EOS: Garantia da capota?!

Li algures que, apartir de 2008 a capota tinha sido melhorada. O carro é desse ano.
A entrada de água não é muito significativa (por enquanto). São umas gotas e uns salpicos.
Os outros CC's tipo peugeot e renault também têm entradas de água ou é só o meu? Sempre pensei que a capota do EOS era a melhor do segmento...

O meu CC também tem mas só nas lavagens automáticas

Os ruídos são mais no verão, devido ao calor e á baixa humidade. No inverno quase que desaparecem.

Os outros CC's tipo peugeot e renault também têm entradas de água ou é só o meu? Sempre pensei que a capota do EOS era a melhor do segmento...

No Megane, há um outro barulho, não precisamente da capota ( só de uns cabos, ocasionalmente, junto ao fecho da frente ). Os outros são dos plásticos por trás dos bancos e um ou outro estalo dos vidros.

E já me habituei a um ligeiro ranger em mau piso.

E tem 2 pontos onde entra água, normalmente nas lavagens:

Por baixo dos plásticos junto aos espelhos, e na união dos vidros.

Esses problema são para ser resolvidos na garantia, o preço que esse carro tem em relação aos concorrentes directos tem de ser justificado tambem na garantia.

Nos Peugeot e Renault tambem deve haver problemas identicos mas no caso da Peugeot como esta no mercado à muito mais tempo com capotas desse genero e como apenas usam bipartidas isso diminui que hajam as tantas tantos casos de agua.

Uma capota tripartida tem vantagens pela arrumação mas traz outros inconvenientes alem dos custos visto ter mais juntas em borracha.

há uma grande diferença entre fazer barulhos que a marca ate pode (se calhar justificadamente) dizer que depende muito do tipo de pisos que o carro percorre e outros factores alheios á construção do carro, outra é entrar agua, ai sim a garantia terá de funcionar digam o que disserem.

há uma grande diferença entre fazer barulhos que a marca ate pode (se calhar justificadamente) dizer que depende muito do tipo de pisos que o carro percorre e outros factores alheios á construção do carro, outra é entrar agua, ai sim a garantia terá de funcionar digam o que disserem.

E mesmo a entrada de água, se for em situaçoes de chuva muito forte ou lavagem, e se não for demais, é considerada normal, até.

E mesmo a entrada de água, se for em situaçoes de chuva muito forte ou lavagem, e se não for demais, é considerada normal, até.

quer dizer, considerada normal porque acontece em muitos descapotáveis mas nos dias que correm ja n devia ser normal! é como a historia daquelas pequenas(as vezes nem tanto) avarias que muitos carros novos agora têm durante os primeiros meses de vida e que as marcas conseguiram vender aos donos como sendo coisas "normais" da juventude.

quer dizer, considerada normal porque acontece em muitos descapotáveis mas nos dias que correm ja n devia ser normal! é como a historia daquelas pequenas(as vezes nem tanto) avarias que muitos carros novos agora têm durante os primeiros meses de vida e que as marcas conseguiram vender aos donos como sendo coisas "normais" da juventude.

Um descapotável tem muito mais partes móveis, e a estanquecidade não é a mesma, até porque os vidros não tem aro à volta.

Quando digo normal, falo em 1 ou 2 gotas de água [:D]

pede a esse funcionario a identificação dele e apresenta uma reclamação á siva.
pede o livro de reclamações!

porque não o fizeste quando foste confrontado com essa situação em primeiro lugar?

Ui...asneira.

As condições de Garantia estão no carro desde o 1º dia em que o tens, se não lês problema teu, a Marca fez o livro para alguma coisa.

Regra geral as garantias não abrajem ruídos, era um fartote para as marcas andarem a trocar peças só porque estas fazem barulho...e buracos ? e lombas ? e passeios à bruta ?

Um carro que ande numa zona em que só existam lombas e buracos e que o condutor seja o Tiger Hoods que acerta em todos, tem como é lógico mais probabilidade a ruidos parasitas...isto é razão para Garantia ??

A capota não tem problema nenhum. Funciona perfeitamente. Os problemas que tem são os ruídos e entrada de água (também reportado).

