Esforço do motor

AlexMoreira

New member
É o seguinte pessoal, hoje fui a um mecanico e ele foi experimentar o meu carro. acelarou em todas as velocidades até á redline, até as rotações cortarem. Agora estou preocupado, será que me danificou o motor ou vou ter problemas futuros por causa do que ele fez? por exemplo, na segunda velocidade ele foi até aos 70 km/h!!

Vou ter problemas com o motor? é um golf 3 1.4 60cv

No manual do carro diz para não passar das xxxx rotações? Há carros que nem é possível...

Se avariasse ao ir ao redline, já não estava bom de saúde...

Mas isto sou que levo os meus lá acima e estão para as curvas..

É o seguinte pessoal, hoje fui a um mecanico e ele foi experimentar o meu carro. acelarou em todas as velocidades até á redline, até as rotações cortarem. Agora estou preocupado, será que me danificou o motor ou vou ter problemas futuros por causa do que ele fez? por exemplo, na segunda velocidade ele foi até aos 70 km/h!!

Vou ter problemas com o motor? é um golf 3 1.4 60cv

Não faz mal nenhum em fazer isso ao motor. Desde que esteja num estado normal para os quilómetros e à temperatura normal.
Não vislumbro é o interesse em fazer isso ao motor para verificar algum problema e/ou reparação.

Mas do que me lembro da caixa hiper longa do Golf III isso em 2ª a 70 Km/H ainda vai longe do red line...

Ele não avariou quando foi á redline, mas será que vai dar problemas por ter lá ido? supostamente isso não é muito bom para o motor, não é verdade?

Como já foi dito, se o motor estava quente e visto ter sido uma situação pontual então não penses mais nisso.

Mas uma coisa é certa, se o motor trabalhar a altas rotações vai ter um desgaste maior do que se trabalhar a baixas rotações. (exemplo andar a 100km/h em segunda tem um desgaste muito maior do que se for em quinta).

Se a condução diária for acelerar sempre até ao redline e só depois meter mudança então o motor desgasta-se mais depressa do que num estilo de condução mais tranquilo.

Já agora qual era o problema que o carro tinha para o mecânico fazer essas acelerações? Qual o objectivo dessas acelerações?

Ele não avariou quando foi á redline, mas será que vai dar problemas por ter lá ido? supostamente isso não é muito bom para o motor, não é verdade?

É bom é !

De vez em quando convém puxar os carros ao máximo, faz-lhes bem.

Andar sempre assim - não ! porque causa desgaste prematuro.

Eu levei-o ao mecanico só para ver porque é que o volante tremia um bocadinho e ele começou a acelarar feito maluco...
O motor também não estava muito quente porque ainda só tinha feito 4kilometros com ele, que foi a deslocação ao mecânico, será que por o motor não estar muito quente que danificou alguma coisa?

O motor também não estava muito quente porque ainda só tinha feito 4kilometros com ele

Como estava frio o oleo não lubrificou o suficiente e com o aquecimento rachou as camaras de combustão e os pistoes ganharam micro fissuras, fazendo com que mais dia menos dia o motor vai desalvorar porque o liquido refrigerador faz passagem direta do turbo para a admissão.

Eu levei-o ao mecanico só para ver porque é que o volante tremia um bocadinho e ele começou a acelarar feito maluco...
O motor também não estava muito quente porque ainda só tinha feito 4kilometros com ele, que foi a deslocação ao mecânico, será que por o motor não estar muito quente que danificou alguma coisa?

Risca esse mecânico do baralho e procura outro que seja mais sério e competente.

Se o volante treme então deverá ser falta de calibrar as rodas (serviço normalmente efectuado nas casas de pneus) e basta fazer isso às rodas da frente.

Acerca da tua preocupação de ter danificado alguma coisa ou não, esquece isso porque nunca vais saber e nunca ninguém te vai saber dizer porque não são bruxos.

Mesmo que agora fossem abrir o motor e encontrassem algo anormal não chegavam a conclusão nenhuma porque não sabiam como é que estava antes.

Deste episódio aproveita para tirar a lição de não deixares o carro entregue nas mãos de qualquer um. E também que não se acelera com o motor frio.

Quando tiveres um problema com o carro então vem primeiro ao fórum, expõe o problema e vê o que te dizem sobre ele (causas, como arranjar, possivel custo, etc), pesquisa também na net um pouco e depois quando fores a um mecânico ou casa de pneus já sabes o q te espera e se a ideia do mecânico/borracheiro for diferente e algo que não faça sentido então dizes logo "ALTO PÁRA O BAILE!!! Explique-me lá o que tá a pensar fazer porque isso para mim não faz sentido."

Se tu soubesses o que os carros passam na maior parte dos mecânicos..

Tenho instalado um CB no meu que regista entre outras coisas, as velocidades, temperaturas, rpm´s, etc máximas na última viagem, no dia, no dia anterior, etc..

Uma vez fui a um mecânico onde nunca tinha ido porque me disseram que ele rectificava os discos sem os desmontar (que depois verifiquei que até era mentira). Só lhe disse que bastava ir aí a uns 100km/h e travar que o carro vibrava. O fulano pega no carro "já venho". Ali mesmo ao lado havia uma AE sem portagens, com uma data de saídas próximas. O fulano para experimentar o que eu lhe disse, bastavam 5 minutos se tanto. Demorou uns 15 minutos ou mais, já nem sei.

Quando fui a ver, tinha andado a 140 ou 150km/h já nem me lembro bem e as rpm tinham passado para lá das 4500RPM (diesel). Escusado dizer que nunca lá mais meti os pés..

No outro dia a mesma história. Deixei o carro numa oficina, resultado: mais de 4500RPM e 110km/h (por ali só há estradinhas no meio da aldeia). Aí até dou um desconto porque uma das coisas era para verificar a pressão do turbo, mas muito antes disso, já perde pressão, pelo que.. Entretanto tinha o CB todo descontrolado, porque andaram lá a mexer [:D]

Fora as vezes que nem reparo nisso.. mas até acho que é melhor nem ver.

Risca esse mecânico do baralho e procura outro que seja mais sério e competente.

Se o volante treme então deverá ser falta de calibrar as rodas (serviço normalmente efectuado nas casas de pneus) e basta fazer isso às rodas da frente.

Acerca da tua preocupação de ter danificado alguma coisa ou não, esquece isso porque nunca vais saber e nunca ninguém te vai saber dizer porque não são bruxos.

Mesmo que agora fossem abrir o motor e encontrassem algo anormal não chegavam a conclusão nenhuma porque não sabiam como é que estava antes.

Deste episódio aproveita para tirar a lição de não deixares o carro entregue nas mãos de qualquer um. E também que não se acelera com o motor frio.

Quando tiveres um problema com o carro então vem primeiro ao fórum, expõe o problema e vê o que te dizem sobre ele (causas, como arranjar, possivel custo, etc), pesquisa também na net um pouco e depois quando fores a um mecânico ou casa de pneus já sabes o q te espera e se a ideia do mecânico/borracheiro for diferente e algo que não faça sentido então dizes logo "ALTO PÁRA O BAILE!!! Explique-me lá o que tá a pensar fazer porque isso para mim não faz sentido."

Obrigado pela tua resposta, tranquilizou-me : )

Voltar
Superior