Escalões de IRS

Escalões IRS

Escalões IRS

Boas,

Alguém me arranja a tabela de descontos do IRS por escalões?!
Pessoa a trabalhar por contra de outrém sem filhos, e solteiro.
Obrigado,

Bruno Pereira
 
Desenterranço... :P

Desenterranço... :P

Andava à procura da tabela dos escalões de IRS e encontrei estes valores:

Rendimento Colectável ............Taxas Rendimentos de 2010
Até 4.793 ...................................11,08%
De mais de 4.793 até 7.250 ............13,58%
De mais de 7.250 até 17.979 .............24,08%
De mais de 17.979 até 41.349 .............34,88%
De mais de 41.349 até 59.926.............37,4%
De mais de 59.926 até 64.623 ............40,88%
De mais de 64.623 até 149.999...........42,88%
Superior a 150.000 ....................45,88%


Novos escalões de IRS 2010 (após aumento de impostos) – act. | Economia e Finanças

Isto está correcto? Não há um escalão que está isento??? :confused:
 
Andava à procura da tabela dos escalões de IRS e encontrei estes valores:

Rendimento Colectável ............Taxas Rendimentos de 2010
Até 4.793 ...................................11,08%
De mais de 4.793 até 7.250 ............13,58%
De mais de 7.250 até 17.979 .............24,08%
De mais de 17.979 até 41.349 .............34,88%
De mais de 41.349 até 59.926.............37,4%
De mais de 59.926 até 64.623 ............40,88%
De mais de 64.623 até 149.999...........42,88%
Superior a 150.000 ....................45,88%


Novos escalões de IRS 2010 (após aumento de impostos) – act. | Economia e Finanças

Isto está correcto? Não há um escalão que está isento??? :confused:

O 1º escalão norlmalmente não paga, não te esqueças que esses valores são rendimento colectável e não rendimento bruto.
As pessoas do 1º escalão têm cerca de 12000€ de rendimento bruto e não pagam fazendo a simulação.
Até as pessoas do 2ºescalão normalmente com algumas despesas não pagam nada e vão buscar o que lhes foi retido durante o ano.
 
Será isto?

Para calcular a colecta do IRS deverá:

seleccionar o escalão correspondente ao seu rendimento tributável;
dividir esse valor em duas parcelas;
- uma de valor igual ao limite superior do escalão mais alto que nela couber;
- outra de valor igual ao remanescente;
aplicar à 1ª parcela a taxa B desse escalão;
aplicar à 2ª parcela a taxa A do escalão seguinte;
adicionar os resultados das duas operações anteriores.
Millennium bcp
Ou seja, se esse valor não atingir um valor igual ou superior ao escalão mais baixo está isento. :confused:
Sendo assim está isento quem ganha até 4793€?
 
Será isto?


Millennium bcp
Ou seja, se esse valor não atingir um valor igual ou superior ao escalão mais baixo está isento. :confused:
Sendo assim está isento quem ganha até 4793€?

Isso de isenção não existe. Existe é imposto a pagar 0€.
Como disse, fazendo a simulação com cerca de 12000€ de rendimento bruto (Rendimento Anual)
insere-se no caso da taxa de 11,08% (1º escalão) que sem despesas dá para pagar 0€.

Para saberes em que escalão te inseres, precisas calcular o teu rendimento bruto (rendimento anual). Eu tenho um ficheiro excel com essas contas.
Se quiseres depois coloco e explico em mais detalhe.
 
Algum de vós me pode esclarecer se com a alteração do IRS, a retenção na fonte por parte de um trabalho independente (ou seja por conta propria) passam dos 20% para 21% ?
Ou pelo contrário não é aumentada mantendo-se nos 20%?
 
Algum de vós me pode esclarecer se com a alteração do IRS, a retenção na fonte por parte de um trabalho independente (ou seja por conta propria) passam dos 20% para 21% ?
Ou pelo contrário não é aumentada mantendo-se nos 20%?

Viva.
Se era 20% passou a 21,5%.

Mais informação oficial no artigo 101º do CIRS (Código do IRS), já com as
alterações previstas no PEC na Lei 12-A/2010.

Cumps
 
Última edição:
Ora fazendo as contas pelas regras de 2009 para um solteiro sem filhos, e não tendo em conta as retenções na fonte (desconto mensal do ordenado) dá 2187€ a pagar sem despesas. Ora fazendo aqui uma estimativa de 17000€/14 meses = 1214€ , deves descontar cerca de 11% (12% com o aumento Socrates) o que dá uma retenção na fonte aproximada de 1978€.

2187€-1978= 208€ a pagar sem despesas.

É claro que, com algumas despesas até podes receber dinheiro de volta, daquele que descontas durante o ano.
Podes usar as rendas da casa ou do empréstimo ao banco, despesas de saúde / farmácia, despesas de educação e formação profissional.
Estas são as mais comuns, embora existam outro tipo de despesas.
 
Voltar
Superior