Erasmus

e olha, eu fui la ao site da raatuse e tinha la uma cena de inscriçoes. pa ires para ai tens de preencher isso e enviar ou o coordenador de erasmus trata da nossa instalaçao la?

quando comecares a enviar os teus dados ( a tua faculdade trata disso) para a faculdade de tartu eles mandam te para o mail um link para preencheres sobre isso tudo

hum.. isso e bom.
ja agora durante todo o processo paga-se alguma coisa? ou so se paga mesmo a estadia e o custo de vida?
ja agora tens de pagar propinas ai e/ou em portugal para esse ano?

nao pagas nada de processos..

as propinas pagas na tua faculdade como um semestre normal.

neste momento tou em riga durante 3 dias para visitar isto :)

se quiseres ver fotos manda me uma pm com o teu face para te adicionar

ohh claro nao tinha percebido xD, ok eu vou mandar.

ja agora a nivel de refeiçoes e temos de ser nos a cozinhar, existe cantina para todas as refeiçoes todos os dias da semana? os restauranes sao baratos?

desculpa este tipo de perguntas mas os meus pais pediram me pa fazer uma especie de orçamento lol

Bem. desenterrando este tópico. Estou a pensar ir de Erasmus no próximo ano. Sou da área de Engenharia civil e tenho como opções Lituânia, Grécia, chipre e Turquia. Queria um local que fosse enriquecedor a nível pessoal mas também ao mesmo tempo queria um local não muito caro e sem grandes dificuldades em fazer cadeiras. Há alguém com experiência?

Nao sei a que ponto a Grecia/chipre sao favoraveis com a crise que eles tem. Em relacao a manifestacoes e violencia. Lituania é um pais fantastico, com preços acessiveis, perto da polonia, hungria e por ai fora.

Turquia so conheco quem viva la (amigos turcos) e é tudo maluco da cabeça.

Nao sei a que ponto a Grecia/chipre sao favoraveis com a crise que eles tem. Em relacao a manifestacoes e violencia. Lituania é um pais fantastico, com preços acessiveis, perto da polonia, hungria e por ai fora.

Turquia so conheco quem viva la (amigos turcos) e é tudo maluco da cabeça.
Pois. Eu queria era mesmo polónia. Mas parece que o mais acessível neste momento é Lituânia. Mas é tão longeeeeeee.....

Lituania e polonia sao vizinhas...aproveita da um saltinho a Letonia. Eu tive na estonia e digo-te que em qualquer desses paises ficas bem servido e a Polonia era a minha ultima escolha pelo "racismo" existente

Boas pessoal, preciso de ajuda do pessoal que já fez erasmus ou que conhece os países que vou referir neste texto.

Estou prestes a entregar a minha candidatura para erasmus, e ainda estou um pouco indeciso quanto à ordem de escolha das 3 que mais me agradam.

University college of northern denmark - em Alborg na dinamarca - Tenho possibilidade de alojamento da universidade (menos um gasto que na dinamarca seria avultado), boa universidade para colocar no currículo, boa oportunidade para desenvolver ainda mais o inglês

Universidade Tartu - Estónia - Possibilidade de alojamento da universidade (menos um gasto). como é o custo e qualidade de vida? Boa para colocar no currículo?

E Budapeste - Hungria - Desconheço completamente, sem ser que é tudo baratíssimo e festas com fartura.

Peço que me ajudem em questões como: qual a melhor em termos académicos ( currículo), qual a mais fácil e mais díficil (estudar imenso privar-me-ía de aproveitar ao máximo a experiência)?, Custo de vida de cada uma?

Venham de lá esses conselhos. Gostava de saber relatos de experiências ou conhecimentos da vida lá.

Vivo em tallinn a 180 km de tartu.

Se o teu futuro passa pelo norte da europa sim é uma boa faculdade para o curriculo. É das mais antigas e bastante reconhecida por estes lados.

Tartu é uma cidade barata e com uma vida estudantil brutal. Aqui em tallinn estao uns 9-10 em erasmus. Em tartu desconheco.

Vivo em tallinn a 180 km de tartu.

Se o teu futuro passa pelo norte da europa sim é uma boa faculdade para o curriculo. É das mais antigas e bastante reconhecida por estes lados.

Tartu é uma cidade barata e com uma vida estudantil brutal. Aqui em tallinn estao uns 9-10 em erasmus. Em tartu desconheco.

Também tenho possibilidade de ir para uma em tallin, essa universidade tem alojamento? reparei no tópico que já estiveste em tartu, certo? O que achaste?? Eles aí sabem falar inglês, ou desenvolver inglês é coisa complicada na estónia? É preciso estudar muito para tirar boas notas? Estou com uma boa média cá em portugal

Tartu a nivel estudantil é bastante melhor. È a coimbra da Estonia com melhores residencias e qualquer coisa tas a 2 horas de Tallinn.

Sim, o nivel de ingles na Estonia é super elevado. Diria que 97% fala ingles e fluente.
Quando estudei, as aulas eram em ingles e era tudo a base de trabalhos em grupo para promover o que é o erasmus. Uma mistura de culturas.
E sim, tive exames com muita materia para estudar. Mas por norma as coisas sao facilitadas. Atencao que os creditos que na altura eram diferentes que em portugal. Muitas disciplinas valem so 2-3 creditos.

Tartu a nivel estudantil é bastante melhor. È a coimbra da Estonia com melhores residencias e qualquer coisa tas a 2 horas de Tallinn.

Sim, o nivel de ingles na Estonia é super elevado. Diria que 97% fala ingles e fluente.
Quando estudei, as aulas eram em ingles e era tudo a base de trabalhos em grupo para promover o que é o erasmus. Uma mistura de culturas.
E sim, tive exames com muita materia para estudar. Mas por norma as coisas sao facilitadas. Atencao que os creditos que na altura eram diferentes que em portugal. Muitas disciplinas valem so 2-3 creditos.

E em relação à Dinamarca, tens algum conhecimento, ou conselhos a dar?? Parece-me que a Estónia é uma excelente opção, mas a Dinamarca tem sempre a vantagem de ser um país extremamente desenvolvido não só em termos económicos mas também sociais.

Já agora Tartu costuma receber muitos estudantes em erasmus? Vejo que acabaste por engraçar com o país e ficaste aí a viver, é um país com muitas e boas oportunidades?

Voltar
Superior