Por acaso gostava de poder desligar a parte adaptativa do meu CC.
Por vezes aquilo age tão suavemente que, quando dou por mim, vou a 105 ou 110 na autoestrada, por ir a respeitar o carro da frente.
Por acaso o que não gostei no Tesla foi precisamente desacelerar repentinamente.
Quando aparece um carro à frente e não posso ultrapassar porque vem alguém a ultrapassar na esquerda, normalmente eu desaceleraria com antecedencia e não iria perder tanta velocidade.
Já o CC não... Deixa-se ir à mesma velocidade até chegar àquele "threshold" de distancia e depois abranda repentinamente para a mesma velocidade do carro da frente.
Mas pronto, não há milagres, enquanto o CC não for capaz de monitorizar a via da esquerda e fazer ultrapassagens por ele proprio, não tem como adivinhar.
Volto a dizer, o problema não tá no CC mas nas pessoas.
Claro, não nego isso.
A questão é que em termos praticos, a maior parte das pessoas beneficiaria de usar CC pois de outra forma não conseguem manter uma velocidade estável.
A tecnologia não pode ser feita a pensar naqueles que fazem as coisas bem, mas naqueles que não o conseguem fazer.
A tecnologia deve colmatar as limitações humanas.
Por exemplo, já conduzi um carro sem ABS, em que numa travagem de emergencia em piso molhado começou a derrapar e ia seguramente bater no carro da frente.
Alivei o travão para desbloquear as rodas e voltei a travar mais suavemente para não derrapar e aí a força de travagem foi muito superior e consegui parar a tempo.
Se conseguiria fazer isto em todas as situações? Se toda a gente conseguiria fazer isto? Claro que não. Já o ABS consegue fazê-lo melhor que qualquer humano.
Mesmo conseguindo manter uma velocidade relativamente estável, com CC posso meter a 150 (limite para não passar de contraordenação leve) e não tenho de estar preocupado de por um descuido esticar-me aos 155 km/h e já ser contraordenação grave. Sem CC tenho de ir mais devagar para ter uma margem de segurança maior.