Tarefas realizadas caoticamente Morder?
Se são caóticas a responsabilidade é vossa, pois a responsabilidade de organizar o trabalho é vossa. Ou em vez de o fazer, falando comos alunos, motivando-os e incentivando-os, preferem nos intervalos das aulas, de 45 em 45 minutos ir para a sala dos professores fumar cigarros e falar da bola ou da novela? Eu não tenho intervalos e muitas vezes nem hora de almoço, só assim consigo atingir os meus objectivos.
Como disse há bons e maus profissionais, o problema é que os maus são mais que os bons.
Mas já que fala em conhecimento de causa, posso faze-lo.
Como antes disse, tenho uma familiar, relativamente jovem, 30 e poucos, que é professora numa escola pública e directora de uma turma algo complicada. Tão complicada que a maioria dos professores não consegue doma-los, dizem eles. E têm notas péssimas. Mas os alunos têm que ser domados? Pergunto eu.
Tem notas más a excepção da disciplina dela e educação física e outra que penso ser relacionada com trabalhos manuais, é curioso, mas mais curioso é o que vem a seguir, numa uma reunião com ela, a directora de turma, exigiram, pressionando para que ela faça qqr coisa em relação ao que se passa com aquela turma, evocando a possibilidade de uma queixa conjunto a directora da escola se a situação não se alterar. E volto a perguntar, é ela que tem que fazer alterações nas aulas dos colegas? Ou são eles que estão mal? Ou são eles que são incompetentes? Pois ela consegue com que eles nas suas aulas se portem bem e até tenham notas razoáveis. Apostando na proximidade, estando com eles até em alguns tempos de intervalos. Eles até lhe fizeram uma festa de anos.
É curioso e causa-me repulsa este comportamento em grupo, claramente de pressão para com uma colega que é simplesmente melhor e mais interessada que eles.
Mas vocês acham que não, está tudo bem e vocês, maioria, é que sabe, ok continuem assim, pois quem perde são a maioria dos nossos filhos e o futuro do nosso país. Ou acham que os alunos têm más notas porque são simplesmente burros? Ou em comparação com outros países tem um cérebro reduzido? Tenho pena dessa mentalidade, sinceramente tenho.
Enquanto houver colégios privados e dinheiro alguns ainda se safam.
Fico por aqui srs. professores.