorregadia) e parado tentares fazer um arranque mais brusco(com as devidas precauções é claro), não precisa andares a acelerar que nem um desalmado....basta uns 2 segundos...as rodas tenderão logo a rodar em demasia...isto fará com que o ESP actue por instantes e verás o tal simbolo a piscar...se as rodas patinarem e a tal luz não piscar ou acender...é porque não tem.[;)]

Acho que deves ter um botão na consola que diz ESP.

Nem todos os carros com ESP Têm botão para desligar...tenho dois com ESP...um tem botão o outro não...

Última edição:
Eu tive um Mégane de 2004 com ESP (opcional no meu caso).

Se tiver ESP, deverá ter, do lado esquerdo do volante (no local onde também está o botão que regula a intensidade da iluminação do painel de instrumentos), um botão para desligar o ESP.

Além disso, outra forma, já aqui referida, é, ao ligar o carro, procurar (enquanto o dito faz o diagnóstico antes de colocar o motor em funcionamento) a luz do ESP. Se o mesmo existir nessa viatura, ela irá ficar ligada (laranja), apagando-se logo de seguida.

E ainda há a forma "no braço", ou seja, ires a uma rotunda de mau piso e fazê-la assim bem depressinha. É bem capaz da dita luz começar a piscar, mostrando que o ESP anda a fazer "horas extraordinárias".[:cool:]

Muito obrigado a todos :)
Hoje já não vou sair de casa :), mas amanhã quando for para o trabalho já vou ver se tem ou não
Mais uma vez, obrigado a todos :)
Cumprimentos

António

Fazes uma rotunda a abrir, se a carrinha for em frente é porque não tem ESP, se travar é porque tem! [:D]

Agora a sério, nesse modelo o ESP era opção, se estiver equipada com o dito cujo tens um botão ao lado da regulação de altura dos faróis para o desligares. [;)]

Nem todos os carros com ESP Têm botão para desligar...tenho dois com ESP...um tem botão o outro não...

Sim, mas a Mégane tem... Se tiver ESP tem um botão na parte inferior da consola do lado esquerdo, entre o volante e a porta, entre o botão de regulação da altura dos faróis e do Cruise Control/Limitador de Velocidade.

Muito obrigado a todos :)
Hoje já não vou sair de casa :), mas amanhã quando for para o trabalho já vou ver se tem ou não
Mais uma vez, obrigado a todos :)
Cumprimentos

António

Acelera no inicio de uma curva apertada (agora com o calor é mais fácil), quando escorregar um bocado tem de acender uma luz, e para além disso sentes o carro a prender e a acertar a trajetória. [;)]

Voltar
Superior