Não fui capaz de reclamar com a senhora porque até era gira e pediu-me o nº de telefone (para ligar quando estiver pronto) [:D]

A bold e importantissimo. [;)]

Quanto à entrada de água tens de ver isso, algo não está bem e aí a Garantia tem de actuar, se a entrada de água se deve a uma peça ou montagem defeituosa tem direito a Garantia ponto final....aqui não te deixes ingrupir.

Quanto aos barulhos nada a fazer...[;)]

A marca não se responsabiliza por ruídos parasitas durante os 2 anos de garantia, normalmente é até 1x de meses ou de km.

O que pode acontecer, é como já aconteceu com a minha irmã, o carro dela que tb faz parte do grupo VW, ter 1 defeito parasita de origem, que so foi resolvido mais tarde, e esse como já sabiamos que a casa mãe(na Alemanha) tinha dado ordens para o reparar apertamos com o Stand, pois os Stand´s tentam fugir pois aquela mão de obra ñ é paga pela casa mãe.

Tenta ver se existem mais problemas com as capotas no fórum dos Eos, ou então se mesmo neste existe mais relatos desses problema.
Mas a capota ñ tem problemas de funcionamento? é só mm o barulho qdo passas por buracos/lombas?

Hum?!:confused:
Então a casa-mãe assume o problema e não paga a mão de obra para o resolver?!
Estranho, no mínimo.....

Quanto à garantia, são, como é óbvio, 24 meses para tudo, menos para peças de desgaste!
Os ruídos, são muito relativos e, a não ser em casos mesmo graves, não poderão ser considerados defeitos, logo.....

Boas,

A questão que levantas acerca da resposta da Concessão é pertinente. Sinceramente não me lembro de ter lido algo parecido sequer no livro do carro. Se a garantia é de 2 anos, durante esse periodo tens o direito de ver resolvidos todas as deficiências que não decorram de utilização anómala. Como falas de ruidos e de algumas entradas de àgua, julgo que mais no segundo ponto lhes deves fazer ver que é uma inconformidade que carece de resolução. No que toca aos ruidos, aí já é mais dificil...mas mesmo assim parece-me que devia de ser alvo de análise/correcção.

Dirige-te a outra concessão, pede para te resolverem essas questões ao abrigo da garantia, e se vierem com a mesma conversa, fazes queixa à SIVA e/ou VW Alemanha.

Já agora umas dicas...a capota exige atenção extra no que diz respeito à lubrificação das borrachas. É essêncial que faças essa "manutenção" com o produto próprio e seguramente verás que só com isto as entradas de àgua cessam. Os ruidos por vezes também cessam mas pode ser necessário mais alguma afinação. Outra dica...não abras ou feches a capota em planos inclinados. No que toca às lavagens, não podes direccionar jactos de àgua directamente contra a capota! Isso vem bem expresso no livro do carro. Lava a capota com pouca pressão de àgua e evita direccionar os jactos especificamente contra as borrachas.
Se tiveres estes cuidados, vais ver que o teu CC resiste muito bem ao tempo. Eu adoro o meu e posso-te dizer que não faz ruidos dignos desse nome nem tem entradas de àgua!

Cumpts,
JC

Última edição:
Já escrevi algures aqui no fórum como resolvi um ruído parasita que a capota do meu CC (Megane) fazia.

Um pouco de wd-40 nos encaixes da capota com o pára-brisas e nunca mais voltou a fazer o dito barulho. Simples e eficaz.

Só coloquei uma vez à +- 2 anos, o carro já tem 3, e não foi preciso voltar a colocar! Até eu fico admirado.

Em relação a entrar água, parece ser um mal generalizado dos cabrios quando são lavados com máquina de pressão ou nas lavagens automáticas. No meu nunca entrou mais do que 2 ou 3 gotas e por culpa de quem fez a pré lavagem ter apontado o jacto para onde não devia ou estar demasiado próximo.

Já lavei o carro centenas de vezes nas lavagens automáticas e as vezes que entrou água contam-se pelos dedos de uma mão.

Se o wd-40 não tivesse dado tão bom resultado na eliminação dos ruidos também tenho um spray de massa de silicone que dizem ser bom para estes casos mas não cheguei a experimentar.

Em que zona da capota se dá a entrada de água??
Quanto aos ruidos... uma capota constituida por cerca de 600 componentes, a coisa mais "normal" é algo falhar... mas aperta com o concessionário para resolver essa situação. Ninguém quer andar num carro a ouvir chocalhos e barulhinhos... muito menos, num carro desse valor.

