Esforço do motor

Se tu soubesses o que os carros passam na maior parte dos mecânicos..

Tenho instalado um CB no meu que regista entre outras coisas, as velocidades, temperaturas, rpm´s, etc máximas na última viagem, no dia, no dia anterior, etc..

Uma vez fui a um mecânico onde nunca tinha ido porque me disseram que ele rectificava os discos sem os desmontar (que depois verifiquei que até era mentira). Só lhe disse que bastava ir aí a uns 100km/h e travar que o carro vibrava. O fulano pega no carro "já venho". Ali mesmo ao lado havia uma AE sem portagens, com uma data de saídas próximas. O fulano para experimentar o que eu lhe disse, bastavam 5 minutos se tanto. Demorou uns 15 minutos ou mais, já nem sei.

Quando fui a ver, tinha andado a 140 ou 150km/h já nem me lembro bem e as rpm tinham passado para lá das 4500RPM (diesel). Escusado dizer que nunca lá mais meti os pés..

No outro dia a mesma história. Deixei o carro numa oficina, resultado: mais de 4500RPM e 110km/h (por ali só há estradinhas no meio da aldeia). Aí até dou um desconto porque uma das coisas era para verificar a pressão do turbo, mas muito antes disso, já perde pressão, pelo que.. Entretanto tinha o CB todo descontrolado, porque andaram lá a mexer [:D]

Fora as vezes que nem reparo nisso.. mas até acho que é melhor nem ver.

Hoje em dia os mecanicos têm todos uma pedrada muito forte, já nem sei e quem hei de confiar o meu carro...

tb não travas para não gastar calços ?

ainda gostava de ver um estudo sobre "andar la em cima" e respectiva durabilidade do motor e afins....

É o seguinte pessoal, hoje fui a um mecanico e ele foi experimentar o meu carro. acelarou em todas as velocidades até á redline, até as rotações cortarem. Agora estou preocupado, será que me danificou o motor ou vou ter problemas futuros por causa do que ele fez? por exemplo, na segunda velocidade ele foi até aos 70 km/h!!

Vou ter problemas com o motor? é um golf 3 1.4 60cv

Se o teu maquinão conseguiu ir em 5.ª ao red-line está melhor que novo e tem bem mais que 60 cv! Com uma caixa daquelas ir em 5.ª ao red-line só num penhasco!

Em princípio não te vai causar problemas ao carro, mas diz-lhe que para a próxima lhe fazes o mesmo à mulher dele!!!

É o seguinte pessoal, hoje fui a um mecanico e ele foi experimentar o meu carro. acelarou em todas as velocidades até á redline, até as rotações cortarem. Agora estou preocupado, será que me danificou o motor ou vou ter problemas futuros por causa do que ele fez? por exemplo, na segunda velocidade ele foi até aos 70 km/h!!

Vou ter problemas com o motor? é um golf 3 1.4 60cv

Acho que todos os meus carros a gasolina de vez em quando levavam assim uma esfrega. Então o XSi, se estava com a temperatura do óleo no ponto, e tinha disponível uma estrada sem ninguém, lá metia a segunda e a terceira a gritar.

Não faz grande mal, mas é coisa para não fazer amiúde e só fazer com o motor bem quente, óleo em condições e por curtíssimos períodos de tempo. Até ao corte não digo mas espremer bem uma mudança ou outra não mata um motor que esteja em condições.

Curiosamente na mota nunca fui ao red-line, mas também entre as 8000 e as 9500 é estar a chover no molhado.

Eu levei-o ao mecanico só para ver porque é que o volante tremia um bocadinho e ele começou a acelarar feito maluco...
O motor também não estava muito quente porque ainda só tinha feito 4kilometros com ele, que foi a deslocação ao mecânico, será que por o motor não estar muito quente que danificou alguma coisa?

Ui isso é diferente! Sendo assim não entendo. :confused:

Última edição:
Eu levei-o ao mecanico só para ver porque é que o volante tremia um bocadinho e ele começou a acelarar feito maluco...
O motor também não estava muito quente porque ainda só tinha feito 4kilometros com ele, que foi a deslocação ao mecânico, será que por o motor não estar muito quente que danificou alguma coisa?

Bom, pelo menos deu para aprender que não se deve levar o carro a um mecânico quando o volante treme, mas sim, a uma casa de pneus.[:D]

Quanto à pergunta, o RickyP já te respondeu e bem.

sim, o ralentim esta bem, não está a mancar, mas há alguns sintomas que indique que o ralentim não está bom?

Alex, faz um favor a ti mesmo e não te preocupes tanto porque eventualmente se não notaste nenhuma diferença no carro depois da aventura do mecânico então é porque está tudo bem.

Eu quando tinha o meu Citroen AX GT, houve uma vez que decidi lhe dar uma "limpeza" e tal foi o puxanço que dei ao carro que quando travei simplesmente se engasgou todo e foi abaixo.. Ainda pensei na altura que já tinha arranjado brincadeira no motor e olha afinal de contas enganei-me e nunca o vi andar tão bem depois de dar á chave [:D]

Esquece o assunto e simplesmente nunca mais lá ponhas os pés, porque se te vais fixar que o carro ficou com problemas então não sais do mesmo sitio.
Por agora está bom e se eventualmente der problemas, falas aqui primeiro com o pessoal que a gente ajuda e aconselha [;)]

Bem ou mal, nunca devias ter deixado o mecânico fazer isso ao teu carro.

Pode não fazer mal, como pode fazer....nunca deve ser feito a frio. Ir ao corte é uma parvoíce porque o motor já está a girar a uma velocidade considerável e já é a centralina a dizer para ter calminha.

Não acredito que venham daí problemas de maior. Mas aprende a dizer que não às pessoas.

Bem ou mal, nunca devias ter deixado o mecânico fazer isso ao teu carro.

Pode não fazer mal, como pode fazer....nunca deve ser feito a frio. Ir ao corte é uma parvoíce porque o motor já está a girar a uma velocidade considerável e já é a centralina a dizer para ter calminha.

Não acredito que venham daí problemas de maior. Mas aprende a dizer que não às pessoas.

Boas,

Um borra-botas desses que está mais preocupado em ter um pouquito de adrenalina do que em arranjar o carro do cliente, está logo apresentado - um incompetente entusiasmado - vêem-se vários por aí.

Acredito que não é por fazer isso uma vez ou outra sem exemplo, que te possa "estragar" ou causar um desgaste considerável no motor.

Dentro de certos limites os motores estão preparados para suportar isso, mas...
- não é o com motor frio;
- não é 'sempre';
- não é com óleos, filtros e peças velhas.

O mais importante é o que está a bold que o Movyk disse:

Devias ter dito na hora a esse incompetente que: no teu carro não faz aquele tipo de puxanços, pois aquilo não é para estragar.

(Não ponhas mais os pés no estaminé desse fulano, pois já sabes qual o destino do carro.)

Última edição:
Voltar
Superior