Esclavagismo profissional

Se és "como referes" patrao, és patrao de quem e de quê ? Que tipo de funcionarios e que grau de instrucao precisam ter para executar correctamente suas funcoes ( ou habilidades). Nem falo de estudos.

Eu naturalmente concordo que se deve procurar enquando alguem responsavel de uma empresa o melhor para ela ou seja melhor custo/produtividade. A questao é que quem nao é possivelmente produtivo em muitas empresas com trabalhos basicos nao tem muitas opçoes para exigir A ou B. Numa tipica FAbrica se nao executas o minimo q te exigem simplesmente sais... Estas ali para cumprir funcoes q as maquinas ainda nao conseguem cumprir. Basicamente o empregado tem de cumprir uma acçao , com erro minimo e quantidade diaria standarizada. Se nao cumpre tipicamente veem embora. Nao é preciso pagar mais para serem mais produtivos (nas fabricas producao em massa classicas)

Eu tambem concordo que se deve pagar valores justos, quando sao negocios que o permitam...E esse empregado vale a diferença. O que ja vi varias vezes e nao concordo é o "patrao" À moda antiga a desprestigiar constantemente um empregado de modo a ele nao perceber que é bom e vital naquela empresa (mesmo recebemndo miserias). E por vezes de facto nao conseguem perceber q sao bons e essenciais. Mas esse tipo de patraozecos abumino. Mas maioria das pessoas nao me parece q sejam assim tao capazes e insubstituiveis...Para esses naturalmente qq pessoa que paga o serviço procurará pagar o minimo ou se preferires o que tiver melhor relacao preço/produtividade...

Se existem "patroes" abusadores e com visao escravagista. Sim, existem... Especialmente nas fabricas classicas como calçado , enlatados , vestuario... Mas o minimo ordernado é legal ... Desde q patroes ao menos sejam respeitadores, educados e permitem bom ambiente trabalho nao se pode exigir muito mais. Tem varios que disponibilizam refeicoes e transportes de casa para trabalho de modo a minimizar muitos custos aos funcionarios. Eu nao trabalho nesses ramos mas é perfeitamente possivel q tudo seja contado ao tostao. E daí a importancia de tudo corrido ao menor possivel...No entanto o contrario em outras areas tambem acontece.

Espero que compreendas eu não vou dar mais dados meus em este fórum que em si não é adequado creio que me tenha expremido corretamente e suficientemente compreensível por isso no meu ponto de vista não vejo razão para me alongar mais sobre esta questão.

Respondendo ao teu comentário no meu ponto de vista nao acredito que o método chinês vá funcionar em Portugal.

Voltar
Superior