Em que zona da capota se dá a entrada de água??
Quanto aos ruidos... uma capota constituida por cerca de 600 componentes, a coisa mais "normal" é algo falhar... mas aperta com o concessionário para resolver essa situação. Ninguém quer andar num carro a ouvir chocalhos e barulhinhos... muito menos, num carro desse valor.

o ruído é em cima dos vidros laterais da frente. acho é anormal ser exactamente no memso sítio dos 2 lados

fui buscá-lo

fui buscá-lo

Fui buscar o carro ontem à oficina. esteve lá 4 dias (1 a mais que o previsto).
No 3º dia liguei para lá a perguntar porquê que não fui contactado para ir levantar o carro. Responderam-me que, quanto aos ruídos não encontraram nada. E sobre a entrada de água que o técnico ainda estava de volta do carro e que não é algo que se resolva depressa. Quanto ao rádio ainda não tinham olhado para ele.
No 4º dia ligam-me para ir buscar o carro. Conclusão: Disseram-me que na última formação que o técnico foi, lhe foi indicado para substituir as borrachas da capota (mas ele esteve 3 dias de volta da capota para quê?). No caso do rádio terá de ser um novo.
Deram-me uma prazo de cerca de 15 dias úteis para chegarem as peças (rádio e borrachas) e que me contactam quando chegarem.

Vocês devem pensar que lá porque um técnico de um concessão este de volta do carro X dias tem de se trocar logo tudo...calma.

As concessões não trocam nada em Garantia sem a autorização da Marca, e trocar borrachas em Garantia é daquelas coisas que enfim...

Quanto aos ruidos foi como te disse, é um carro descapotável, menos rigidez etc etc...o que só dai já advêem mais ruidos...depois as garantias não cobrem ruidos, a não ser que o mesmo se manifeste por algumas peça com defeito.

Boa sorte

Vocês devem pensar que lá porque um técnico de um concessão este de volta do carro X dias tem de se trocar logo tudo...calma.

As concessões não trocam nada em Garantia sem a autorização da Marca, e trocar borrachas em Garantia é daquelas coisas que enfim...

Quanto aos ruidos foi como te disse, é um carro descapotável, menos rigidez etc etc...o que só dai já advêem mais ruidos...depois as garantias não cobrem ruidos, a não ser que o mesmo se manifeste por algumas peça com defeito.

Boa sorte

Acho que não percebeste o que eu quis dizer.
Eu não disse que queria que trocassem tudo em 4 dias. Apenas queria que me dissessem que não iam fazer nada. Porquê que ao 3º dia me disseram que o técnico estava de volta da capota se já tinha tido a tal formação para mandar vir as borrachas? Deviam ter-me dito no 3º dia: venha buscar o carro que mandá-mos vir as borrachas e quando as tivermos chamamo-lo.

Hoje fui encomendar uns tapetes de borracha. Deram-me o mesmo prazo. Agora só quero ver se os tapetes chegam antes do resto das peças (os tapetes são a pagar)

Li por ai, que as garantias não cobrem ruidos... mas um carro de 40 000€ n é para andar a fazer ruidos, ou pelo menos, as marcas deviam de fazer sempre algo em relação a isso, nem que seja para deixar os clientes satisfeitos, sem clientes eles não são nada... ainda n se aperceberam disso.
Sendo um EOS(cabrio) é mais susceptivel de surgirem ruidos... no entanto, o JC_STILO ao que parece não tem ruidos na capota, portanto a tua também não deveria ter... aperta com eles, n te deixes ficar com meia duzia de palavras...

Cumprimentos

Última edição:
Aposto que uma limpeza e lubrificação com o kit de 3 liquidos vendido pela VW resolvia o problema! O Part-number é o 000 096 331. Se isto não resolver (o que duvido), tenta-se a seguir com o Krytox...
Alerto ainda que se deve "aprender" primeiro a aplicar os produtos. Para isso aconselho uma viagem a um tópico estrangeiro que é uma autêntica biblia...http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=3087297&page=1

Concordo com a dica do UnDeRScOr3, uma ajuda de um técnico "capaz" valia por 10 visitas à oficina!!!

Cumpts,
JC

Última edição:
Voltar
Superior